Segredo para não inchar as baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Segredo para não inchar as baterias

Mensagem por carlos.william »

Pessoal, bom dia

Sei que parece repetitivo, mas eu não tenho tido sucesso com minhas baterias.

Tenho duas turnigy que com apenas 6 voos ficaram inchadas e não entram mais no frame do 600 Pro.

O que fazer para que isso não ocorra com facilidade?

Além de baterias boas, que outras dicas podem dar?
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Você primeiramente deverá respeitar os limites de descarga das baterias. Não opere suas baterias no limite.

Um dica importante:

Verifique o coeficiente de descarga, se sua bateria for 40-60C esqueça o segundo valor, faça o cálculo pelo primeiro valor, ou seja, 40C. Dimensione sua bateria para trabalhar com 70% desse valor.

Carregue sempre balanceando, isso evitará que alguma célula danifique mais rapidamente que a outra.

Nunca guarde sua bateria em plena carga ou com baixa carga, use sempre o modo storage ou faça um voo para que as células fiquem em sua tensão nominal, ou seja, 3,7v por célula.

Evite pancadas nas baterias.

Compre baterias de primeira linha, com certeza irão durar muito mais que as baterias de segunda linha.

Todos esses cuidados são básicos, com certeza tomando os cuidados acima elas irão durar bem mais.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Começa pelo carregamento: não ultrapassar 0,7C.
E o principal: a bateria deve ter muita folga para fornecer a corrente que o motor exige.
Uma bateria de 5000 mh e 20C por exemplo, admite, teoricamente 100 A de descarga ( 20C . 5000)=100 A. Isso teoricamente. Na prática, boa parte das baterias, mesmo carregadas, já caem para 3,8~3,9V numa decolagem, consumindo 70 A. Claro que a diferença entre marcas e até de mesma marca tem boa variação, mas esse é o segredo.

Resumo: se o consumo máximo é de 50A, uma bateria deve ter capacidade para o dobro.
Já no terreno de marcas, as opiniões são divergentes. Alguns tiveram sorte com as Tgy. Não é o meu caso. As piores foram as nano, umas porcarias, para mim.
Dessas xingling, a que me tem trazido mais satisfação é a Zippy. Mas é questão de sorte, não cabe muita discussão em baterias que não são de primeira linha. Daí utilizar o máximo de capacidade possível (30C,40C), etc....
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

"Regras" para nunca ter problemas com suas baterias:

1 - Use bateria de qualidade, sim elas custam mais caro mas tem razão para isso.
2 - Use baterias modernas, em 2014 existem baterias de 70c de descarga a 6C de carga.
3 - Use um carregador moderno e de qualidade com boa resolução de balanceamento - nada adianta uma boa bateria se o carregador ultrapassa os limites dela.
4 - Dimensione a bateria para a sua aplicação, uma bateria 20C para um helicóptero 700 vai ser pouco uma bateria 70C para um parkflyer vai ficar pesado.
5 - Utilize a bateria dentro do envelope de capacidade dela, descarregar totalmente não é recomendável, carregar uma bateria com carga de 1C em 5C é pior ainda.
6 - Ventile a bateria, colocar a bateria em um "casaco" de isopor sem ventilação não é legal.
7 - poderia escrever muito mais mas acho que estas "regras" já são suficientes.

Abraço

www.asaseletricas.com.br
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Alex Eyelles
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Mai 23, 2012 3:13 am
Localização: conchal- SP

Mensagem por Alex Eyelles »

nossa nunca tive tambem sorte com estas baterias todas as 3 que tenhu estao inchadas e olha que sigo as regras sempreguardo no modo storage e uso elas uns 30% antes de acaba tudo uma zaggy com motor 4400kv uma bateria de lipo 2200mah da uns 4 a 5 min de voo com sobra pra nao estraga haeuheu mesmo assim incho tudo
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Tenho lipos 3s 2200 sempre carrego balanceandoa 2.2 e nunca deram problemas. Vou comecar a balancear a 0,7. Interessante esse topico
Responder