Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

rmedeiros
membro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagempor rmedeiros » 09 Fev 2015 11:45

Eu presenciei algums problemas em Joao Pessoa-PB e em Itaperuna RJ

Em itaperuna a igninição estava a uns 15cm do rx acredito que esse tenha sido o problema.

O motor se nao me engano era um 15cc

porem isso e muito relativo.

Eu tinha um 72mhz com frequencia 72790, na pista em joao pessoa esse rádio enlouquecia.

La tambem praticamente nao se voava spectrum pois apresentava problema, ja aqui em manaus so tem spectrum, eu e mais uns 3 somos os diferentes.

Quanto ao sumd eu acredito ter conseguido, entra no menu telemetria, rx setings e nao sei se era pq eu so tinha ligado no canal 6 ele ja apareceu a opção sumd = off/on

Norba-RJ
membro

Mensagempor Norba-RJ » 10 Fev 2015 08:10

Aqui no RJ ( capital) tenho informação e contato com o pessoal das principais pistas e o unico caso de falha real de radio que temos noticias é do airtronics voando na pista da AMA .
O resto tanto nas pistas como as varias marcas de radios que usam , não temos problemas .
Especificamente o A9 , tenho amigos que voam gasolina ( aeros 42% e 35% ) e nenhum caso de falha. Um deles esta iniciando com jato treinador a 1 ano e ate agora nada.
Eu uso em glow e eletricos ( inclusive com RX da HK ) e para minha surpreza ate hoje nada .
Agora um fato comum é que todos que conheço em caso de queda por algum motivo de erro antes de reaproveitarem do rx , o testam muito para ter certesa que não sofreu avaria na queda .
Hoje conheço dois que estão voando com o groupner . Estamos dando mais um tempo para saber da confiabilidade do radio.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços

danilosanfer
membro

Mensagempor danilosanfer » 14 Fev 2015 14:38

Amigos, recentemente adquiri um Graupner MZ-12.
Vi em algum post deste que um amigo estava compartilhando um manual em portugues.

Se alguem tiver o manual, mesmo que seja de outro graupner só pra ter uma ideia, poderia me passar? só me mandar uma MP que falo meu e-mail.

Obrigado a todos.

Lívio Cardoso
membro
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 15 Fev 2015 19:06

Veja com o Dias_Maycon .
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Dias_Maycon
membro

Mensagempor Dias_Maycon » 17 Fev 2015 16:02

Danilosanfer boa tarde,

Me envie seu email por mp que assim que possível, encaminho o manual

Abrçs,
Dias
Ninguém pode prever o quanto você pode voar, nem você até abrir as asas.

diciro
membro

Mensagempor diciro » 18 Fev 2015 00:54

alguem conhece loja no exterior de confiança que vende radio graupner

Lívio Cardoso
membro
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 18 Fev 2015 02:26

Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

marciomc
membro

Mensagempor marciomc » 21 Fev 2015 19:18

Pessoal,
Hoje completei a configuração, teste e voo dos três tipos de modelo que tenho: Quad Naza, Glow (70 4T) e Gas (30cc). Todos devidamente configurados e testados com voos mais afastados, rasantes, dorso e tudo mais. E olha que a pista esteve lotada em todos os dias que voei.

Nao percebi nenhuma falha e nada que pudesse me deixar preocupado com o rádio, inclusive com o gasolina. Voo gasolina com um i-bec (Ignition BEC) e somente 1 bateria e nada de interferencias ou falhas. Antes que alguém fale algo, eu sei dos problemas em se usar BEC na ignição dos gasolina e quem se interessar procure sobre o i-bec feito pela Tech Aero Designs LLC.
Keep flying...

Viridias
membro

Mensagempor Viridias » 22 Fev 2015 09:06

diciro escreveu:alguem conhece loja no exterior de confiança que vende radio graupner

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... &search=Go
E ainda oferece um bom desconto, além de um custo de envio mais barato. Só não dá invoice rebaixado.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.

Dias_Maycon
membro

Mensagempor Dias_Maycon » 25 Fev 2015 23:14

Pessoal boa noite,

Para quem tiver interesse, consegui esse guia no rcgroups referente aos receptores FBL GR18 e GR24 3XG+3A+Vario, disponibilizado por Jeff Pfeifer.
Abaixo o link para acesso e download ja com a tradução que realizei para portugues.

https://drive.google.com/file/d/0BwDCoA ... sp=sharing

Abrçs,
Dias

Dias_Maycon
membro

Mensagempor Dias_Maycon » 25 Fev 2015 23:26

Para aqueles que ainda não tem, segue link para acesso e download do Manual MZ 24 em portugues.

https://drive.google.com/file/d/0BwDCoA ... sp=sharing

Abrçs,
Dias

marciomc
membro

Mensagempor marciomc » 01 Mar 2015 21:13

Pessoal,
Estou querendo configurar no Quick link dois modos de vôo (avião):
1 - Decolagem / Taxi
2 - Voo

Basicamente a criação dos Q.Links e a configuração do modo 2 eu já consegui fazer... só mudei os D/R e EXP entre eles...
Agora estou com dificuldades para montar o modo 1 para decolagem.

O que eu queria fazer é que no modo 1, além do D/R e EXP no leme (essa parte OK), o profundor ficasse todo cabrado e talvez deixar o Idle forçado mesmo se movimentar o stick (vou associar a chave DV2 para evitar acionamento acidental).

É possível fazer algo mais avançado com um certo nivel de segurança, como por exemplo:
1 - Decolagem / Taxi (associado a uma chave DV2 por exemplo)

Ativado por uma chave de 3 posições, mas somente se DV2 não estiver acionada, ou seja DV2 manda no resto...
2 - Sport
3 - Precisão
4 - 3D
Keep flying...

marciomc
membro

Mensagempor marciomc » 01 Mar 2015 22:01

Bom, consegui fazer a configuração dos 4 modos... ficou assim:
QLINK CRL SLOW
....................................
ESPORTE......0.0....(nada)
DECOLAR.....0.0....DV 2
PRECISAO....0.0.....SW 3
3D..............0.0......SW 3
....................................

Desse jeito o DV 2 manda no resto.. ele girado todo no anti-horario nao adianta mexer em SW 3. Com ele já um pouco no horário, o modo da chave SW 3 é ativado... geralmente ela estará desligada, porque sempre faço o check antes de decolar, portanto decolarei no modo ESPORTE.
E durante o vôo basta mudar SW3 para chavear entre os modos de voo... ainda coloquei outras chaves para controlar D/R e EXP apenas no Aileron, leme e profundor ainda dentro dos modos de voo (exemplo D/R 100% e EXP 0% no leme para taxiar).

Quanto ao profundor eu fiz em um mixer setando o off-set no canal 3 e 8 (2 servos de profundor). Mas de qualquer forma eu acredito que não seja a forma correta ou a melhor forma de deixar o profundor em uma posicão fixa... alguém tem alguma ideia melhor?
Keep flying...

Norba-RJ
membro

Mensagempor Norba-RJ » 02 Mar 2015 23:32

POIS É
o radio parece ser bom, ou até muito bom, mas é muito novo nas nossas mãos. Vamos tomar muita surra ainda e perder muito tempo , até pq o manual é péssimo e confuso.
Tem muita coisa para descobrir até tirar pelo menos 50% do que parece que ele oferece.
O problema é que tem pouca gente com o radio a disposição no RJ.
Vamos ver mes que vem na FESBRAER o que o pessoal fala ......

Abraços

Norba-RJ
membro

Mensagempor Norba-RJ » 04 Mar 2015 21:32

Receptor do groupner esta caro, o mesmo preço dos outros , quase ninguem vai migrar de uma marca para outra e perder todo o terreno ja conquistado
Sem contar que tem receptores paralelos muito bons e baratos com Us$20,00 faz a festa para qq marca , receptores de 6 a 8 canais .
Acho que os top de 12 c ou mais (se vierem a existir com radios de mais canais) poderiam ser caros pois vão ser usados em aeros mais sofisticados , mas para 6 a 8 que é basico poderia ser bem mais em conta.
Resta usar os dois que veio com o radio e esperar acontecer o futuro.

Abraços

rmedeiros
membro

Mensagempor rmedeiros » 04 Mar 2015 21:56

Norba

tu acha 34 dólares um rx de 6 canais de 1600m de alcance com telemetria caro?

não entendi o comentário

comprei o mz 24 justamente pelo custo dos rxs e dos acessórios de telemetria que achei em conta.

por exemplo a ideia de usar um speed graupner com telemetria integrada me agrada

marciomc
membro

Mensagempor marciomc » 05 Mar 2015 10:43

rmedeiros escreveu:Norba

tu acha 34 dólares um rx de 6 canais de 1600m de alcance com telemetria caro?

não entendi o comentário

comprei o mz 24 justamente pelo custo dos rxs e dos acessórios de telemetria que achei em conta.

por exemplo a ideia de usar um speed graupner com telemetria integrada me agrada

Também tenho a mesma impressão. Mudei para o Graupner muito em função disso... receptores de 6 canais bem mais em conta e com a qualidade e garantia do próprio fabricante do rádio.

Na verdade o que está caro é a cotação do dólar rsrsrsrs
Keep flying...

Norba-RJ
membro

Mensagempor Norba-RJ » 07 Mar 2015 19:59

34 custa lá , vai pagar mais frete em dollar e imposto de 60% sobre preço + frete
Comparando a qualidade do material deles ñ é grande coisa comparado com outros.
Tenho o Mz24 e um A9x , os receptores originais da hitec são de muito melhor qualidade é só pegar os dois e comparar e tbm tem telemetria incorporada
Os paralelos que custam us$20 na HK são de 8 canais , nao tem telemetria e alcance de 1,5 a 2,5km e servem para duas ou tres marcas de radio.
O que eu quero dizer é que se a groupner quer mesmo entrar fundo no mercado vai ter que melhorar muita coisa ainda.
Qualidade do radio muito boa, sistema um pouco confuso para as pessoas , e os receptores deveriam melhorar bastante não só nos preços como na qualidade do material para ser atraente

Abraços

Norba-RJ
membro

Mensagempor Norba-RJ » 07 Mar 2015 20:29

Tenho alguns receptores comprados na Hk da Minima e da Delta , todos de 8 canais(não tem telemetria) mas observa-se que tem uma qualidade boa quanto ao material empregado.
Já foram exaustivamente testados em eletricos, glow e gas.
Problemas zero ate hoje , custo beneficio ótimo.preço entre 18 e 22 dollares, frete pequeno e nunca são taxados vindo da China.
No inicio usei meio desconfiado , instalei numa asinha, depois num stick eletrico, num pulse xt40 eletrico tambem.
Passei então para um avistar glow 46 , testamos num outro com motor os 55 bioetanol tudo perfeitofinalmente num avistar elite a gasolina motor evo10cc e um u-can-do 60/9 com motor evo 15cc nenhuma falha com os receptores
Usei dois da minima e dois da delta.
O stick agora esta sendo usado com o groupner 6 canais ( 45 dias e ate agora tudo ok ) em breve passarei o radio para o avistar glow 46.
Acho que logo logo vai sair versão desses RX para os groupners aí sim vai valer apena
Hoje a qualidade do RX não acompanha a qualidade do radio

Abraços

Abdalla
membro

Mensagempor Abdalla » 23 Mar 2015 10:04

Bom dia Graupneiros.

Estou com um problema em relação a bateria do meu MZ 18, ele veio com uma de Niquel e preciso de uma de Lipo, alguem sabe onde comprar no Brasil?
Tentei comprar na TH, mas o frete é proibitivo.

Bons voos a todos.
Voar com os pés nos chão, essa é minha paixão.

andersonaso
membro

Mensagempor andersonaso » 23 Mar 2015 10:36

No mercado livre tem. Dá uma olhada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -mz-24-_JM
Em busca da Mascada infinita!

Abdalla
membro

Mensagempor Abdalla » 23 Mar 2015 18:10

Valeu.
Comprei no ML como indicado.

Bons voos a todos.
Voar com os pés nos chão, essa é minha paixão.

Eder07
membro

Mensagempor Eder07 » 25 Mar 2015 08:53

Pessoal
Adquiri recentemente um Graupner MZ-18 e assim como a maioria estou tentando aprender um pouco mais sobre as funções desse rádio e lendo e relendo o manual. Tenho a principio algumas dúvidas:
1º Tentei aumentar a tensão no stick do acelerador mais ainda ficou muito suave diferente do meu futaba 6ch e acho q o graupner não tem clicks. Alguém conseguiu um resultado diferente?
2º Na função de telemetria será que é possível conectar o sensor de rpm de um motor DLE 20cc diretamente no receptor de 6ch ou 9ch?
3º Qual seria a melhor aplicação para as chaves SL1 e SL2 atras do rádio?
4º Na função End point o limite pode ir além de 100% mas o curso não, na pratica o que se ganha com isso?

Obrigado
T-27 20cc (EDA) - Juniaer, CAP 232 - TWM e P-51 Mustang

andersonaso
membro

Mensagempor andersonaso » 25 Mar 2015 09:55

Quanto a primeira dúvida: na parte traseira do rádio tem a parte emborrachada, onde vc segura o rádio, ali você pode erguer essa borracha, pois ela é encaixada e tem uma fita dupla face, e você encontrará dois parafusos pequenos, nesses parafusos você irá apertar ou soltar um pouco mais eles, dessa forma conseguirá a tensão desejada, inclusivo com aqueles clicks.
Em busca da Mascada infinita!

marciomc
membro

Mensagempor marciomc » 25 Mar 2015 16:18

A segunda pergunta: A telemetria tem que ser conectada no canal marcado com o "T". Nos receptores de mais canais tem uma conector no lado oposto dos canais para a Telemetria. Após isso tem que ativar a visualização da telemetria no rádio.

Com relação ao sensor de RPM, acho que não é possível fazer ligação direta (ainda não tive coragem de testar), mas postei um tópico sobre o assunto aqui:
viewtopic.php?f=7&t=177134&p=1538083&hilit=graupner+rpm&sid=7dd90956bbe81ce9e0bf1b28bb5f6709#p1538083

De qualquer forma não recomendo ligar diretamente o sensor no receptor por causa das possíveis interferências. Seria interessante usar um acoplador ótico como este:
http://www.openhobby.com/front/productd ... 0000&sort=
Keep flying...

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”