Luzes de navegação como instalar?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Luzes de navegação como instalar?

Mensagem por Gvieira »

Comprei um cessna da Dynam modelo 182 que veio com os leds.

Como faço para fazer esses leds funcionarem, ou seja como fazer as ligações? Tem que ter algum circuito especial? Esse modelo tem led nas pontas, meio e bordo de ataque das asas assim como no leme. Não faço idéia de como fazer as ligações. Alguém pode me ajudar?

valeu
Piper J3 GWS, Cessna 182, UgliStick, SE5A, Piper Cherokee, Tucano
stevensbhz
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jun 28, 2012 10:05 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por stevensbhz »

sai cabo dos LEDs? Estao com resistores? Sao LEDs de 2V ou 3V? Tente colocar fotos dos leds, dos cabos ligados aos leds que fica mais facil explicar. Ai mesmo em Campinas tambem deve ter algum tecnico que possa te explicar caso nao consiga as fotos.
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Não sei te informar qual a voltangem dos leds, mas todos eles saem 2 fios um vermelho e outro preto. Esse Cessna tem led no Leme, nas pontas das asas, sobre a asa e nos bordos de ataque. Pelo o que vi na internet esses fios devem ser ligados a uma placa circuito e essa plaquinha é ligada no receptor. Achei extranho pq ele veio completo mas esse circuito nao veio.
Piper J3 GWS, Cessna 182, UgliStick, SE5A, Piper Cherokee, Tucano
stevensbhz
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jun 28, 2012 10:05 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por stevensbhz »

Bom, use 2 pilhas de 1,5v ligadas em serie para testes assim fica 3V, leds comuns sao 2V e sao ligados por um resistor de 100 ohms (100R) em serie, leds de alta potencia sao 3V (nao se usa resistor), leds lazer usam 4,5V, mas acredito que sejam de alta potencia, entao lique suas pilhas com 3V em um dos leds, se nao ascender inverta a ligacao, e bem possivel que nos pinos dos leds tenham um termoretratil com um resistor dentro, entao ligue por pouco tempo e segure o led para ver se esquenta, se tiver esquentando desligue logo e sera necessario colocar o resistor, se ficar ligado quente por muito tempo ira queimar, se o vendedor estiver feito todas as ligacoes corretamente o padrao sera ligar todos os pretos juntos e todos os vermelhos juntos, agora esta placa que liga no receptor e bom voce ver com o vendedor porque nao veio, sem ela voce vai precisar de comprar uma ou montar conforme alguns tutoriais aqui do evoo, pra quem nao entende e dificil ate mesmo ligar uma.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:bb20fcf0e6="Gvieira"]Não sei te informar qual a voltangem dos leds, mas todos eles saem 2 fios um vermelho e outro preto. Esse Cessna tem led no Leme, nas pontas das asas, sobre a asa e nos bordos de ataque. Pelo o que vi na internet esses fios devem ser ligados a uma placa circuito e essa plaquinha é ligada no receptor. Achei extranho pq ele veio completo mas esse circuito nao veio.[/quote:bb20fcf0e6]

Geralmente as luzes de navegação são acionadas por um circuito complementar atravez do rádio via rx que dará a sequencia e o tempo de piscadas dos leds.

Se for somente leds para acenderem e ficarem acesos não são considerados sinalizadores.

A a maioria desses dispositivos trabalham entre 3 e 5 volts (o que o rx fornece).

O maior problema é o consumo de corrente de cada led 30 miliamperes em média e temos que multiplicar essa corrente pela quantidade de led pois as trilhas do circuito do rx tem um limite.

Pelo que pude observar essas luzes que você tem ela deve ser ligada diretamente na bateria e não obedecerá nenhum controle via tx.

Ela ficará permanentemente acesa após ligada na bateria.

Veja as especificações desse dispositivo se possível, ou veja os resistores que alimentam os leds.

É fácil:

V (bateria) - v (dos leds 3 volts) / 0.03

Isso lhe dará o valor dos resistores individuais.

Exemplo:
bateria 3S 11.1 volts

11.1-3 = 8.1 volts

8.1/0.03 = 270 homs (valor da resistencia para máximo brilho)


bateria 2S 7.4 volts

7.4-3 = 4,4 volts

4,4 / 0.03= 146,6 homs (valor mais próximo 150 homs)

Esses cálculos se o led trabalhar com 0,03 amperes (30 miliamperes).

Se for corrente de trabalho diferente então é só aplicar na formula.

Observe os resistores, mas a maioria trabalha com 3 S.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Tem um tópico interessante:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60395&highlight=&sid=e4d555424351f079558fc3feda179703
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

á observar:

Quando ligamos vários dispositivos em um esc, temos que observar de quanto amperes é o bec interno, então:

Temos as correntes dos servos em média 500 miliamperes (em regime máximo) e o que for ligado á mais tem que ser considerado no limite do bec do esc.

Não usamos sempre os máximos torques de todos os servos ao mesmo tempo, mas a ligação desses leds em um sistema já no limite teremos que instalar um bec externo para suprir e drenar toda a corrente dos equipamentos instalados, senão....aparece uns..

AI !!!! TO CUM POBREMA:

Quando ligo meu aero á bateria ele começa a apresentar um cheirinho !!!!! e está esquentando um pouco que já furou a fuselagem em baixo..AJUDA URGENTE !!!!

Quando ligo a bateria no meu aero eu escuto....TEC...TEC...TEC.TEC O QUE SERÁ??? O CORRETO NÃO É ALELEK LEK LEK LEK LEK ????

Perdí o sinal do meu tx ELE NÃO PRESTA BEM QUE ME FALARAM !!!!seria talvez o triponildo dos fets? ou seria o transisponico de saída da chave comutadora do processador??.

Hoje fui voar e me aconteceu algo estranho....o motor, servos e as luzes de navegação pareciam uma arvore de natal....isso é normal ou é porque estamos próximos á Dezembro???? ME AJUDEM !!!! NINGUÉM????.

ESTOU TRISTE !!!!instalei uma vuvunzela no meu aero com um cooler de pc para ter um barulho diferente, aí quando decolei percebí que saiu uma fumacinha de dentro do aero, mas não tinha bomba de fumaça....O QUE FAÇO??? troco os terminais da bateria por um cabo de 20 milímetros?? desde já obrigado pela ajuda e bons voos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Ah! não acredito.

Então veja as medições de bancada do caioect.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=137713
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder