Quero limitar o motor pelo Turnigy 9XR. Como faço?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Quero limitar o motor pelo Turnigy 9XR. Como faço?

Mensagem por FerreirAero »

Amigos, bom dia!

Estou com muita dificuldade em limitar o motor do meu avião.
O que eu quero fazer é o seguinte...

Quando eu colocar o stick do motor no máximo, quero que ele acione o motor a 65%.
Em outras palavras, não quero que o motor chegue a 100%. No ponto máximo quero que chegue a 65%, no máximo.

Já tentei diminuir de 100% para 65% nas configurações do MIX CH3, mas o motor começa a funcionar sozinho assim que chega nesse valor. Já tentei mexer no Weight, de +100 para +65, mas deu a mesma coisa.

Não sei configurar a parte do LIMITS. Talvez seja isso...! Já li o manual, mas não consegui compreender corretamente.

Alguém podem e ajudar?
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Limite a throttle curve nesse valor...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

Se o canal estiver invertido tem que fazer a correção,se não vai acelerar de cima para baixo.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Acho que resolvi o problema.
Nas configurações de LIMITS, eu deixei assim no canal 3:

0 -100%->50%

No simulador, pelo menos, resolveu. Vou testar com o aviao depois.
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

Cara vc tem que configurar o D/r rate do seu radio
é bem fácil entre no menu e vá na parte dos dual rate
vc vai visualizar na primeira coluna o canal na segunda um uma coluna de 0, na terceira uma coluna de 100, e na 4 coluna vai estar escrito Swit uma coluna com ---

pois bem muito fácil, vá no canal do motor,agora vá até a quarta coluna ---, ali vc escolhe qual chave do rádio vai fazer a função dual rate do motor
pode escolher qualquer uma que vc deseja usar, eu uso a thr
feito isso mude a chave e vai ver que na ultima coluna o valor vai mudar de H para M ou de M para H
feito isso escolhe o valor na coluna dos 100
a chave em H 100% de motor a chave na posição M seleciona e põe o valor que quiser

vc pode colocar na chave que quiser, até em um dos potenciômetros e escolher a % do motor como bem quiser
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

Mais simples mas ele nao tem a opção de abri para 100% em voo
ou configurar 2 % diferentes ex 60% e 70%

não tem mais simples ou manos simples depende da necessidade do usuário

eu geralmente uso a chave de thr como chave de segurança, nunca deixo de programa la, chave ligada motor travado, mas esse método que ele sitou sim da para limitar o motor e ainda manter a função de desligar o motor na chave
depende do que vai usar

o firmware 9RX que vem no novo turnigy é muito completo tem configurações que nem se imagina
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Kkkkkkkkkkkkkkk..... Calma gente, calma gente!!!!

Tem realmente varias maneiras de se fazer isso.
Pode ser feito pelas configurações de LIMITS, conforme eu falei;
Pode ser feito pelas configurações de CURVES, limitando a mesma de -100, -50, 0, +25, +35 (por exemplo);
Pela dual rate eu nunca tentei, mas foi muito boa a dica. Eu nem tinha pensado nessa possibilidade.
A vantagem que o amigo citou, de se usar o dual rate, é que caso eu necessite de um motor extra, em uma situação de emergência, é só desabilidade a chave e pronto. O problema é que quase todos os meus SWITCHES estão ocupados! Kkkkkkkkk.... O THR eu uso pra travar o motor (por segurança). O GEA eu uso como se fosse um piloto automático de velocidade de cruzeiro - pra mim e pra quem pratica FPV isto se torna muito útil, pois define-se a velocidade de cruzeiro constante sem precisar se preocupar com o stick do motor.;
A chave de três posições eu uso com o OSD, para setar o piloto automático e o RTH.
A chave TRN eu uso com o OSD, pra mudar o display. Sobram mesmo os três potenciometros (P1, P2 e P3), que não são SWITCHES, mas apenas inputs.

De qualquer forma, agradeço muitíssimo pela opinião de vocês. Me ajudou bastante!!!
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Responder