Turnigy 9x ou Orange T-Six?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
vini_sorio
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 9:32 pm
Localização: Itu - São paulo
Contato:

Turnigy 9x ou Orange T-Six?

Mensagem por vini_sorio »

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida em qual rádio comprar, será meu primeiro rádio para aeromodelos, já pratico automodelismo há algum tempo. Estou entre dois modelos, o Turnigy 9x, já conhecido no fórum e o lançamento da Orange, T-Six DSM2.
Antes de abrir o tópico pesquisei sobre o 9x, encontrei pessoas falando bem dele, assim como encontrei comentários relatando problemas com o rádio. Gostaria de saber se ele, comparado ao T-Six, é pior ou melhor.
Turnigy 9X:
[img:b36f1fd0f5]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Mready-01(1).jpg[/img:b36f1fd0f5]
T-Six:
[img:b36f1fd0f5]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/28493(4).jpg[/img:b36f1fd0f5]
Alguns pontos importantes
- Turnigy 9X utiliza 8 pilhas, enquanto o T-Six somente 4 pilhas.
- Receptores para o Turnigy 9X são encontrados por $8.99 na Hobby king, enquanto para o T-Six, há receptores por $5.99
- T-Six custa $64.99, enquanto o Turnigy 9X custa $53.95
- Módulo do T-Six é instalado internamente, ou seja, dentro do rádio, mais difícil para substituir o módulo, porém, apresenta uma chance menor do módulo se desconectar.

Pretendo utilizar o rádio em helimodelos e aeromodelos.

Li um comentário da pessoa que fez o Review do rádio que está disponível no vídeo abaixo, onde ela afirma que o T-Six é tão bom, se não melhor que o Futaba 6ex, ele fala também que provavelmente o rádio é superior ao 9X, vejam o comentário:

Pergunta: "Does it worth it to change Turnigy 9X for this; transmitter or they approximetly have the same features?"
"Será que vale a pena mudar Turnigy 9X para este transmissor ou eles têm aproximadamente as mesmas características?"


Resposta: "I have never had the turnigy 9x so not one to say on that transmitter but from my throughts on this TX it is as good if not better than my futaba 6ex.; i would say probably :)"
"Eu nunca tive o Turnigy 9x para não dizer sobre o transmissor, mas dos meus rádios esse TX é tão bom se não melhor do que o meu futaba 6ex. Então, eu diria, provavelmente"


Vejam o vídeo do Review do T-Six:
[yt]usny9DNKo0Q[/yt]



Obrigado,
Vinicius
Ugly Stick 1m -> HK 250 -> Monster Beatle Turnigy -> Lobster Boat -> Turnigy 9XR & FS GT2
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Espera um pouco e compra o 9XR...
Avatar do usuário
vini_sorio
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 9:32 pm
Localização: Itu - São paulo
Contato:

Mensagem por vini_sorio »

[quote:2b339eca68="rafakrav"]Espera um pouco e compra o 9XR...[/quote:2b339eca68]

Rafael,

Pensei bastante nessa possibilidade, porém, pelo que me falaram, o 9XR é o 9X de "cara" nova, que não foram feitas mudanças nele em relação a qualidade.
Então, ele pode apresentar os mesmos problemas que ele apresentou com algumas pessoas anteriormente. Antes de ler alguns comentários e do lançamento do T-Six eu estava decidido a comprar o Turnigy 9X, ou mesmo sua nova versão, o 9XR, porém li aqui mesmo no fórum algumas reclamações em relação a qualidade do rádio, os problemas estão principalmente relacionados com a perda de sinal e com a solda de má qualidade, ocasionando assim o rompimento de alguns fios.
Até agora não há muitas informações sobre o T-Six, mas, pelo que me parece é um bom rádio, na minha opinião só perde pro 9X em relação ao número de canais.
Um conhecido que possui o Turnigy 9X me falou que se não houvesse o T-Six nesse valor, ele me recomendaria o Turnigy 9X sem dúvidas, porém, na opinião dele o T-Six é melhor, tanto na qualidade, quanto na facilidade por encontrar receptores.
Ugly Stick 1m -> HK 250 -> Monster Beatle Turnigy -> Lobster Boat -> Turnigy 9XR & FS GT2
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Rafael, não é bem assim não, o 9XR é diferente do 9X em algumas coisas, mas quanto ao controle de qualidade do Orange e do Turnigy, acredito serem muito parecidos, pois ambos são radios Chineses...

O 9XR permite retirar o módulo, e trocar por qualquer outro modulo compativel com o JR muito facilmente, pois a antena não será fixa igual é hoje no 9X, ela terá um encaixe junto as conecoes do modulo. Ou seja, vc poderá colocar um módulo nele FrSky que atualmente é uma das melhores tecnologias...

Tenho dúvidas quanto esta tecnologia do Orange (DSM2) pois há muita gente criticando ela, mesmo no Spectrum que é uma marca de nome, e ainda mais no Orange. Dizem que tem que usar a tal da antena satelite no RX, e mesmo assim não é muito garantido, senão usar é problema com certeza.

Infelizmente o módulo que virá no 9XR é bem dizer o mesmo que é usado no Orange, inclusive alguns boatos dizem que será o mesmo fabricante, mas por ser removivel, possibilitara vc colocar qualquer outro, desde o modulo FlySky original do Turnigy 9X até o FrSky com telemetria etc...

Quanto a tecnologia da FlySky que é usada no módulo do Turnigy 9X, esta não há reclamações, muita gente usa inclusive nos glows e funciona muito bem..

O software do 9XR será baseado no ER9X que é talvez o melhor software que exista hoje no mercado, pois é totalmente parametrizave, e também haverá a porta para atualizar o software caso necessário.

Já no Turnigy é possivel trocar o software, mas necessita uma manutenção nele antes para colocar o plug de atualização.. nada muito complicado, mas o 9xr já virá com o plug.

O software do Orange parece ser mais simplificado, visando principalmete o principiante que não tem muita noção aprofundada.

Quanto as pilhas, não conheço ninguem que use, com o preço que irá pagar numa cartela de Duracel, vc compra uma Life 3S de 1500 propria para TX e coloca no Turnigy e esquece... e quanto pilhas recarregaveis, não duram quase nada no TX e dão muita dor de cabeça... Mesmo que usa o Spectrum que é apenas com pilhas (tal como o Orange) esta adaptando um conector para colocar baterias..
Avatar do usuário
vini_sorio
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 9:32 pm
Localização: Itu - São paulo
Contato:

Mensagem por vini_sorio »

Alisson,

Obrigado pelo esclarecimento, ótimas informações, acho que vou acabar comprando o Turnigy 9XR mesmo.
Pelo que li o lançamento será por volta do dia 20 ao dia 25/12, correto?

Como o Orange está fora de estoque, vou esperar esses 10 dias e comprar o 9XR...
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

e a qualidade do 6xs? Se compara ao 9x ou é melhor/pior? To pra comprar um
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Gabrielmaia ,Até onde eu sei o 6xs usa sistema Fhss ( mesmo usado em alguns futabas ), e o material da construção parece de boa qualidade, Então acredito que sim, se um radio de 6ch te atende bem, prefiro pegar um deste doque um orange.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

pois e. Eu to com um dinheiro pra pegar ou o turnigy 9x ou o 6xs. O 6xs vai sobrar um dinheirinho pra pegar parte de outra eletronica
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Eu iria de Turnigy 9X mesmo.. mas o 6X já li bastante também parece ser muito bom, mas não sei se tem como fazer update de software, etc...

Quanto ao Orange T-Six lá está escrito protocolo: DSM2.. se procurar aqui no forum vc vai ver o pessoal metendo a boca e falando sobre problemas de frequencia.. tanto é que a propria Spectrum lançou update de firmware para passar os DSM2 para DSMX ...

Na HK tem o múdulo Orange RX para colocar no turnigy que diz ser DSM2/DSMX ou seja, funciona igual ao Spectrum pode usar o RX DSMX ou algum RX antigo com DSM2.. poréeeem, no site da HK não tem nenhum receiver Orange que trabalhe com o DSMX..

Sendo assim, acredito que o novo turnigy 9XR irá trabalhar com este módulo, mas não sei se trará junto algum RX com DSMX, pois isto iria encarecer o mesmo, provavelmente ele irá vir com o receiver de 9 canais que já vende lá na HK, e que este por sua vez é DSM2:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17621__OrangeRx_R910_Spektrum_DSM2_9Ch_2_4Ghz_TwinPort_Rx.html

Mas eu estou apenas especulando sobre o que está sendo divulgado, pois estão dizendo que o fabricante do TX seria a Orange e também pq somente tem lá para vender RX de 6 e 7 canais da orange... dentro de alguns dias saberemos...
Avatar do usuário
vini_sorio
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 9:32 pm
Localização: Itu - São paulo
Contato:

Mensagem por vini_sorio »

Pessoal, como o T-Six não está em estoque, vou aproveitar e esperar o lançamento do 9XR.
Se eu comprar meu rádio por volta de 20 a 25 de Dezembro, data prevista para o lançamento do 9XR, vocês tem ideia de quando receberei?

Nunca fiz compra na HK em época de fim de ano...


Obrigado,
Vinicius
Ugly Stick 1m -> HK 250 -> Monster Beatle Turnigy -> Lobster Boat -> Turnigy 9XR & FS GT2
Responder