Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Marco Antonio,
No link a seguir:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7571&Product_Name=ZIPPY_450mAh_20C_single_cell__
Existem celulas de Li-po para serem vendidas no site, é claro que você já deveria ter visto em outra oportunidade a questão é:
Será que realmente é viável a construção, com essas células, de um pack de 3s 1350mah ?, o risco de explosão é muito grande quando se tenta soldar algum de seus terminais ???
Hammer
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Mai 18, 2009 9:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Hammer »

Tenho uma bateria li-po de 3 células, mas a danada veio somente com os cabos de alimentação do sistema (servem para carga e descarga). Acontece que meu carregador é um Turnigy para 2 e 3 cel. Consegui um plug de 4 pinos de computador que se encaixa certinho no carregador, mas não sei como soldar os cabos nas baterias. Alguém pode me ajudar com um esquema? Obrigado
Avatar do usuário
Rolf
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 2:30 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Rolf »

É possível retirar uma célula inchada de uma 3s e transformar em uma 2s?
mademarcos
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 5:26 pm
Localização: Anápolis, GO

Mensagem por mademarcos »

Prezados Amigos

Sou novo no ramo de modelismo e comecei comprando lanchas...

Estou com uma dúvida:

Comprei um carregador de Li-Po Extreme e comprei também duas baterias de 3200mah e 7,4V. Quando vou carregar eu escolho a opção de 2S (3.2A e 7,4V) então aí vem a dúvida, no momento que esta carregando a tensão fica em 8,4V, isso é normal? (gostaria de falar que a bateria não esquenta).

Estou com medo da bateria virar uma bomba depois que li esse tópico do fórum.

Agradeço a atenção de todos vocês.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Sim é normal, existe uma diferença entre a tensão "nominal" e a tensão do pack "carregado".

Nominal é 3.7v por célula (7.4v para 2S) carregada é 4.2v por célula (8,4v para 2S).

Então sua bateria está gozando de ótima saúde e não é uma bomba relógio!
mademarcos
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 5:26 pm
Localização: Anápolis, GO

Mensagem por mademarcos »

Vlw Gustavo pela força.

Só mais uma coisinha... Você recomenda essas novas baterias li-po que tem pra vender no e-bay de 10.000mah?
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Bem, eu vôo aeromodelos....

Nunca tive um automodelo, não sei exatamente o que o aumento de peso causa num carrinho e se é isso que você quer.

Com uma bateria de 10000mAh ele não teria "mais força", apenas a bateria irá durar quase o triplo do tempo (da sua de 3200mAh).

Então capaz dele ficar mais lento, por causa do peso de uma bateria assim, e andar mais tempo.

Dei uma olhadinha lá, uma bateria 3200mAh 7.4v pesa 143g enquanto a de 10000mAh 7.4v pesa 490g.

Quase 350% mais pesada!!

Lógico que com uma bateria dessa, poderia usar um motor para 2S mais forte, pois uma dessas aguenta mais de 100A de corrente contínua.

Mas tem o problema de caber no seu automodelo, pode ser que ela seja grande demais.
mademarcos
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 5:26 pm
Localização: Anápolis, GO

Mensagem por mademarcos »

Na verdade vou colocar em uma lancha, vou verificar se ela suporta tal peso.
mademarcos
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 5:26 pm
Localização: Anápolis, GO

Mensagem por mademarcos »

Pessoal

Uma dúvida de pricipiante:

Quando colocamos uma bateria de lipo para balancear a mesma já fica carregada ou temos também que colocar para carregar após o balanceamento?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7377d0c7a9="mademarcos"]Pessoal

Uma dúvida de pricipiante:

Quando colocamos uma bateria de lipo para balancear a mesma já fica carregada ou temos também que colocar para carregar após o balanceamento?[/quote:7377d0c7a9]

Se colocar junto com o carregador sim.

..mas alguns balanceadores fazem balanceamento de descarga sem precisar estar ligado ao carregador e depois vc pode carregar, mas é sempre bom carregar e descarregar com balanceador.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder