Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As A123 têm tensão nominal mais baixa, então precisam de um carregador diferente, ESC configurado para menor tensão de corte e dependendo do caso uma célula a mais para dar tensão adequada ao motor.
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Alexmag, o BC6 carega as A123 (mesmo que sem muita velocidade)? Para usar com um motor emax 2822 ou um tower pro 2409-12 (com esc HK25 ou 30) eu poderia utilizar 4s (A123) ou somente 3s? (sempre vejo indicando 3s nas tabelas dos motores e esc, mas neste tópico ví alguns posts do pessoal falando em 4s e fiquei em dúvida).Obrigado pela resposta anterior.
lez78
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Set 10, 2010 11:08 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por lez78 »

Amigos, estou utilizando as novas lipos hiperion.....sao muito superiores as convencionais, alguém conhece?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:714d5fdf1a="lez78"]Amigos, estou utilizando as novas lipos hiperion.....sao muito superiores as convencionais, alguém conhece?[/quote:714d5fdf1a]

E o que isso tem a ver com o assunto do post!

Posso saber?

Se quer saber sobre a qualidade de uma marca abra um e pergunte!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:fd811f68f5="mademarcos"]Vlw Gustavo pela força.

Só mais uma coisinha... Você recomenda essas novas baterias li-po que tem pra vender no e-bay de 10.000mah?[/quote:fd811f68f5]

[quote:fd811f68f5="Hammer"]Tenho uma bateria li-po de 3 células, mas a danada veio somente com os cabos de alimentação do sistema (servem para carga e descarga). Acontece que meu carregador é um Turnigy para 2 e 3 cel. Consegui um plug de 4 pinos de computador que se encaixa certinho no carregador, mas não sei como soldar os cabos nas baterias. Alguém pode me ajudar com um esquema? Obrigado[/quote:fd811f68f5]


Estou revendo o post e peço!

[b:fd811f68f5]O ASSUNTO É SOBRE AS BATERIAS LIPO, SUAS SINGULARIDADES, SEUS PERIGOS, SOLUÇÕES E COISAS RELACIONADAS.[/b:fd811f68f5]


[b:fd811f68f5][size=18:fd811f68f5]QUALQUER ASSUNTO PARALELO ABRA UM OUTRO POST OBRIGADO![/size:fd811f68f5][/b:fd811f68f5]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
adriano de moraes
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 18, 2010 12:43 pm
Localização: porto alegre, rs

LiFePo para e-bike

Mensagem por adriano de moraes »

Bom dia amigos
Parabéns ao Marcos por suas postagens

Estou começando no ramo das bicicletas elétricas, sei que aqui não é fórum sobre isso, mas ao ler algumas postagens aqui, aprendi bastante coisa sobre este tipo de baterias, conhecimento o qual não fazia nem idéia.

A pergunta é a seguinte:

Fazer um pack de 48V 20A ou tentar adquirir um pronto?

Onde conseguir lojas ou fabricantes deste tipo de pack?

Alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço a atenção.
Um grande abraço a todos os amigos.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se for para produção o caminho lógico é contatar quem "fabrica" pack's.

Se for para uso pessoal basta juntar pack's de alguma loja daqui ou "lá fora"

... entre em contato com o Fred da RCTech, ele pode te indicar algum fabricante de baterias.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Hermínio
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 4:42 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Hermínio »

Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:563fbc45f0="Hermínio"]Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?[/quote:563fbc45f0]

Usar o carregador correto e balancear.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

[quote:959c9f939d="Marco Antonio"][quote:959c9f939d="Hermínio"]Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?[/quote:959c9f939d]

Usar o carregador correto e balancear.[/quote:959c9f939d]

Hermínio, na verdade elas pegam fogo, e rápido. Os filmes que vê no YT são feitos de propósito pelo pessoal. Só complementando o que o Marcão falou, deve-se usar o carregador correto, balancear e não exceder o limite de carga recomendado pelo fabricante, pois pode resultar nos vídeos que viu :twisted:
Responder