Componentes eletrônicos e eletrônica

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 11:28 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outro assunto interessante é sobre baterias.

Algumas considerações:
a) Ligação Série

Quando ligamos pilhas ou outras fontes de energia elétrica da forma mostrada na figura , dizemos que elas estão associadas em série.

As tensões individuais de cada célula se somam e a corrente permanece a mesma.






Em paralelo.

Neste caso, a tensão permanece a mesma, daí só podermos aplicar esse tipo de ligação à pilhas e baterias se elas forem iguais. No entanto, a capacidade de fornecimento de energia dessas células se soma. Se a corrente máxima que cada bateria puder fornecer a uma carga for 1 A, ligando 3 em paralelo, a corrente máxima será 3 A.

Na prática, esse tipo de associação não é conveniente, pois basta que uma das baterias se descarregue mais do que a outra ou tenha características diferentes, para que ela passe a drenar energia em lugar de fornecer e esse desequilíbrio pode causar problemas de esgotamento rápido, sobrecargas e até mesmo o dano permanente das baterias. Para o caso de outras cargas, como lâmpadas, por exemplo, temos a ligação em paralelo mostrada na figura.

Nesse caso a tensão permanece a mesma mas as correntes individuais se somam.






Ligação serie-paralelo.



esquema de ligações para o esc:






Exemplo de cabo para ligação em paralelo.



Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:16 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 11:29 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Se tiverem sugestões ou idéias pode contribuir com o tópico.
Será de grande utilidade para quem se interessar.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Vou fazendo algumas atualizações para cada componente, com explicações adicionais para maiores entendimentos.

Para quem conhece é arroz com feijão, mas para consultas até que vale .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

COMO SOLDAR.

Tem muita gente fazendo isso errado.

O correto:

PREPARAÇÃO DO SOLDADOR

a) Aqueça bem o soldador deixando-o ligado por pelo menos 10 minutos.
b) Se o soldador for novo, sua ponta deve ser bem limpa de modo que o metal brilhante apareça. Uma lima ou lixa, servem para esta finalidade.
c) Estanhe a ponta do soldador. Se ela não estiver “molhada” com solda, o que ocorre num soldador que já foi usado, quando o soldador estiver quente encoste um pouco de solda de modo que ela se funda. Essa solda vai “molhar” ou “estanhar” a ponta do ferro no local de uso, formando uma região brilhante de metal fundido, conforme mostra a figura.



A SOLDA
a) Se os terminais de componentes, fios ou locais de soldagem estiverem sujos ou oxidados é preciso limpá-los para que a solda possa aderir.
Para isso use uma lâmina afiada (canivete, por exemplo), uma lixa fina ou mesmo uma lima. Remova toda a sujeira deixando aparecer o metal brilhante no local em que deve ser feita a soldagem.
b) Aqueça o local em que deve ser feita a soldagem, encostando a ponta do soldador no local e imediatamente encoste a solda nos terminais ou nos locais de solda (não encoste na ponta do ferro). Se o local estiver aquecido a solda derrete e envolve os componente que devem ser soldados, conforme mostra a figura.



Evite usar fluidos ou ácidos, pois os vapores gerados por essas substâncias podem atacar o próprio terminal do componente e outros componentes do aparelho causando corrosão. A solda será melhor, mas a vida útil da conexão ficará comprometida pela corrosão que pode ter início no momento da soldagem.

Derretendo quantidade suficiente de solda para envolver os elementos que devem ser soldados, afaste o soldador, mantendo as peças firmes em sua posição até que a solda esfrie. Para endurecer completamente, o tempo necessário deve ser da ordem de 5 a 10 segundos dependendo do tamanho da junção.
A junção perfeita deve ficar lisa, brilhante e envolver todo o local de junção dos componentes

comparações entre soldagens:



Se não fizer bem feito:
Anexos
vida.jpg
vida.jpg (8.84 KiB) Exibido 9334 vezes
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:17 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, nem em fórum de eletrônica tem tanto conteúdo útil reunido em um só lugar.
Esse tópico foi o melhor e mais útil que já vi. Parabéns Condor2, me fez lembrar de coisas que eu já nem lembrava mais que sabia, do tempo em que eu comprava a revista saber eletrônica e aprendi a montar minhas primeiras tranqueiras até por na cabeça que tinha que fazer um curso de eletrônica básica para aprender em que eu estava mexendo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Excelente meu caro CONDOR, para mim que fiz um cursinho básico no século passado, foi muito útil!

Muito grato pelo post amigo.

Abs

Norton
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

tá aí tópico que deveria ser fixo
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Opa.

Partindo de vocês considero isso um elogio.

A intenção é essa mesmo, levar informação ás pessoas que tem o aeromodelismo como hobby e precisa de informações relacionadas para sanar algumas dúvidas inerentes.

Conforme tiver disponibilidade vou atualizando os posts.

Obrigado á todos pela compreensão, comentários e pelas visitas.

Se virem alguma incoerência me avisem para corrigirmos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder