Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

acho que todas essas dúvidas poderiam ser muito bem resolvidas caso o manual fosse um pouco menos confuso.Eles tentam resumir tudo com quadrinhos e retiram as explicações.
Por sinal tentei ir seguindo o manual e o passo a passo no meu radio mas definitivamente não dá.
Um dos piores manuais que já peguei . Acho que até o momento o ponto mais fraco do radio.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Lívio Cardoso »

E o manual novo??? Tem uma segunda versão que é muito melhor que a primeira!!! Tenho aqui, se quiserem, mandem o e-mail que eu envio...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Augusto Pizarro »

Embora ja tenhamos o radio na loja a lgum tempo somente final de semana passado tive tempo de configurar e voar o meu MZ-24.
Concordo com todos quanto ao ponto fraco dele: Manual complicado!

No final das contas ele não é tão complicado assim, basta entender algumas coisas basicas da nomenclatura dos botões na tela e depois tudo corre mais fácil.
Algumas das coisas não tão simples que fiz:

-Acionar o Timer quando se usa o stick do motor
-Usar Qlink1 e Qlink2 para ter 3 D/R e EXP
-Acionar a telemetria por voz em uma chave com repetição e trocar a informação falada batendo a mesma para posição 3(chave com mola da terceira posição)
-Usar o SL2 ( Slider 2) como chave de segurança para cortar o motor. Muito útil nos elétricos como medida de segurança

Minhas próximas experiências serão:

-Configurar o Giro no receptor instalado no meu Super Senior. Dá para atribuir canais a cada ganho do Giro (Ail,Prof,Lem) com isso da para fazer o fine tuning voando!
-Fazer o circuito conforme o manual do receptor fala para medir a bateria até 25V. Basta usar alguns resistores e um capacitor e ligar na entrada "T" do receptor e pronto! Dá para medir a bateria principal dos Elétricos sem precisar de comprar nada extra.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

Caro Augusto, eu ate já consegui fazer algumas coisas que voce mencionou, como o duplo timer para tempo de voo e uso do stick do motor, tambem fiz o 3 d/r e exp usando o q link , ja sou de de pessoas que fizeram ate 6 usando duas chaves, mas não foi fácil não , muitas tentativas e muitos erros ate acertar tudo, muito tempo perdido e as pessoas acabam desistindo ou desanimando.
Meus proximos desafios são fazer o corte do motor a combustão em uma chave e fazer a dupla marcha lenta do motor , uma para voo e outra para pouso , vamos ver quanto vai ser o sofrimento; mas ainda estou com o radio em um modelo eletrico , vai acontecer quando eu coloca-lo num aero a combustão .desde já se alguem já fez isso e puder passar alguma dica agradeço antecipadamente.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

Augusto , aproveito para perguntar se na sua loja , voces vão importar os carregadores da groupner?
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por marciomc »

Augusto,
Vocês vão importar novamente os acessórios para telemetria HoTT?
Acabei de testar o módulo de bateria e achei muito legal. Fiz até um vídeo.
Outro que seria bacana é esse de rpm comentado em alguns posts acima.
Keep flying...
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 319
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por marciomc »

Conforme falei no post anterior, segue o vídeo que fiz para demonstrar a telemetria do Graupner MZ-24 com o medidor das células da bateria (LiFe e LiPo).

https://youtu.be/lD3zXmiWhYc
Keep flying...
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Augusto Pizarro »

Marciomc ainda temos um MONTE de acéssorios de Telemetria da Graupner o único em falta é o altimetro. Olhe aqui:

http://www.asaseletricas.com.br/loja/in ... Path=12_26

Acabei fazendo o sensor de voltagem para a bateria até 6S, fiz logo 3 de uma só vez. Depois posto aqui como é fácil de se montar.
Também configurei o GYRO só ainda não voei.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Abdalla
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Jul 10, 2011 4:32 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Abdalla »

Eder07 escreveu:Pessoal
Adquiri recentemente um Graupner MZ-18 e assim como a maioria estou tentando aprender um pouco mais sobre as funções desse rádio e lendo e relendo o manual. Tenho a principio algumas dúvidas:
1º Tentei aumentar a tensão no stick do acelerador mais ainda ficou muito suave diferente do meu futaba 6ch e acho q o graupner não tem clicks. Alguém conseguiu um resultado diferente?
2º Na função de telemetria será que é possível conectar o sensor de rpm de um motor DLE 20cc diretamente no receptor de 6ch ou 9ch?
3º Qual seria a melhor aplicação para as chaves SL1 e SL2 atras do rádio?
4º Na função End point o limite pode ir além de 100% mas o curso não, na pratica o que se ganha com isso?

Obrigado


Eu também gostaria de saber como usar o SL1 e SL2, acharia interessante se eu pudesse usar um deles para retratil
Voar com os pés nos chão, essa é minha paixão.
Avatar do usuário
Abdalla
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Jul 10, 2011 4:32 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Abdalla »

Boa noite Pessoal.
Alguem esta usando o radio com Quad?
Estou configurando um com NAZA Lite e preciso ativar uma chave de 3 posições para GPS, ATTI e MANUAL, configurei a chave S6, para cima GPS, para baixo MANUAL, porém com a chave no meio que deveria ser ATTI, esta no Fail Save e eu nao consigo mover com o End Point para o ATTI, alguém sabe como posso solucionar isso?
Voar com os pés nos chão, essa é minha paixão.
Responder