Balanceador para LI-po Li-on agora com FOTOS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Balanceador para LI-po Li-on agora com FOTOS

Mensagem por Marco Antonio »

Demorou mas agora consegui terminar........

Quarta feira estarei levando dois para ser usado em 3S ou 2S e vou deixar um com o Regis e um com o felipelli para que façam os devidos testes e considerações......
Eles são para bat de qualquer corrente até o maximo de 1500... vou colocar um manualzinho de ligação junto dele.
Espero que no maximo até um mes eu já os tenha a venda :D
Editado pela última vez por Marco Antonio em Ter Fev 01, 2005 1:31 am, em um total de 1 vez.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ele é feito com base no circuito do RCGroup modificando os componentes para que fiquem faceis de achar... minha idéia é colocar a plaquinha aqui e tb fazer unidades para venda a preço baixo e com isso resolver o problema de packs com gravidez :lol:
Editado pela última vez por Marco Antonio em Sáb Jan 29, 2005 10:58 am, em um total de 1 vez.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

aqui o desenho de como está sendo usado lá fora... mas vou fazer uma plaquinha com 3 para usar em 2 ou 3s.
Eu havia feito um baseado em outro CI monitor de tensão mas ele é 5 vezes mais caro que o TL.
O fusivel resetavel pode ser substituido por um fus. normal....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Caso alguém tente fazer use resistores de 1% e não use um resistor com menos de 5W de preferencia ceramico ou metal-film no que indica 1 Ohms... a menos que goste de churrasco :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Os Balanceadors comerciais :shock: (sim... existem balanceadors comerciais a dispeito do que um "falecido" mané um dia disse... não existem balanceadores a venda nas boas casas do ramo. :lol: :lol: :lol: )

São caros.. (para um balancador) E esse não sai tão barato como pode parecer... creio que se consiga montar um (São necessariso dois pelo menos) por 15 reais... 10 talvez, isso se for fazer em placa padrão, sem caixinha,sem nada.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Lá no RCGroup se discute a possibilidade de se carregar as LI-po somente com o auxilio dos balanceadores.. já que eles desligam a carga ao atingir 4,2v .. bastando pra isso usar uma fonte comum e de se fazer o limite de corrente inicial.

Mas isso é algo que eu ainda, e talvez nem tente fazer
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Seria bom vc explicar p/ o pessoal:

Como se sabe se a bateria está completamente carregada ?
Qdo se faz a regulagem do pot ? Qdo está super quente ou quando na temperatura ambiente ?
Se nem vc q faz confia no circuito p/ usar com uma fonte de corrente cte, pq outras pessoas deviam confiar as lipos a ele ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu nem devia te responder dada a sua educação exemplar.. eu disse:

NO RC GROU SE DISCUTE USAR O BALANCEADOR E UMA FONTE NORMAL SEM QUE SEJA PRECISO UM CARREGADOR PRA LI-PO O QUE EU DESACONSELHO


Entendeu ou preciso explicar mais?????? Eu não disse que o circuito não funciona eu disse que funciona usando um carregador para li-po / li-on

Mas se estiver curioso vá até o RC Group , faça uma pesquisa e encontre o post de onde tirei o circuito, lá tem tudo o que vc perguntou... caso tivesse sido educado o suficiente eu atenderia com prazer sua solicitação... e o circuito é tão obvio que qualquer pessoa que tem o conhecimento necessario para monta-lo deduz o funcionamento na hora, se isso não ocorreu é porque não deve nem começar a fazer.

Bom, agora quem sabe vc pergunta de uma forma mais educada.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Putz nao sei onde fui mal educado. Desculpe, acho q deveria começar o post com 'por favor'.

Por favor Marco Antonio, voce poderia exclarecer uma dúvida bem simples. Como eu sei quando a bateria está totalmente carregada ?

O LED indica que o balanceador está ligado. Nao deveria existir outro LED mostrando o fim da carga ?

O carregador nunca vai saber o fim pois a corrente nao cairá como acontece com a lipo. O balanceador fica sugando corrente sempre.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ta.. eu to de cabeça quente! Desculpe :wink:
Cada unidade é regulada pro Led ascender em 4,2V se for li-po e 4,1 se for li-on. basta coloca-las em uma fonte com precisão de pelo menos 2% e ajustar para a tensão desejada... girar o pot até o led acender... retornar e fazer de novo e de novo até vc sentir que com um minimo de giro ele ascende.
O circuito na verdade corta o fornecimento de carga para a bat (celula) "retirando " ela do circuito. no caso de haver um desbalanceamento as células agora irão estar iguais e isso deve ser repetido a cada 5 ou 10 cargas normai.
O processo não funciona para carga pois se desliga na parte de tensão constante do processo de carga de li-po/on o uqe só a deixa com 70% de carga... portanto é só para balancear as células.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder