Pack LiFe 4s 10Ah (Headway) - fonte de alimentação 12V

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Pack LiFe 4s 10Ah (Headway) - fonte de alimentação 12V

Mensagem por caioect »

Segue a montagem de um pack LiFe 4s 10Ah utilizando as células 38120S da Headway.

http://stores.headway-headquarters.com/StoreFront.bok

[b:efbfab803a]Especificações da célula 38120S:[/b:efbfab803a]

Capacidade: 10000 mAh
Voltagem: 3.2V
Resistência interna: <6mΩ
Máxima corrente de carga: 2C(20A)
Máxima voltagem de carga: 3.65±0.05V
Máxima corrente de descarga (contínua): 3C (30A)
Máxima corrente de descarga (pico): 10C (100A)
Voltagem mínima: 2.0V
Diâmetro: 38 ± 1mm
Comprimento: 122 ± 1mm (132 ± 1mm)
Peso Apro. 330g
Temperatura de carga: 0~45°C
Temperatura de descarga: -20~60°C
Temperatura de Armazenamento em um mês: -20~45°C
Temperatura de Armazenamento em seis meses: -20~35°C
Ciclo de vida: 1500 ciclos 1C 100% DOD
Ciclo de vida: 2000 ciclos 1C 80% DOD

As células foram compradas no site www.A123rc.com ao preço de U$ 25,70 cada (com frete).

As células acompanham tabs, parafusos, arruelas e um suporte que facilita o processo de montagem em vários formatos. É muito prático. Levei aproximadamente 1 hora para montar o pack, instalar o cabo de balanceamento e isolar os terminais com fita isolante e um pedaço de plástico branco (pote de sorvete). Segundo o fabricante, o torque aplicado aos parafusos deve ser no máximo 3 Nm. Não exceder 4 Nm.

Segue algumas fotos da montagem do pack LiFe 4s 10Ah.

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img59/4812/hw01f.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img843/2423/hw02.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img259/6430/hw03e.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img201/5880/hw04.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img22/3245/hw05j.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img822/4839/hw06.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img835/8043/hw07.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img826/8104/hw08.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img580/4521/hw09.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img690/9407/hw10b.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img84/3467/hw11g.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img526/2984/hw12u.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img18/836/hw13.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img404/2183/hw14.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img833/2876/hw15.jpg[/img:efbfab803a]

O pack pronto ficou com 15 x 8 x 8 cm e 1,5kg!

Após montado, coloquei o pack para carregar com 2A usando o modo de balanceamento. As células estavam praticamente carregadas. O pack completou apenas 90 mAh finalizando com 3,6V cada célula.

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img525/6393/hw16.jpg[/img:efbfab803a]

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img10/4574/hw17.jpg[/img:efbfab803a]

Como a voltagem de trabalho do pack é ~13V, também poderá ser utilizado como fonte de alimentação de 12V numa caixa de campo com a vantagem do baixo peso ~1.5kg e alta capacidade de descarga.

No meu caso o pack será utilizado como fonte de alimentação para o carregador icharger 106B 10A/250W para carregar packs A123 de 1100mAh que venho utilizando em planadores e modelos de pequeno porte (A123 2s-4s 1100mAh) - cargas de 5A). Para facilitar, alterei os terminais de saída do pack para conectar no carregador icharger 106 usando conectores banana de 4 mm.

[img:efbfab803a]http://imageshack.us/a/img255/2593/hw18.jpg[/img:efbfab803a]

Numa tarde efetuei 4 vôos com o planador Passer-x de 700g (pack A123 3s 1100mAh) e 5 vôos com um shock Edge de 450g (A123 3s 1100mAh). Ao todo foram 9 recargas parciais. Em casa coloquei o pack LiFe 4s 10Ah para carregar... completou 5 Ah! Ainda tinha carga para vários vôos.

No forum endless-sphere tem muita informação sobre essas células, principalmente para uso em bicicletas elétricas.

http://endless-sphere.com/forums/

Teste de descarga:

http://endless-sphere.com/forums/viewtopic.php?f=14&t=7655&hilit=38120s+test&start=75#p119417

No teste de descarga a 0.5C (5A) a célula forneceu 10.62Ah.

Segue um tópico do rcgroups que ilustra um Pack LiFe 5s3p 24Ah (16V) montado pelo Julez com células Headway 38120P de 8Ah que fornecem maior taxa de descarga (20C).

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1784667

Bons vôos,

Caio
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

Muito bom!
O Caio, como sempre, trazendo boas idéias para armazenamento de energia.

Como desvantagem, perde-se a tonificação muscular inerente ao uso da bateria estacionária de 70Ah e 20kg.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:98044b589d="Xincha"]Muito bom!
O Caio, como sempre, trazendo boas idéias para armazenamento de energia.

Como desvantagem, perde-se a tonificação muscular inerente ao uso da bateria estacionária de 70Ah e 20kg.[/quote:98044b589d]
Porem ganha-se alguns anos de coluna vertebral.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Pessoal
Seria vantagem utilizar um pack com 5 células destas (1650g) fornecendo 10Ah ao invés de utilizar 2x packs de Lipo 5S 5000mAh 25C, que juntas pesam 1180g, numa asa X8 ???

Características da X8 Wing:

>> Envergadura = 2122
>> Área alar = 80dm2

Será que eu iria diminuir muito minha autonomia de voo em relação as Lipos citadas??
Sabe-se que embora minhas Lipos tenham a capacidade de fornecer os 10Ah, não poderei utiliza-lo por completo para não estragar as células.

Obrigado
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Nesse caso seria mais adequado utilizar as células 38120HP que possuem maior taxa de descarga (80 A contínuo e 200 A de pico) e maior taxa de carga (80 A)... porém possuem menor capacidade 8 Ah.

http://stores.headway-headquarters.com/-strse-107/lifepo4-Headway-batteries%2C-EV%2C/Detail.bok?category=BATTERIES

Como a voltagem é menor terá que utilizar um pack LiFe 6s 8Ah (~2,0kg) para ficar equivalente a um pack de LiPO 5s 10Ah. O peso será maior, a capacidade será um pouco menor e o tempo de vôo também será menor!

Abraços,

Caio
Responder