Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por bugalaws »

Pessoal,


Assim como o colega Norba citou mais acima, os receptores estavam em falta em todas as lojas, tower hobbies, sprit models, open hoby etc.. Mas já houve reposição, tem praticamente todos os RXs a venda em todas as lojas, lógico que não tem nenhum aqui no Brasil.. A Asas elétricas era a única loja vendendo equipamentos da marca mas acho que desistiu, comprei o último receptor 12 canais com gyro que eles tinham lá a venda.

O rádio é excelente, porém tem duas características que considero defeito, para usar rates triplos tem que usar os QLinks(flight modes) e o setup de Flap vem destinado a planadores mesmo estando configurado um aero tipo acro, ou seja, as configurações dos flaps vem assim:

Rate A (UP)
Off (Middle)
Rate B (Down)

Então quando se usa os flaps mixados com o profundor, o Middle Flap (ou o meio) está na possição Off logo ele desabilita a mixagem...


Para um aero normal tipo um cessa, ou warbird deveria ser assim:

off (No flap)
Rate A (Middle)
Rate B (Full Flap)


Tirando isso(que pode ser contornado com mixagens normais sem usar as funções específicas para os flaps) o rádio é muito interessante...

Lógico que da um receio por não ter representante no brasil em caso de algum problema, mas gostei muito do rádio.
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Jean-Michel »

Pessoal, alguém utiliza o mz24 com Heli? Mais especificamente, alguém já configurou ele usando um microbeast como fbl? Tirei o rx Futaba e coloquei o Graupner, mas estou apanhando na configuração. Sei que a ordem dos canais não é a mesma, e supostamente segui a sequência dele, mas ficou estranho. O passo está trocado com o leme. Nem mexi na configuração do mbx ainda (costumo usar as do mbx no lugar das do rádio). Tentei trocar no rx e também tentei no rádio, mas não deu certo em nenhum dos casos.
L_\_}-!
| /

Jean
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Jean-Michel »

Aparentemente resolvi meu problema, troquei no rádio o canal 1 pelo 4 e o 4 pelo 6 e também mudei o swash no rádio como de um servo só, uma vez que o mbx faz a mixagem. Agora só falta repassar as configurações do mbx e ver se o throtle está no canal certo.
L_\_}-!
| /

Jean
Avatar do usuário
andersonaso
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Mai 04, 2012 11:13 am
Localização: Lages-SC

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por andersonaso »

Que bom que conseguiu, amigo. Não pude te ajudar pq não uso heli. Meu MZ-24 é só com aeromodelo.
Em busca da Mascada infinita!
thiago_thomann
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Mar 23, 2014 9:31 pm
Localização: Limeira - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por thiago_thomann »

Deve ter algo errado!
Tudo bem que não tenho o MBX, uso o 3GX, e os únicos canais que precisaram ser trocados foram o 1 com o 6, no próprio rádio.
Mas, de qualquer forma, muito cuidado com a inversão de canais aí!
Qual o heli que está configurando?
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Jean-Michel »

Trex 550 DFC
L_\_}-!
| /

Jean
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Jean-Michel »

thiago_thomann escreveu:Deve ter algo errado!
Tudo bem que não tenho o MBX, uso o 3GX, e os únicos canais que precisaram ser trocados foram o 1 com o 6, no próprio rádio.
Mas, de qualquer forma, muito cuidado com a inversão de canais aí!
Qual o heli que está configurando?


Você tem razão, resolvi recomeçar do zero, com outra memória no rádio, e tinha umas coisas erradas, inclusive na sequencia dos cabos.
Agora só inverti o 1 com o 6 (precisei reverter sentido do 4 e do 1) e funcionou aparentemente 100% certo.
L_\_}-!
| /

Jean
Avatar do usuário
Jean-Michel
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 9:36 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Jean-Michel »

ao pessoal que voa Heli e usa o graupner, quebrei a cabeça com o throtle que não passava de 3% e claro que o manual não me ajudou. Só fui descobrir que o knob DV1 atuava como throtle hold pelo canal 12 ( não sei se isso acontece com outros receptores que não seja de 12 canais), quando assisti um vídeo no YouTube de um cidadão solucionando justamente isso. Agora estou com o throtle hold numa chave e desvinculei do canal 12.
Se alguém quiser ver, segue o link:
http://youtu.be/jl8CEWY3IZE
L_\_}-!
| /

Jean
thiago_thomann
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Mar 23, 2014 9:31 pm
Localização: Limeira - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por thiago_thomann »

No manual têm essa informação sim.
Não estou com o manual aqui, mas lembro de ter lido isso, pra desabilitar o pot do canal 12.
RuS_III
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 8:25 pm
Localização: Fpolis-SC

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por RuS_III »

Vou Gostaria de auxilio, melhor custo beneficio para escolher entre;
- Grauper MZ-24 R$ 1.6000,00 (vem rádio, dois receptores e case)
http://airtekhobbies.com/graupnermz24.html
- Futaba 10J R$ 1.400,00 (TX e RX)
http://www.fast-lad.co.uk/store/product ... s_id=28481
- Aurora 9 R$ 1.125,00 (TX e RX)
http://airtekhobbies.com/aurora9.html

Estou com bastante dúvida, o Mz24 me atrai por original fazer 4km, e como estou iniciando no FPV é muito interessante. Cabe mencionar que voo tudo, planador, quadri, escala. A grana está disponível, mas prezo pelo custo beneficio, ainda mais que meu pequeno 3 anos anda comigo e o risco de acidente com o rádio existe. Mas, fico muito feliz quando vejo seu sorriso ao segurar o rádio para o pai descarregar o modelo.

Desde já obrigado a todos, e aguardo por todas as opiniões.
Responder