Turnigy 9X Lentidão

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Turnigy 9X Lentidão

Mensagem por kmargos »

Galera,

Estou com um radio Turnigy 9x e de uns 5 meses pra cá notei que o canal do rudder fica lento nas extremidades e no centro, não é curva D/R pois após calibrar o canal do rudder (leme) volta ao normal.

Minhas perguntas são:
Alguém já detectou esse problema ?
Resolveu de que forma diferente da minha?
É normal acontecer isso nesse rádio?

Obrigado.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Exponencial, só isso... Dá uma conferida aí!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Como eu disse não eh a exponencial (D/R) pois depois de calibrado estaria do mesmo jeito. já é a segunda vez que acontece comigo em uns 5 meses. É só calibrar que volta ao normal.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Se fosse exponencial a curva serie uma espécie de senoidal, nos extremos tem um atraso, depois fica rápido e no centro fica atrasado novamente. Isso não da pra fazer nesse rádio. Mas valew a tentativa.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Exponencial é uma coisa e Dual Rate ( DR ) é outra. A função do exponencial é diminuir ou aumentar a sensibilidade do stick do throttle no centro ou extremidades... As respostas de comando podem ficar mais mansas ou brutas à gosto do freguês!!! Exponencial pode ser colocado tanto positivo quanto negativo...
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Sim , mas infelizmente não é exponencial.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Só uma correção Lívio. No stick do throttle não, e sim nos sticks do aileron, elevador ou leme.
Abraços
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Acho que você não deve ter entendido ainda a diferença entre exponencial e dual rate, pois são configurações totalmente diferentes uma da outra.
No dual rate, a função desse comando é limitar o curso dos servos, seja em movimentos positivos ou negativos. Falo em negativos e positivos, pois o curso dos sticks do rádio são configurados como 0 sendo o centro do curso, abaixo fica em -100 e acima fica em +100.
A função do dual rate é limitar o curso dos servos, mas mantendo a sensibilidade dos comandos, como por exemplo, limitar o curso dos servos em 60% para cada lado.
Sendo assim, se movermos o stick até o final do curso, mas estando com o dual rate ativado em 60%, o servo só vai mover 60% do curso total e não mais os 100% de antes.
Já o exponencial não é limitar o curso, pois ele não faz isso, o exponencial atua mudando a sensibilidade do stick em mover o servo, fazendo o servo se mover bem devagar até um determinado ponto e dali em diante, se mover rapidamente para completar os 100% de curso total.
Vamos supor que você configure o exponencial de forma que até o meio do curso do stick, o servo se mova somente 20% do curso e do meio do curso do stick em diante, o servo se mova os 80% restantes, isso te dará a sensação de que o servo está com atraso de movimento, pois até a metade do curso do stick ele se move pouco, mas dali em diante é rápido o movimento, ou seja, até a metade do stick, o servo quase nem se move, mas da metade em diante o servo se move rápido demais.
Na imagem abaixo dá um exemplo de curva de exponencial desativado e ativado, onde na fase ativado, você deve notar que do 0 ao 100, não é uma linha reta e sim uma curva que é definida a sua curva pela configuração do rádio.
Posso até ter te entendido errado, mas a forma como você se expressa, dá a entender que está confundindo totalmente o que é dual rate e o que é exponencial, pois já no início mencionou exponencial / dual rate, pois o sintoma que você reclama, não tem nada a ver com dual rate.
Anexos
curva de comando exp.jpg
curva de comando exp.jpg (35.75 KiB) Exibido 3576 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Eu acho que ninguém entendeu a minha dúvida, esqueçam o dual rate e exponencial.
Simplesmente o turnigy descalibra no canal leme. Parece exponencial mas não é , mesmo em um reta (linear) o stick responde lento no meio (50%) e nas extremidades (0% e 100%) e isso é impossível de fazer nesse rádio.

Eu só consigo resolver isso é calibrando novamente o rádio.

Gostaria de saber se esse problema aconteceu com alguém e sua possível causa.

Penso eu, que pode ser o potenciômetro que pode estar com falhas que não consigo detectar.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Potenciômetro só vai conseguir diagnosticar retirando ele do rádio e fazendo testes com pelo menos um multímetro, fora isso, não tem como.
Pode sim ser potenciômetro, mas quem tem que testar é você, não nos adianta te dar probabilidades se você já tem uma e ainda não a eliminou.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder