Futaba T7C FM 72MHz com Módulo FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

[quote:5174b7bc2f="Rensanches"]Chave tres posições módulo FrSky-DIY com telemetria.
(Fonte: Hobbyking - FILES referente ao DIY)
Vou ver se consigo anexar também a tabela referente a cada posição.
A função desta chave é bindar com RX sem telemetria e RX com telemetria.[/quote:5174b7bc2f]


Rensanches então foi falta de ateção minha pois os kits que sempre instalo vem com a de 6pinos e essa não vi que era so a de 3 pinos eu pensei que era essa

[img:5174b7bc2f]http://www.e-voo.com/forum/files/mvc_006s_851.jpg[/img:5174b7bc2f]
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Fiquei em dúvida, porque encontrei a informação de que esta chave no DIY serve para comutar os tipos de receptores (com telemetria e sem telemetria). As posições FW, 2-WAY e 1-WAY. Além do mais, onde vi a comutação de um sistema para o outro, o chaveamento é feito em dois fios (positivo e sinal). Esse módulo DIY com telemetria da FrSky indica qual fio é o sinal, o corrente e o neutro? Qual é a cor de cada um deles, alguém sabe? Porque no rádio o fio terra (-) é vermelho, o positivo (+) é marrom e o sinal é preto, conforme o post do Edgard. Essa chave que precisa, tem 3 estágios? Liga-neutro-liga, é isso? Ou basta liga-liga, com dois estágios? Outra coisa que não ficou claro, parece que o rádio tem que estar programado em PPM. Ao que entendi o módulo não funcionará se receber sinal do rádio em PCM, é isso?
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

A chave não precisa ser de 3 posição pode ser so 2 posição mesmo o modulo vem com vermelho = positivo preto = negativo amarelo=sinal ppm
Enquanto a chave de telemetria ela ja vem soldada.
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Se eu quiser monitorar o nível de carga da bateria do receptor, com esse módulo, o que é que preciso comprar? Seria o receptor com telemetria, sensor de carga e a telinha? É isso? Vocês poderiam postar os links desses itens que preciso comprar? Agradeço a quem me atender.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

A chave para comutação FM / 2.4 é de duas posições com 6 polos (3 + 3 = 1 central e dois laterais (x 2).
Voce liga na posição central o positivo e o sinal (claro cada um de seu lado para não mandar tensão no sinal). Aliás, este é meu receio, acho não ser necessário correr este risco, não comutaria o sinal PPM, somente o positivo, haja vista que quando não se coloca esta chave, o sinal PPM irá para os dois módulos (claro tirando o cristal neste caso pois a placa FM fica energizada).
O terceiro fio é o negativo que fica ligado direto nas duas placas e não tem necessidade de ser comutado.
No site da Hobbyking, vá em FILES e veja o arquivo referente a instalação do módulo Sky,
Fio (RED) Vermelho + positivo
Fio (BLACK) Preto (GND) terra - negativo
Fio (YELLOW) Amarelo é o PPM.


Como dito antgeriormente, no site da Hobbyking, Radios & Receptores, click em Corona 2.4GHz DIY Module & RX (DSSS), va em FILES (aba roxa) e abra o arquivo onde diz Futaba 7..., tem um tutorial com fotos mostrando passo a passo como fazer a conversão, onde cortar os fios, como ligar, além de mostrar o esquema com a chave de comutação. Pelo que ví todos os módulos na parte de ligação são iguais, todos eles tem 3 fios para ligar (positivo, terra, ppm), depois dessa lida, fica mais facil fazer a conversão que empurrar bebado na ladeira.
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19969__FrSky_FLD_02_Telemetry_Display_Screen.html


http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16671__FrSky_Battery_Voltage_Sensor_FrSky_Telemetry_System_.html
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Pessoal, vocês foram muito atenciosos para comigo, agradeço a todos que colaboraram para tirar minhas dúvidas. Com os conhecimentos adquiridos neste tópico acredito estar apto a fazer a adaptação no meu rádio, sem perigo de danificá-lo. Agora é comprar o "bendito", esperar pela boa vontade dos correios e RF e colocar a mão na massa. Vou optar pelo sistema com a chave para evitar o: bota cristal, tira cristal. Ficarei com o: vira chave 72MHz, vira chave 2,4GHz.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

A chave para comutação FM / 2.4 é de duas posições com 6 polos (3 + 3 = 1 central e dois laterais (x 2).
Voce liga na posição central o positivo e o sinal (claro cada um de seu lado para não mandar tensão no sinal). Aliás, este é meu receio, acho não ser necessário correr este risco, não comutaria o sinal PPM, somente o positivo, haja vista que quando não se coloca esta chave, o sinal PPM irá para os dois módulos (claro tirando o cristal neste caso pois a placa FM fica energizada).
O terceiro fio é o negativo que fica ligado direto nas duas placas e não tem necessidade de ser comutado.
No site da Hobbyking, vá em FILES e veja o arquivo referente a instalação do módulo Sky,
Fio (RED) Vermelho + positivo
Fio (BLACK) Preto (GND) terra - negativo
Fio (YELLOW) Amarelo é o PPM.


Como dito antgeriormente, no site da Hobbyking, Radios & Receptores, click em Corona 2.4GHz DIY Module & RX (DSSS), va em FILES (aba roxa) e abra o arquivo onde diz Futaba 7..., tem um tutorial com fotos mostrando passo a passo como fazer a conversão, onde cortar os fios, como ligar, além de mostrar o esquema com a chave de comutação. Pelo que ví todos os módulos na parte de ligação são iguais, todos eles tem 3 fios para ligar (positivo, terra, ppm), depois dessa lida, fica mais facil fazer a conversão que empurrar bebado na ladeira.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Rocha,
Se for monitorar alguma coisa, tem que conectar um cabo de 4 fios para fora do rádio. Não tenho detalhes, estou olhando meu módulo externo e também ví o conector femea na foto do DIY.
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

A princípio foi o que pensei, comutar apenas o fio positivo. Agora eu pergunto: se a placa 72MHz receber somente o neutro e o sinal, ela ficará energizada, sem receber o positivo? Nesse caso, 72MHz recebendo apenas o neutro e o sinal, eu precisarei retirar o cristal, quando estiver usando o 2,4GHz? É Rensanches, estive olhando e parece que para monitorar algo, precisa de uns cabos extras etc. Além de aumentar o consumo de corrente das baterias. Abrirei mão dessa telemetria, fica até mais barata a adaptação.
Responder