Carregador que não sabe somar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
rafaelbfa
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 1:53 am

Carregador que não sabe somar

Mensagem por rafaelbfa »

Bom dia, amigos,

Eu tenho dois carregadores, um Turnigy Accucel 6 e um Hobbyking Eco-6. Hoje eu notei uma coisa muito intrigante quando estava carregando minhas baterias. No caso do Turnigy, durante a carga, ele estava marcando 12,30V e em cada célula mostrava
em torno de 4,10V, até então, tudo certo, 4,10x3=12,30V. Mas no caso doo Hobbyking ele mostrava 12,30V de carga total e 4,05V em cada célula, ou seja, 4,05x3=12,15 e não 12,30V como mostra a carga total. Como assim? Será que o carregador está com problema? Estou com medo de estragar minhas baterias. Gostaria da opinião de vocês.

Obrigado!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Entende?
Anexos
china.jpg
china.jpg (15.74 KiB) Exibido 2952 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
rafaelbfa
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 1:53 am

Mensagem por rafaelbfa »

kkkkkkkkkkkkkkk

Tá explicado então...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Qualquer instrumento de medida tem uma determinada resolução e uma determinada incerteza, ou seja, os valores indicados de uma MESMA medida podem variar dentro desses limites sem que isso seja considerado uma falha.
No caso dos instrumentos digitais temos ainda a incerteza do conversor analógico-digital, que tem a ingrata função de pegar uma variável linear (que pode assumir infinitos valores) e representá-la de forma discreta (numérica).
Quanto maior a resolução do conversor A/D melhor a precisão da indicação, porém maior o custo e o TEMPO de medição.
Se olhar a especificação de qualquer instrumento digital de medição (um multímetro por exemplo), encontrará a indicação de, digamos, 1% +/- um dígito, ou seja, a indicação apresentada pode diferir até 1% do valor real, e o valor apresentado pode estar uma unidade acima ou uma unidade abaixo do valor medido.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:1ff0e82604="claudiorfernandes"]Qualquer instrumento de medida tem uma determinada resolução e uma determinada incerteza, ou seja, os valores indicados de uma MESMA medida podem variar dentro desses limites sem que isso seja considerado uma falha.
No caso dos instrumentos digitais temos ainda a incerteza do conversor analógico-digital, que tem a ingrata função de pegar uma variável linear (que pode assumir infinitos valores) e representá-la de forma discreta (numérica).
Quanto maior a resolução do conversor A/D melhor a precisão da indicação, porém maior o custo e o TEMPO de medição.
Se olhar a especificação de qualquer instrumento digital de medição (um multímetro por exemplo), encontrará a indicação de, digamos, 1% +/- um dígito, ou seja, a indicação apresentada pode diferir até 1% do valor real, e o valor apresentado pode estar uma unidade acima ou uma unidade abaixo do valor medido.[/quote:1ff0e82604]

Não precisa dizer mais nada.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote="CONDOR 2"]
Não precisa dizer mais nada.[/quote]

Ah, que droga, Condor, logo agora que eu tava me entusiasmando .... :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Todo equipamento de medição requer precisão para determinadas aplicações.

Componentes de precisão são fundamentais em um circuito para se ter valores reais e precisos.

Não espere muito de um instrumento com dígitos limitados e condições não ideais provenientes de um fabricante não duvidoso, mas que visa produção e vendas.

Para a aplicação está bom, e baterias não precisam de tanta precisão (não digo isso para erros grosseiros) que implicariam em destruição da bateria, mas erros de décimos á uma bateria são irrelevantes.

O que determina um bom instrumento de medição são os dígitos da dezena, centena ....etc. e a precisão que bons fabricantes oferecem.

É a mesma coisa de se ter 2 relógios ....cada um lhe dará uma leitura então não se tem certeza de qual está com a realidade do tempo..
A teoria de São Tomé é válida para conferir....mas....

É o que temos nesse país .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:b461daded5="claudiorfernandes"][quote:b461daded5="CONDOR 2"]
Não precisa dizer mais nada.[/quote:b461daded5]

Ah, que droga, Condor, logo agora que eu tava me entusiasmando .... :D :D :D :D :D[/quote:b461daded5]

Claudio.

Tenho em mim a teoria do pé vermelho.

Tenho muitos instrumentos digitais e analógicos na maioria Sanwa e Minipa.

No ver para crer meço no analógico.

Mas para certas aplicações vai que vai.

Estou meio retrógrado mas não me decepciono com mnhas medições.

As contestações em 5- 4 - 3 - 2 ..-1.....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Bom, de quando inventaram o bargraph eu nunca mais tive um digital sem isso....
Mas eu também gosto de uma agulhinha para avaliar certas coisas. Quando trabalhava com manutenção em campo, nunca dispensei o "analógicozinho".... Carregava sempre dois instrumentos na maleta, principalmente depois de tomar um suador de quase três horas para localizar um fio partido em ambiente de muita umidade, que fazia com que o digital e sua impedância gigantesca me desse leituras de tensão nominal normais, mesmo com o fio rompido... Depois dessa, em circuitos de potência era só analógico (e daqueles meio vagabas, justamente para consumir mais corrente do circuito), e só usava o digital para medidas que requeriam maior precisão.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:327a1ef021="CONDOR 2"][quote:327a1ef021="claudiorfernandes"][quote:327a1ef021="CONDOR 2"]
Não precisa dizer mais nada.[/quote:327a1ef021]

Ah, que droga, Condor, logo agora que eu tava me entusiasmando .... :D :D :D :D :D[/quote:327a1ef021]

Claudio.

Tenho em mim a teoria do pé vermelho.

Tenho muitos instrumentos digitais e analógicos na maioria Sanwa e Minipa.

No ver para crer meço no analógico.

Mas para certas aplicações vai que vai.

Estou meio retrógrado mas não me decepciono com mnhas medições.

As contestações em 5- 4 - 3 - 2 ..-1.....[/quote:327a1ef021]

O bom e velho de guerra multímetro analógico !!!! Também tenho um...assim como um paquímetro, que a maioria não sabe como interpretar....
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder