Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

[quote:88fc599987="Leandro Sachet"]Caros amigos

Como iniciante, gostaria de saber se existe alguma fórmula para saber qual é o tempo de vôo de um bateria de LI-Po para não ficar sem carga de bateria e fazer um pouso de emergência.
Valeu pela ajuda.[/quote:88fc599987]

O tempo de voô varia bastante...

Mas você pode descobrir quanto tempo de potência máxima ou cruzeiro você pode ter em uma bateria.

Imagine que você tem uma bateria Li-Po 3S [b:88fc599987]2000mAh[/b:88fc599987] 20C. Apenas a capacidade (em negrito) dela é que nos interessa no momento.

Agora... se você usar (por exemplo) um 2408-21T gastando [color=green:88fc599987][b:88fc599987]10A[/b:88fc599987][/color:88fc599987] (que é igual a [color=green:88fc599987][b:88fc599987]10.000mA[/b:88fc599987][/color:88fc599987]), então faça a seguinte conta:

[color=green:88fc599987][b:88fc599987]10000mA[/b:88fc599987][/color:88fc599987] dividido por [b:88fc599987]2000mAh[/b:88fc599987] = [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987]

Esse [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987] significa que você está descarregando a bateria 5 vezes mais rápido do que seria a a descarga para durar 1 hora, logo, faça essa conta.

[b:88fc599987][i:88fc599987][u:88fc599987]60 minutos[/u:88fc599987][/i:88fc599987][/b:88fc599987] dividido por [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987] = [b:88fc599987][size=18:88fc599987][color=red:88fc599987]12 minutos[/color:88fc599987][/size:88fc599987][/b:88fc599987]

Pronto!

Agora você sabe quanto tempo de motor você terá se usar essa potência constantemente. ^^

Se quiser deixar uma sobra de bateria (altamente recomendável), voe apenas 7 minutos se você usar essa potência direto, assim você terá 5 minutos de folga para pousar e ainda economizará a vida útil da Li-Po.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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Pedro Alvaro
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Mensagem por Pedro Alvaro »

ei ei
as minhas baterias 3s lipo eu as uso, dou uma pouca carga, até uns 11V e guardo na geladeira, ou freezer, porque em algum lugar eu vi q é bom guarda-las a baixa temperatura, sempre recarrego-as balanceando-as eu tenho uma himodel 1700mAh e uma AMB 1800mAh a hinmodel ta um pouco inchada pq demorei muito pra comprar o cabo de balanceamento e as vezes eu empresta pra um amigo meu e ele carregava acima de 2C, bom na epoca agente nao sabia q nao podia carregar alem disso...
agora a nova(AMB) só carrego até 1C no max. e sempre balanceando ela tem capacidade de 25-50C de descarga. é muito boa e considero mais leve comparada com himodel
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Eduardo Dada
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Mensagem por Eduardo Dada »

OI

Amigos vcs podem me esclareser a seguinte duvida :

Por que se usa 2 celulas de 11.1v Tunder Power 4.200 mah, no Showtime 50 da Hangar 9, ao contrario de uma celula 22.2v ????????????
fernandp_mcp
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Mensagem por fernandp_mcp »

[color=blue:e798e4379b]Olá, adorei este tópico assim como o outro do Alex "Baterias para leigos" só não entendí sobre o valor efetivo de descarga mínima no caso de uma Lithium-Ion. Numa resposta anterior aqui deste tópico, o Marcos disse que elas até que aguentam bem sem sofrer descargas abaixo de 2.8V sem sofrer seqüelas as quais impediriam novos ciclos, sem abuso. Mas então seria ... tipo até no máximo 2.5V ? 2.3V ? Quanto?. Já no Tópico "Bateria para leigos" o Alex menciona logo nos primeiros posts do Tutorial, que as Li-Io não agüentam descargas menores de 2.8V.


Eu comprei recentemente duas células Li-Io da ECO Mania, de 700mA(3.6V) cada pra alimentar um ESC que controla um motor que puxa no máximo 1.66A e preciso de voar muuuuuuiito tempo... e se preciso for até um mínimo de carga... desde que esse mínimo seja seguro pra recarregar numa faixa de 1000 ciclos, conforme a expecificação do fabricante.[/color:e798e4379b]

[i:e798e4379b]Citação do Alex:
"Cada célula tem tensão nominal de 3,6V, chega a 4,1V quando totalmente carregada e não deve ser descarregada abaixo de 2,8V por célula. Com LiIon é possível obter packs com tensões de 3,6V (uma célula LiIon), 7,2V (duas células de LiIon, também chamada de 2S), 10,8V (três células de LiIon, também chamadas de 3S). "

Citação do Marcos:
"As li-on aguentam bem essa descarga abaixo do ponto minimo, é só não abusar porque senão vc perde ela, só isso., nem vale a pena fazer um cut-off.... só nunca, nunca...nuncaaaaa carregue elas acima da tensão de carga ..."[/i:e798e4379b][/i]
Sds

--Mares Serenos não fazem bons marinheiros--
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Rapboy
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Mensagem por Rapboy »

ola, um amigo meu me disse algo sobre um novo tipo de lipo q esta sendo testada e q parece q tem em media 10 vezes mais poder de carga q essas q agente utiliza... tipo uma q rende 10 min, com essa nova ira render 100 sera q alguem sabe me dizer algo sobre essas, ou se ja tem algo pra ser lançado no mercado????
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Exatamente.. elas aguentam, é só não abusar. Uma vez que isso aconteça tudo bem, msa se insistir... babau

e eu me chamo Marco... Marco Antonio, não tem s no Marco
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falcon
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Mensagem por falcon »

aguem sabe o que [pde estar acontecendo? pode ser problema no bec?
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

Marco Antonio,

Eu tenho uma bateria de 3200mAh 3S 15C 11.1V, no manual do modelo que veio com ela diz que a voltagem minima de cada célula deve ser de 3V, que abaixo disso a bateria ficaria permanentemente danificada. Pelas suas explicações vc fala em 2,5V para cada célula para baterias de Li-Po. A minha pergunta é a seguinte:

O manual está colocando uma margem de segurança ou a minha bateria pode realmente abaixo de 3V por célula já estar danificada?
Renato D. Pullin
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Eu disse...

[size=18:963f27283d][b:963f27283d]Não exagerar... já coloquei bateria em 2,5V mas É ACONSELHAVEL NÃO PASSAR DOS 3V[/b:963f27283d][/size:963f27283d]
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

Marco Antonio,

Na verdade o que aconteceu é que voei até o motor começar a perder potência e a intenção era depois carregar um pouco a bateria e deixa-la guardada com uns 40% de carga. Porém meu carregador pifou e ela ficou parada muito baixa, fui medir a carga ontem e está com 8,68V, o que daria 2,89 por célula. Espero que não tenha perdido ela, mas entendi o recado :) Obrigado!
Renato D. Pullin
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