Radio Turnigy 9XR

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:8f8b9bc349="mkbuss"]sinceramente? vendo tudo que vi até agora sobre o rádio, e principalmente com esse review inicial do Alex, ainda prefiro o T9x com as mudanças que fiz, não vi motivos suficientes para trocar pelo modelo novo...[/quote:8f8b9bc349]

Também não devo trocar o meu, em comparação com um T9x já customizado ele não ganha muito, só os sticks um pouco mais macios e desmontáveis (vou desmontar um para ver com mais detalhes), mas em comparação um pouco inferiores em injeção e ajustes.

Mas como primeiro rádio achei ele melhor pois corrige alguns problemas do T9x e já vem "customizado de fábrica", apesar de não ser uma "super" customização.

De qualquer jeito achei melhor do que o 6J, e como não tem as desvantagens (solda que tem que ser revisada, resistor mod), acho uma ótima opção.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

[quote:3d817476e3="alexcmag"][quote:3d817476e3="mkbuss"]sinceramente? vendo tudo que vi até agora sobre o rádio, e principalmente com esse review inicial do Alex, ainda prefiro o T9x com as mudanças que fiz, não vi motivos suficientes para trocar pelo modelo novo...[/quote:3d817476e3]

Também não devo trocar o meu, em comparação com um T9x já customizado ele não ganha muito, só os sticks um pouco mais macios e desmontáveis (vou desmontar um para ver com mais detalhes), mas em comparação um pouco inferiores em injeção e ajustes.

Mas como primeiro rádio achei ele melhor pois corrige alguns problemas do T9x e já vem "customizado de fábrica", apesar de não ser uma "super" customização.

De qualquer jeito achei melhor do que o 6J, e como não tem as desvantagens (solda que tem que ser revisada, resistor mod), acho uma ótima opção.[/quote:3d817476e3]

pois é Alex, justamente isso... mas se a pessoa entende pelo menos um básico de eletrônica, fazer as customizações e revisões no T9x é até besteira, rápido e fácil demais... o que mais me desagradou no 9XR foi o desenho dele, achei poluído demais... quiseram colocar tanto detalhe que poluíram o visual... sou mais adepto aos rádios mais simples, e nisso o T9x ainda me agrada mais, além das facilidades de ajustes de stick (como vc mesmo citou)... o meu não me desagrada em nada no peso dos sticks, ajusto ele na pressão que quero e pronto, me satisfaz fácil fácil... :D
MAYKON BUSS
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Quais são as principais customizações que podem ser feitas no T9x?

Eu até agora só revisei as soldas, tomei coragem de atualizar o firmware para o ER9X e estou pensando em colocar o backlight azul.

Sei que uma das customizações que o pessoal mais faz é trocar o módulo por um FrSky, mas neste caso vou deixar pra fazer no 9XR, até por que tenho uns aeros pequenos em depron que prefiro voar com receptor baratinho de 6 canais da HK mesmo.
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

Acabei de receber meu radio, chegou bem protegido dentro de uma caixa extra e plastico bolha, gostei muito da qualidade do radio.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Dentre as alterações sei que é possível:

- Colocar uma bateria LiPo 3S (fiz)
- Trocar o módulo por um FrSky (não fiz)
- Atualizar o firmware para o ER9X (fiz)
- Soldar um resistor de 1k para não precisar retirar o módulo ao utilizar simulador no PC (fiz)
- Instalar backlight (não fiz)



Editado pois acabei de soldar o resistor de 1k no módulo já que é uma modificação super fácil e rápida.
Avatar do usuário
Cristiano Goulart
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 10:20 pm
Localização: Imaruí, Santa Catarina

Mensagem por Cristiano Goulart »

Alex, agora que você teve tempo de fuçar no 9xr, qual melhor firmware?
9XR Original
Open9X
ER9X
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:7a97b60893="ricardovasc"]Dentre as alterações sei que é possível:

- Colocar uma bateria LiPo 3S (fiz)
- Trocar o módulo por um FrSky (não fiz)
- Atualizar o firmware para o ER9X (fiz)
- Soldar um resistor de 1k para não precisar retirar o módulo ao utilizar simulador no PC (fiz)
- Instalar backlight (não fiz)



Editado pois acabei de soldar o resistor de 1k no módulo já que é uma modificação super fácil e rápida.[/quote:7a97b60893]

- Colocar uma bateria LiPo 3S (fiz)
- Trocar o módulo por um FrSky (fiz)
- Atualizar o firmware para o ER9X (fiz)
- Soldar um resistor de 1k para não precisar retirar o módulo ao utilizar simulador no PC (fiz)
- Instalar conversor RS232-TTL para ter telemetria (fiz)
- Instalar backlight (fiz)
- Instalar módulo bluetooth interno para a telemetria ser mostrada, gravada e falada pelo meu celular (fiz);
- Manter o módulo original internamente com chave de seleção (fiz);

Metade destas já vem feita no 9XR (Lipo, módulo simples de substituir, backlight, firmware), o que para quem não fuça muito é lucro.

Para quem fuça muito, não faz diferença.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

[quote:fc42c6b9cf="alexcmag"][quote:fc42c6b9cf="ricardovasc"]Dentre as alterações sei que é possível:

- Colocar uma bateria LiPo 3S (fiz)
- Trocar o módulo por um FrSky (não fiz)
- Atualizar o firmware para o ER9X (fiz)
- Soldar um resistor de 1k para não precisar retirar o módulo ao utilizar simulador no PC (fiz)
- Instalar backlight (não fiz)



Editado pois acabei de soldar o resistor de 1k no módulo já que é uma modificação super fácil e rápida.[/quote:fc42c6b9cf]

- Colocar uma bateria LiPo 3S (fiz)
- Trocar o módulo por um FrSky (fiz)
- Atualizar o firmware para o ER9X (fiz)
- Soldar um resistor de 1k para não precisar retirar o módulo ao utilizar simulador no PC (fiz)
- Instalar conversor RS232-TTL para ter telemetria (fiz)
- Instalar backlight (fiz)
- Instalar módulo bluetooth interno para a telemetria ser mostrada, gravada e falada pelo meu celular (fiz);
- Manter o módulo original internamente com chave de seleção (fiz);

Metade destas já vem feita no 9XR (Lipo, módulo simples de substituir, backlight, firmware), o que para quem não fuça muito é lucro.

Para quem fuça muito, não faz diferença.[/quote:fc42c6b9cf]
Ainda há a necessidade de soldar um resistor para não ter que retirar o modulo?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Vai depender do módulo que você usar no 9XR.
at66mendes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 11:41 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por at66mendes »

A impressão que tive do rádio foi muito boa, fiz as alterações necessárias para a telemetria conforme sugere o forum oficial e foi perfeito, funcionou de primeira, nenhum erro, estou muito contente, agora farei os teste de campo.
Responder