FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
cbosp
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 9:37 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por cbosp »

Hidden escreveu:
SH4RK0 escreveu:Algum cristão sabe por onde eu acionou a função throttle cut neste rádio? Não aguento mais meter o dedo no escape para apagar o motor!


Bom, como sempre no Taranis tudo tem mais de uma forma de ser feito, por isso segue somente uma sugestão que já fiz e funcionou:

Na tela de mixagens, insira uma linha de mixagem abaixo da mixagem do acelerador, nesta mixagem você coloca como "source" a chave que vai querer utilizar para acionar o cut, e na opção "weight" você coloca um valor entre "-10" e "-20" por exemplo e finalmente na opção "Multpx" você deixa em "Add".

Desta forma, quando a chave selecionada estiver desativada, o canal do throttle não vai chegar ao valor mínimo (se vc tiver deixado o weight em -10, ele vai chegar a -90, se deixar o weight em -20, ele chegará a -80, e assim por diante) mas o valor de aceleração total não será afetado, e quando você ativar a chave, e estando com o acelerador no mínimo, aí sim o servo chegará ao mínimo valor de deslocamento.

Explicando assim até parece complicado, mas gastei 1 minuto para fazer e testar aqui no meu.

Abraços.

Realmente temos mais de uma forma, eu fiz um pouco diferente, em Special Functions, selecionei uma chave, escolhi a função OVERRIDE, marquei o canal CH3 (Trotle), com valor -100, e marquei o campo de check.

Além disso, fiz mais uma Special Function, com a mesma chave, e escolhi a função PLAY TRACK, coloquei como valor "engoff", e 1x, assim, ao acionar a chave, além de desligar o motor, o rádio fala "MOTOR DESLIGADO/ENGINE OFF", apenas uma firula.
[ ]'s

Cbosp
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por SH4RK0 »

Obrigado meus amigos! Esse rádio é um pouquinho complicado, o manual não ensina absolutamente nada, até porque, com a quantidade de funções que este rádio tem, a o manual seria uma bíblia! rsrsrs

Abraços
Thiago Aragão
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Hidden »

SH4RK0 escreveu:Obrigado meus amigos! Esse rádio é um pouquinho complicado, o manual não ensina absolutamente nada, até porque, com a quantidade de funções que este rádio tem, a o manual seria uma bíblia! rsrsrs

Abraços



Na verdade o manual em questão nem é do Taranis propriamente dito, mas sim do OpenTx que é o firmware que a FrSky adotou.

Pra quem se dá bem com o inglês, acesse o site open-tx.org, está tudo lá, mas tem muita coisa mesmo...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por alissongc2000 »

Olá pessoal, eu estou ficando mais offline do que online, mas estou tentando ajudar bastante o pessoal com o OpenTX e o Taranis, muitos já me procuraram para ajudar a configurar seus Aviões, Drones, planadores, etc.. então resolvi fazer alguns videozinhos para dar uma mão principalmente aos mais iniciantes, que ficam perdidos com as coisas mais básicas, imagino que se passa na cabeça quando ficam de cara com a grandeza do software OpenTX do Taranis e posso dizer também do 9xR ... Existem softwares de rádios que são muito simples, digo isto pois achava que não existia nada mais simples do que o software do Turnigy, mas depois que vi o software do Spectrum entendi porque muitos não conseguem sair da tela inicial do Taranis.. sendo assim vou passar duas dicas:

A primeira é que existe um site, chamado Universidade OpenTX (http://open-txu.org), que é tipo um super site sobre o OpenTX onde há um manual online atualizado muito bom para usar como partida no estudo do OpenTx, porém é em inglês, apesar de ser um inglês bem técnico, sei que muitos tem dificuldade com a língua.

A segunda dica é que humildemente fiz uns videozinhos para dar uma mão para o pessoal, tentei deixar simples, sem deixar ser muito superficial (quero dizer que alguns são bem grandes... algo em torno de 40minutos ou mais), pois a ideia é ensinar alguma coisa.. portanto quem tiver interesse em dar uma olhada nos videos, segue a playlist:

https://www.youtube.com/playlist?list=P ... QBfZkQADz7

Por enquanto são apenas 6 videos, mas pretendo fazer mais videos e depois se tudo correr bem, revisitar alguns tópicos onde abordei mais basicamente o OpenTX (tal como as mixagens) e explicar como fazer algumas coisas mais complexas. (Do jeito que os preços estão acho que vou ficar mais no computador do que na pista daqui pra frente hehehe).

Se tiverem criticas, dúvidas ou dicas de algum assunto ou alguma outra coisa que posso melhorar ou explicar nos videos, postem nos comentários, sempre tento responder a todos, mesmo que demore alguns meses kkkk :D brincadeira (será?).

Bom mas, antes que falem, eu sei que os videos estão com uma péssima qualidade, e o som do cooler do meu notebook fica toda hora atrapalhando.. estou trabalhando nisto, estudando outras ferramentas de edição e providenciando um microfone(todos que tentei até agora achei muito ruins) para tentar melhorar isto nos próximos videos, mas por enquanto é o melhor que posso fazer..

Abraço a todos.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Jonathan M. »

Amigos, vocês já viram o novo rádio da FrSky Taranis que está em pré-venda na Bangood?

http://www.banggood.com/pt/FrSky-Tarani ... 87467.html

Sensacional!
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
DavidLopesPB
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jul 26, 2015 1:49 pm
Localização: João Pessoa-PB
Contato:

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por DavidLopesPB »

Problema na atualização do Taranis.

Boa noite pessoal, conversando com um amigo hoje ele tentou atualizar o rádio Taranis X9D Plus hoje a tarde e para nossa surpresa, o rádio não inicializou mais. Quando liga ele a tela fica acesa sem caracteres e vibrando por um determinado tempo e apaga. Alguém já teve algum problema parecido?
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por py2meu »

Concordo plenamente. Deve-se levar em conta os receptores, mas para o Aurora, por exemplo, tem o Delta 8 a U$ 23,00 na HK.
Aí considerando somente o rádio, uma vez que o receptor é o mesmo preço, não dá pra ter dúvida.
Gosto desses modelos. Por exemplo, tive um Turnigy 9x com FrSky por muito tempo e só me deu alegria. Mas ao investir 1000 dilmas num rádio, não dá pra arriscar. Pelo menos pra mim é muita grana.
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por py2meu »

Desculpem pessoal, não vi no meu monitor que tinha mais msg, tava desregulado.
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por rbmoreira »

nesse rádio funciona os modulos orange DSM2 e modulos protocolo DEVO e Walkera?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Hidden »

rbmoreira escreveu:nesse rádio funciona os modulos orange DSM2 e modulos protocolo DEVO e Walkera?



O Orange funciona porque eu mesmo já usei, quanto ao Walkera acredito que funcione se o módulo Walkera aceitar protocolo padrão PPM 8 canais.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder