Estabilizador Gyro 3 eixos em Avião - Acrobacias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Estabilizador Gyro 3 eixos em Avião - Acrobacias

Mensagem por Gustavo Valle »

Pessoal,

Estou pensando sobre o Gyro de 3 eixos para utilização em avião.

Não tenho a intenção de aprender pois já vôo a 17 anos e com isso tenho uma experiência legal com aeromodelismo. Minha intenção é diversão, utilizar o auxílio do gyro para "aprontar" com o aero... hehehe

Minha idéia é experimentar para ver como funciona... Já entendi que ele corrige os movimentos involuntários do avião causados por fatores externos, como vento, turbulência e deixa o vôo muito mais estável... Utilizando esse raciocínio me surgiu um pensamento interessante... e para acrobacia? como será que o gyro se comporta??

Comprei para teste o gyro Orange 3 axis ver. 2. Não possui Head Lock...

Mas estou com algumas dúvidas e ansioso para saber o comportamento antes de utilizá-lo... alguém que tenha experiência com isso ou que queira raciocinar um pouco em cima desse conceito poderia me ajudar?

Percebi que o gyro buscará manter o avião na posição colocada de acordo com o último comando dado... Portanto teoricamente, em um avião com performance acrobática, se colocado na faca ele irá permanecer até que eu dê um comando para tirá-lo dessa posição... certo?

Se colocado em posição de torque-roll ele irá permanecer na posição vertical, corrigindo qualquer tendência de deslocamento, e eu conseguirei deixá-lo nessa posição apenas controlando aceleração, certo?

Em vôo invertido ele mesmo irá corrigir o profundor para não deixar o bico afundar... certo?

Ou estou equivocado? Precisaria de um gyro head lock? Ou nem mesmo o head lock seria capaz dessa proeza?

Na pior das hipóteses, se nada disso funcionar, vou colocar ele em um avião apenas para voar em dia de muito vento, para se tornar mais estável e poder me divertir mais sem a preocupação de movimentos indesejados...

Vamos discutir a respeito desse assunto? Poderá ser uma excelente troca de experiência...

Meu gyro deverá chegar sexta-feira pelo correio, se tudo der certo vou fazer uns testes esse fds e coloco o resultado disso tudo aqui!

Sei que vou ser criticado por muitos... que vão falar que isso não é aeromodelismo de verdade, que acrobacia assim não tem graça... sei de tudo isso... mas a minha única intenção, se tudo der certo, é diversão...

Abraços e bons vôos a todos...

Gustavo Valle
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Poxa, achei que iria gerar alguma polêmica e que várias pessoas iriam "viajar" na teoria do funcionamento dos gyros... mas acho que ninguém achou tão interessante quando eu.... kkkkk
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Amigo eu já usei dois giros a muitos anos atrás, mas faz tempo mesmo.
E te digo fica legal, usei no aileron e profundor e funcionava super bem.
abs
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Obrigado Celso!

Não chegou a tempo de testar esse final de semana, vou testar no próximo!

Abraços!
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Miler
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Jul 22, 2013 10:57 am
Localização: Salvador Bahia

Mensagem por Miler »

Ola amigo , conte como foi a sua experiencia com o gyro para o tork roll ?
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

a bavarian demon , tem o córtex que é para aviões.
Responder