Ainda sobre Rádios, uma reflexão Ego X Razão.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Ainda sobre Rádios, uma reflexão Ego X Razão.

Mensagem por Douglas Lenz »

Como já citei anteriormente, sou da antiga, apesar dos meus 38 anos. A experiência e a observação me ensinaram muito nestes 17 anos de aeromodelismo, assim como a muitos aqui do fórum que são antigos no hobby também.

Em relação aos rádios controle hoje me deparo com uma situação nunca antes vivida no modelismo em geral, rádios de diversas marcas, diversos modelos, qualidade variável e consequentemente diversos preços. Com as facilidades hoje, se compra um rádio que funciona por U$50. E não só a rádios, mas em tudo, modelos, motores, etc.

No entanto minha reflexão frente aos avanços tecnológicos,oferta de modelos e suas infinitas vantagens é um pouco mais focada, ela se baseia no REAL uso que se dará ao rádio em questão,versus as vantagens, sejam elas tecnológicas, eletrônicas, de recursos diretos ou ainda de "Status Social" que ele, o rádio, pode vir a oferecer.

Hoje vejo um sortilégio de recursos inúteis a 90% dos usuários destes rádios e tantas outros recursos que não tem uma função duvidosa.

Acredito que antes de qualquer consideração que devamos tomar em relação a qual marca, modelo ou recursos que o rádio possa nos oferecer, devemos ter em mente perguntas iniciais básicas.

- Qual uso que farei do rádio? Quantos canais realmente preciso? Quais os recursos que conheço, sei pra que serve e que irei usar? Quanto tenho para gastar? Qual o tamanho do meu Ego?

Atualmente aqui no fórum quando se lança um assunto como meu rádio deu problema, perdeu sinal, descarregou a bateria, etc... Vejo um sem número de defensores de suas marcas e modelo, no qual me incluo, como o seu é o melhor e os outros não tão bons.

Rádio com 18 canais, 10 tipos de mixagens, sub-trim digital master com regulagem de 0,00006 milimetros de ajuste, são ofertas tentadoras, mas pra que? pra quem?

Qual o uso que fará do seu rádio, qual modelo voará com ele, quais recursos te serão úteis?

Já vi pessoa no clube com rádio de 9 canais TOP de linha voando treinador 3 canais a mais de 2 anos !!! Pergunta, se ele estivesse usando um rádio básico de 4 canais qual seria a diferença? 5 canais? hehe!

Assim como já vi gente levando troféu de primeiro lugar na Acrobacia Mini Fai com rádio 4 canais FM conquest.

O que precisamos ter, um rádio confiável 100% do tempo, com recursos que nos atenda às necessidades ou o melhor rádio que o dinheiro possa comprar mesmo que eu nunca use 25% do que ele oferece?

Até onde modernismo, sofisticação e tecnologia tem relação com confiabilidade e qualidade?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo Douglas, o seu ponto de vista é pertinente e concordo em grande parte, mas o fato mesmo é que na "era" de tecnologia em que vivemos o que acontece é isso mesmo, os fabricantes oferecem cada vez mais recursos pois é isso que vende, e vende por que a maioria das pessoas vêem a tecnologia como um bem de consumo "palpável", mesmo que não saibam o que fazer com ela.

Outro exemplo muito parecido com isso são os atuais SmartPhones, pela minha observação pessoal creio que mais da metade das pessoas que possuem moderníssimos smartphones simplesmente não precisam nem de 10% dos recursos que o aparelho oferece, e se for ver os que sabem mecher em pelo menos metade das funções do gadget a proporção cai drasticamente, mas isso não quer dizer que essas pessoas não possam ter o produto, afinal é um desejo pessoal (coletivo?) que se a pessoa puder ela vai satisfazer.

E voltando ao rádios, eu atualmente possuo um FrSky Taranis, no momento utilizo metade da capacidade de canais do rádio (uso 8 e posso usar 16 canais) e no quesito programação é até difícil fazer uma proporção pois o firmware tem possibilidades praticamente infinitas, mas dá uma sensação boa de saber que se em algum momento eu precisar de mais recursos os mesmos já estarão disponíveis lá.

Com relação ao ego não tem nem o que dizer, cada um tem o seu, é até engraçado quando chego com meu Turnigy ou o Taranis (ambos com a sua devida cara de xing-ling barato) e sempre tem algum modelista que olha com cara de desdém e se sente o máximo com seu rádio de grife nas mãos, felizmente estou em uma fase em que isso não me incomoda mais.

Para finalizar você toca em um ponto muito importante: A confiabilidade. Eu não sou a melhor pessoa para se discutir esse assunto pois em 7 anos de hobby, onde comecei com um rádio Walkera de 7 canais que chegava a ser hilário (a programação tinha que ser feita "ás escuras" utilizando dips-switches na parte posterior do rádio e os potenciômetros na parte da frente) passando pelos famigerados rádios E-Sky dentre outros, que eu me lembre nunca tive uma lenha sequer por falta de controle, talvez isso se deva ao fato de eu ser uma pessoa muito metódica e pesquisar e estudar bastante sobre o sistema antes de colocá-lo em funcionamento, então a questão é até onde a confiabilidade depende somente do equipamento e quando começa a depender do fator humano...

Como sempre esse assunto gera pano pra mais de metro de manga :D

Abraços.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Douglas, esse é um assunto realmente bem complicado, pois a maioria tem rádios sofisticados que não usa nem 10% dos recursos que o rádio dispõe e eu me incluo nisso, pois o meu rádio é um Futaba com 8 canais e com várias configuração para planadores que eu nunca irei utilizar, para 3 tipos diferentes de helicópteros que nunca irei usar e várias mixagens para aeromodelos que eu nunca irei usar, pois de nada adianta eu fazer um monte de mixagens para usar todos os canais do receptor, se a entrada de corrente é uma só e a trilha inicial é uma só.
Utilizamos sim alguns recursos como trim e sub trim, mas isso somente para um ajuste fino que pode perfeitamente ser feito na linkagem do aeromodelo se esta for bem feita e corretamente feita.
Os trims nos ajudam a corrigir alguma tendência que o aeromodelo possa vir a ter e esse recurso, sempre foi utilizado até mesmo nos primeiros rádios de 2 canais, que tinham os trims para ajuste em voo.
Realmente o assunto rádio é algo bem complicado, mas tenho visto gente comprando rádio Futaba top de linha e querendo usar um receptor orange nele. Ora, se é para comprar um rádio bom e querer usar receptores xing ling, cadê a confiabilidade do rádio então?
É o mesmo que tenho visto gente comprando replicas de carrocerias de Shelby Cobra e montando em cima de um chassis de fusca, tem somente a aparência, mais nada e o mesmo vale para quem comprou um rádio Futaba ou JR e quer usar receptores baratinhos, só tem a aparência, mais nada, pois a qualidade que é imprescindível no receptor, foi pro saco.
Os equipamentos atualmente tem sido muito mal instalados, mal utilizados e muitos querem um aeromodelo cheio de firulas, cheio de pra que isso e não sabem nem o por que o aeromodelo voa.
É como você disse antes, tem gente pilotando aeromodelos em campeonato de FAI avançado com rádio FM 4 canais Conquest e o pior de tudo (ou melhor), ganhando prêmios.
Por que então eu tenho rádios de 7 e 8 canais?
Simples, por ser escalista, procuro detalhes funcionais em um aeromodelo, como trens retráteis, flaps, portas que se abrem, luzes de navegação acionadas pelo rádio e isso tudo exige canais extras em um rádio e que se danem as mixagens, afinal, os cabos Y foram inventados para isso.
Ahh, mas eu já tive problemas com cabos Y!
Simples, pois a maioria dos cabos Y vindos da China, são de fios muito finos e não suportam a corrente drenada pelos servos xing ling que consomem pra caramba.
Compre cabos de qualidade ou os faça em casa com fios de qualidade e bitolas dentro da corrente que irá passar por eles que "NUNCA" terá problemas com cabos Y.
Telemetria?
Ummmm, já vi gente na pista com rádio com telemetria e só olhava para o visor quando ouvia o beep de bateria fraca, ou seja, vai ficar olhando o aeromodelo voando ou para o visor do rádio para olhar bateria, temperatura do motor, velocidade, altitude e muitas outras coisas?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Concordo com a opinião dos veteranos.

Quando tivermos um radio que "faz tudo"...acabou a graça do hobby.

Aprecio o voo de um aero que foi confeccionado com esmero e detalhes e é o que me basta.

Não há necessidade de tanta sofisticação, apenas confiabilidade do sistema eletrônico e do aero.

Quando chegarmos ao ponto de somente ligarmos o rádio e tudo acontecer conforme um programa pré determinado e tudo RTF......estarei fora disso.

Restarão somente esses "tontos" e saudosistas como eu.

Aí fico pensando como será esse forun a uns anos.....

E todos admiram os aeros old time .!!!?????

Vai entender ?????
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Hidden

Sobre smartphones, iphones e cia, nem tem o que se comentar, basta observar as exorbitantes mudanças entre o modelo 5 e o 6 ou entre o modelo 3 e 4. São minimas, mas são mais atuais e quem não os tiver, está "desatualizado" !! hehe!!

Laercio

Já conversamos pessoalmente sobre isso, hoje em dia a facilidade de tudo está intimamente ligada ao "desapego" com o modelo (edquipamento) em questão... Se quebrar, azar, quebrou, compra-se outro e bem baratinho !! No inicio da década de 90 um receptor futaba 6 canais custava mais caro que um modelo eletrico completo, voando, hoje em dia. (rádio, motor, modelo, bateria)

Não podiamos nos dar ao luxo de quebrar uma hélice, muito menos o avião inteiro. A dificuldade de achar peças e o valor nos faziam caprichosos e cuidadosos.

Os rádios eram vendidos com 4 servos, e comprar um a mais era caro pra burro.

Esta facilidade e barateamento de tudo relacionado ao hobby a meu ver deixou o pessoal que está iniciando agora mais relaxado em todos os aspectos com o aeromodelismo. Hoje quebrar um avião "faz parte". Com R$ 150,00 tu compra avião, motor e servos. Antes com R$ 150,00 tu não comprava uma agulha de carburador se esta quebrasse numa queda menor.
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Ainda sobre Rádios, uma reflexão Ego X Razão.

Mensagem por carlitovargas »

[quote:3fa6ef50fe="Douglas Lenz"]Como já citei anteriormente, sou da antiga, apesar dos meus 38 anos. A experiência e a observação me ensinaram muito nestes 17 anos de aeromodelismo, assim como a muitos aqui do fórum que são antigos no hobby também.

Em relação aos rádios controle hoje me deparo com uma situação nunca antes vivida no modelismo em geral, rádios de diversas marcas, diversos modelos, qualidade variável e consequentemente diversos preços. Com as facilidades hoje, se compra um rádio que funciona por U$50. E não só a rádios, mas em tudo, modelos, motores, etc.

No entanto minha reflexão frente aos avanços tecnológicos,oferta de modelos e suas infinitas vantagens é um pouco mais focada, ela se baseia no REAL uso que se dará ao rádio em questão,versus as vantagens, sejam elas tecnológicas, eletrônicas, de recursos diretos ou ainda de "Status Social" que ele, o rádio, pode vir a oferecer.

Hoje vejo um sortilégio de recursos inúteis a 90% dos usuários destes rádios e tantas outros recursos que não tem uma função duvidosa.

Acredito que antes de qualquer consideração que devamos tomar em relação a qual marca, modelo ou recursos que o rádio possa nos oferecer, devemos ter em mente perguntas iniciais básicas.

- Qual uso que farei do rádio? Quantos canais realmente preciso? Quais os recursos que conheço, sei pra que serve e que irei usar? Quanto tenho para gastar? Qual o tamanho do meu Ego?

Atualmente aqui no fórum quando se lança um assunto como meu rádio deu problema, perdeu sinal, descarregou a bateria, etc... Vejo um sem número de defensores de suas marcas e modelo, no qual me incluo, como o seu é o melhor e os outros não tão bons.

Rádio com 18 canais, 10 tipos de mixagens, sub-trim digital master com regulagem de 0,00006 milimetros de ajuste, são ofertas tentadoras, mas pra que? pra quem?

Qual o uso que fará do seu rádio, qual modelo voará com ele, quais recursos te serão úteis?

Já vi pessoa no clube com rádio de 9 canais TOP de linha voando treinador 3 canais a mais de 2 anos !!! Pergunta, se ele estivesse usando um rádio básico de 4 canais qual seria a diferença? 5 canais? hehe!

Assim como já vi gente levando troféu de primeiro lugar na Acrobacia Mini Fai com rádio 4 canais FM conquest.

O que precisamos ter, um rádio confiável 100% do tempo, com recursos que nos atenda às necessidades ou o melhor rádio que o dinheiro possa comprar mesmo que eu nunca use 25% do que ele oferece?

Até onde modernismo, sofisticação e tecnologia tem relação com confiabilidade e qualidade?[/quote:3fa6ef50fe]

Concordo plenamente seu Douglas. Abs aos colegas de Canoas
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não é questão de desapego e sim um questão do um hobby aos poucos estar acabando com a "preguiça" de muitos em querer aprender a fazer alguma coisa.
É como o Condor2 mencionou, rádios chegando com soft's de atualização que fazem tudo bastando ligar um botão e pronto, nesse momento, o hobby acabou e passou a ser somente mais um brinquedo que se ganha no natal, se brinca uns dois ou 3 meses (ou enquanto durar o aero) e se larga tudo em um canto ao esquecimento.
Estão mais baratas as coisas?
Sim, estão, o que nos possibilita comprar com mais facilidade um dispositivo ou um componente que tenha quebrado em uma queda, mas isso não significa que não precisemos mais consertar, construir, evoluir mentalmente e utilizar a tecnologia a nosso favor e não a fazer tudo por nós.
Não sou contra rádios cheios de firulas que na maioria das vezes nunca serão usadas, sou contra o comodismo do pessoal em querer tudo pronto, pois mesmo um kit RTF se cair, necessita de conserto e se o cara não tem capacidade nenhuma de pensar, consertar então, nem se fala, pois no momento em que um aeromodelo se torna descartável, não tem aeromodelismo nesse mundo, pois virou um mundo de brinquedo que é para crianças e não para adultos como nós.
O pessoal quer que o rádio faça tudo sozinho e é aí que começa o comodismo, pois se o cara soubesse utilizar o rádio e tirar proveito dele, este estaria usando um rádio e não apenas ligando como se fosse um joystick de vídeo game.
Esse é um assunto que irá gerar muito debate, muitas controvérsias e principalmente, muita discórdia, pois os "comodistas" não aceitarão serem taxados como tal, pois no fundo não reconhecem ser comodistas.
Comprar um aeromodelo pronto para voar, seja ele um Kiosho, um Great Planes ou qualquer outra marca renomada, não o fará ser um comodista, pois por não ter tempo ou habilidade para construir um do zero, não o faz ser um comodista, mas no momento em que ele quer tudo mastigado e de mão beijada, sem se preocupar em configurar nada ou ajustar nada, aí sim as coisas mudam e é sim um comodista enrustido.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Eh Douglas,sou desse tempo,e tenho saudade.
mas uso meus futaba 72 ate hoje.
abs
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

CONDOR 2 e Laércio

Muito bem colocadas suas reflexões.

Me veio agora ao pensamento uma coisa interessante, não está chegando a hora, talvez em mais alguns anos o momento em que o aeromodelismo pegar a mão contraria, retornar as origens?

Acho que não, mesmo por que a turma que iniciou agora, não tem o saudosismo e não passou pelas dificuldades e recompensas do antigamente.

Quem está começando agora, tudo está mais fácil e mais "pronto".

Carlito

Vamos deixar o "seu" de lado !! hehehe!!

Celso

Tenho um Futaba 6xas FM/PCM canal 47 e não tenho a menor intenção de troca-lo por nenhum modelo novo. O unico modernismo que me permiti foi ter um destes receptores que não tem cristal ! hahaha !!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu uso hoje 2 rádios um que tenho a uns bons anos(mais de 15) meu futaba 8uap que modernizei com um módulo 2.4 e bateria de lipo.
e tenho um airtronics 10 canais que só peguei porque estava em promoção na graves e o preço estava indecente....8)
e na época não comprei este rádio(8UAP) porque precisava de mais canais. e sim porque estava começando a voar com modelos a gasolina este era o rádio que oferecia a modulação em PCM QUE EU PRECISAVA.... tive vários futaba 6VA e estes me atenderam por muito tempo....
eu nunca usei mais do que 7 canais e uns 20 ou 30% do que o rádio me oferece.
fora escalista, que usa canal pra um monte de coisa, quem usa rádio com mais que 6 ou 8 canais é mais pra ostentar mesmo(MHO)....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder