Quem precisa de rádios sofisticados? (opiniões)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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AlexandreRJ
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Quem precisa de rádios sofisticados? (opiniões)

Mensagem por AlexandreRJ »

Um artigo que andei lendo na net, o que acham disso.


[b:a6ec753a4c]Lembrando não tenho nada a ver com isso, apenas copie e colei aqui para sabe opiniões de vocês.[/b:a6ec753a4c]


[img:a6ec753a4c]http://www.manorc.com.br/imagens/18mz_1856_1.jpg[/img:a6ec753a4c]
[img:a6ec753a4c]http://www.manorc.com.br/imagens/dx18_p.jpg[/img:a6ec753a4c]


Quem precisa de rádios sofisticados?




Atualmente os fabricantes de radio controle estão lançando equipamentos cada vez mais sofisticados e com recursos que ultrapassam em muito as necessidades da maioria dos aeromodelistas.
Rádios com design sofisticado e funcionamento complexo são oferecidos aos modelistas como se fossem as soluções para se transformar num bom piloto.
Entretanto o que se vê nas pistas é pessoas que trocam seus rádios por outros novos os quais na maioria das vezes tem um numero absurdo de canais, programação altamente sofisticada que oferece uma infinidade de mixagens e o que é pior, com um manual contendo uma tradução pobre para o português.
Interessante observar também, que muitas pessoas que compram rádios sofisticados, sequer pilotam modelos onde os recursos de programação do rádio.
poderiam ser utilizados. Alguns possuem apenas aviões com quatro canais que poderiam ser pilotados com um rádio cujo valor chega a 20% de um modelo top de linha.
Também tem aqueles que pensam que por possuírem um modelo à gasolina 30% de escala precisam de um rádio "bom" para voá-lo. Esquecem que esses modelos, em geral acrobáticos, além dos quatro canais principais, no máximo precisam de um canal extra para ligar uma bomba de fumaça e outro para acionar um profundor duplo, situação que um bom rádio de sete canais satisfaz plenamente.
Rádios com telemetria, mixagens avançadas e um numero elevado de canais são equipamentos para aeromodelistas avançados que participam de competições, são escalistas, voam modelos a jato ou outros tipos de aeronaves cujo controle eficiente depende grandemente do rádio.
É preciso que se saiba que um avião grande e caro e um rádio top de linha não fazem de ninguém um bom piloto.
A pilotagem de aeromodelos assim como de qualquer veiculo full scale, é o resultado de um treinamento intenso e disciplina. Todos conhecemos colegas que voam a muitos anos e quando pousam o avião demonstram que aprenderam pouco ou nada durante todo o tempo que praticam o hobby. Muitos desses têm em suas mãos rádios excelentes.
Os fabricantes de radiocontroles, seguindo a tendência atual da industria de equipamentos eletrônicos, estão fazendo do design e da quantidade de funções agregadas num só aparelho o marketing para prover a marca e incrementar as vendas. Por isso estamos presenciando quase que semestralmente novos modelos de rádios sendo colocados no mercado conforme divulgação nos sites das marcas e nas revistas especializadas.
Outro aspecto interessante que deve ser mencionado é a questão da confiabilidade dos rádios novos e a sua manutenção.
Diferentes dos rádios produzidos na década de 90 os rádios que estão sendo lançados no mercado são feitos com circuitos ultracompactos, cuja manutenção é praticamente impossível e quando apresentam problemas não resta alternativa se não substituir a placa principal inteira ( encoder board ).
que, além de só poder ser feita pelos representantes da marca tem um custo bem significativo muitas vezes ultrapassando 30% do valor do rádio.
Essa situação é feita propositalmente pelos fabricantes. Primeiro porque a montagem das placas é toda automatizada e, via de regra feita na China, segundo porque se o conserto é inviável economicamente, o usuário é obrigado a "sucatear" o rádio e adquirir outro novo gerando lucro para o fabricante.
A confiabilidade é outro aspecto de vital importância para quem utiliza um RC uma vez que que uma falha no rádio pode trazer consequências desas-
trosas não só econômica como pessoal.
Quem é que lembra de algum fabricante ter feito recall em algum rádio antes do surgimento dos rádios de 2.4GHz ? Dificil não é?
Isso ocorreu por três motivos principais:
1- Os rádios apesar de usarem microcontroladores e memórias, os circuitos eram mais simples e tinham um Firmaware sólido e bem feito;
2- Os modelos novos eram bem testados pelos fabricantes que não tinham pressa de lançá-los no mercado, uma vez que não havia a demanda/concorrência existente hoje;
3 -Não eram feitos na China.
Paradoxalmente, nem tudo que é feito na China é ruim. Eu já escrevi bastante sobre isso. Até porque o último lançamento da Futaba, o 18MZ usa
em seu circuito processadores idênticos aos usados pela Corona e FRSky. Veja no final desse artigo.
O que acontece é que quanto mais o firmware ( softawere ) do rádio fica maior e mais complexo, maiores são as possibilidades de ocorrerem "bugs"
( erros ). Quem conhece um pouco de programação de computadores sabe do que eu estou falando. Isso fica potencializado quando os programadores são
"apressados" pelo fabricante que deseja lançar logo o produto no mercado.
O resultado disso todo mundo conhece. Os problemas começaram e há quem diga que ainda não termiram nos rádios Spektrum, depois foram os Futaba FASST e finalmente a Hitec, que até então estava " virgem" de problemas, esta chamando os usuários do Aurora 9 e dos receptores Optima 7 e 9
para que façam a atualização do Firmware.
Considerando tudo isso, convém pensar bem antes de comprar um rádio novo verificando qual é o rádio que melhor satisfaz as suas necessidades
levando em conta os modelos de avião que você voa, o tipo de vôo que você aprecia mais e principalmente se você está disposto a pagar um preço eleva-
do por um rádio que dispõe de recursos que você não vai usar.



[img:a6ec753a4c]http://www.manorc.com.br/imagens/futaba%2018mz.jpg[/img:a6ec753a4c]

Rádio da Futaba usa o mesmo componente dos módulos Corona e FRSky


Observem que o CI CC2500 salientado pelo quadrado azul usado na placa do 18MZ da Futaba também é usado por outros fabricantes de sistemas de 2.4 GHz . Entre eles FrSky, Hitec, RadioLink, Corona, Graupner e Multiplex.
Esta imagem é de domínio público - encontrado no site da FCC OET - sob 18MZ FCC ID AZPT18MZ-24 G.
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floydbh
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Mensagem por floydbh »

Gostei do texto!!

Acho que para mim pelo menos, serviu bastante! pois se não fosse pela restrição financeira, com certeza eu teria um 18MZ, rádio que eu não usaria nem 1/5 das funções!
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AlexandreRJ
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Mensagem por AlexandreRJ »

pra min também serviu muito.
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sylviocrazypilot
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Mensagem por sylviocrazypilot »

por isso que sou fã do Mano....
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

Então não estou na contra mão..
Anexos
11 -  dick vigarista.jpg
11 - dick vigarista.jpg (23.88 KiB) Exibido 9238 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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Luiz Roberio
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Mensagem por Luiz Roberio »

por isso que sou fã do Mano....
(2)
rgil
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Mensagem por rgil »

essa é facil, precisam de rádios sofiticados:

Quem compra um Jato que usa mais de 12 canais pra controla um monte de parafernalha.

Quem quer ter telemetria e os cambal, por que só voar já não o satisfaz.

Quem gosta de tecnologia.

Quem tem aeros grandes que precisam mais de que meia duzia de canais e não quer encher de match box no aereo.

e por ai vai......
fisiowilliam
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Mensagem por fisiowilliam »

[quote:2bf5439ca9]O resultado disso todo mundo conhece. Os problemas começaram e há quem diga que ainda não termiram nos rádios Spektrum, depois foram os Futaba FASST e finalmente a Hitec, que até então estava " virgem" de problemas, esta chamando os usuários do Aurora 9 e dos receptores Optima 7 e 9
para que façam a atualização do Firmware. [/quote:2bf5439ca9]

Não estou sabendo disso? Alguém poderia me explicar quais os problemas que o A9 esta apresentando? Tenho um e não notei nada ate o momento.
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Alfredo
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Mensagem por Alfredo »

Não sei quanto a vocês, mas como me divirto “pilotando” planadores, achei muito bem vindo o advento da telemetria. Até uns dois anos atrás, eu era obrigado a decolar e, de tempos em tempos, tinha que pousar e testar a bateria de bordo com o “Help Bat” da Planecon. Hoje, usando o Aurora 9, tenho em tempo real a leitura de a quantas anda a bateria embarcada, o que me deu maior prazer, e muito mais segurança na prática do Hobby. Por outro lado, o rádio que mais aprecio, meu querido JR XP-783, hoje com um módulo DM 9 da Spektrum(usado apenas para voar nas noites de quarta-feira no Ginásio Paulo Coberto Sarasate em Fortaleza os pequenos modelos indoor da Parkzone, tais como o Night Vapor e o Micro Piper Cub, pois não confio nos produtos Spektrum), já possuía, à época em que o adquiri, diversos recursos de programação que, eram sim, utilizados quando voava planadores e modelos Glow em 72MHz.
Srs. Orville e Wilbur Wright, catapultada até pedra voa.
fisiowilliam
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Mensagem por fisiowilliam »

Quem precisa de um carro com vários airbags? direção hidraulica? ar condicionado? sistema abs?....entre outras coisas?
Ninguém, um canela seca te leva a qualquer lugar que o top leva..mas.....se vc quiser ter mais segurança, conforto e tiver condições de pegar um Camaro Amarelo....rsrsrs......vc vai optar poe um basicão?
Eu não!!! posso até não precisar de tantos recursos, mas se tiver condições de ter eu prefiro.
Responder