Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Lepelosi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Mar 29, 2013 10:31 am
Localização: Sao paulo

Mensagem por Lepelosi »

Pessoal, segue a resposta do Sr.Aroldo Ex- Aeromodelli (Autorizado Futaba Brasil)

Este e um problema que aparece em alguns radio T7C, e preciso fazer um procedimento recomendado pela Futaba, este servico fica em R$ 250,00 mais despesas de correio.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:55bae42f75="Lepelosi"]Pessoal, segue a resposta do Sr.Aroldo Ex- Aeromodelli (Autorizado Futaba Brasil)

Este e um problema que aparece em alguns radio T7C, e preciso fazer um procedimento recomendado pela Futaba, este servico fica em R$ 250,00 mais despesas de correio.[/quote:55bae42f75]

Ok, Lepelosi. Mas é um problema sobrenatural, ele falou? Você dá motor no aero e ele sobe na vertical sem receber outro comando. Porque não tem outra explicação, você dá comando de acelerador e não há movimentação dos outros servos, como é que o aero sobe na vertical? Se um dos meus rádios apresentar esse problema vou levá-lo a um terreiro de macumba.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Estranho mesmo...
Eu pediria explicações antes de gastar este valor! Ou ao menos uma forma de simular o problema com o modelo no solo para ter certeza que o problema que ele esta imaginando é de fato o que está acontecendo

Mesma coisa que você ligar para o médico e falar que esta com dor de cabeça e ele querer te operar antes de examinar melhor....

Abraço
Avatar do usuário
rodolfoauditore
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Jun 29, 2014 3:48 pm
Localização: Vera Cruz SP

Mensagem por rodolfoauditore »

Não tenho muito conhecimento, mas se o seu radio tem o modo de teste de alcance (acredito que tenha!) entre nesse modo e faça o mesmo teste que você repetiu anteriormente, uma coisa é fazer sem o teste de alcance, outra é fazer com o teste de alcance, o radio entra em 'power down' ele faz uma simulação com uma baixa carga da bateria e com a máxima distancia entre o RX e TX, se não apresentar nada de errado nesse teste, não é o radio e nem o receptor não!

Abraço!
Lepelosi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Mar 29, 2013 10:31 am
Localização: Sao paulo

Mensagem por Lepelosi »

Viridias, realmente é muito estranho, mas vou efetuar mais um teste que o rodolfoauditore mencionou e ver se tem perda de sinal ou movimento do profundor a uma certa distância.
Aproveitando alguém tem o contato do Vicente da zona norte que conserta tx?
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:61ad088c74="Lepelosi"]Viridias, realmente é muito estranho, mas vou efetuar mais um teste que o rodolfoauditore mencionou e ver se tem perda de sinal ou movimento do profundor a uma certa distância.
Aproveitando alguém tem o contato do Vicente da zona norte que conserta tx?[/quote:61ad088c74]

E aí amigo. Alguma novidade sobre o problema, ou a correção dele, do seu rádio? Isso me interessa porque tenho dois rádios desse modelo.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

Pessoal estou trazendo esse tópico de volta por passar por situação semelhante.
Meu Futaba 7C está apresentando um "problema" parecido mas no canal do acelerador. Por diversas vezes com o aero em voo o motor apagou. Depois de algumas vezes notei que após pousar o link do acelerador estava na "lenta" e não respondia ao comando do stick do rádio. Movimentando o stick rapidamente o link voltou a funcionar. Antes eu achava que era sempre problema no motor até começar a testemunhar o problema com o aero no solo. O motor entra na lenta a um ponto antes do ajuste mínimo para uma lenta estável, tipo, como se eu tivesse desacelerado totalmente o stick e ainda diminuído totalmente o trim do acelerador.

Fiz um teste de bancada removendo o potenciômetro e não notei falha em nenhum ponto de seu curso. Um colega de pista levantou a possibilidade do motor glow gerar interferência e esta chegar até o servo. Ou bug no rádio e tentar reseta-lo. Mas certa vez o problema aconteceu com o motor desligado enquanto eu fazia testes.
É intermitente. Passo um fim de semana sem o problema aparecer e no outro acontece em todos os voos.

Será que realmente é bug do rádio? Alguém já passou por problema semelhante e resolveu?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por LaercioLMB »

Glow não interfere em sinal de rádio e você já verificou os terminais do receptor?
Mal contato nos terminais pode sim desligar o servo e ele parar de funcionar.
O receptor está instalado com espuma para não receber vibrações do aeromodelo?
Isso era regra obrigatória até poucos anos e hoje o que se mais vê são receptores fixados diretamente na fuselagem, recebendo toda a vibração do modelo e isso prejudica as soldas no receptor.
Antes quando caia um aeromodelo, uma das primeiras coisas que se verificava era o receptor se não danificou, pois o impacto ao solo pode sim danificar soldas e componentes soltarem ou quebrarem e a gente nem percebe até o receptor apresentar algum problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

SIm, receptor protegido com espuma e preso ao aeromodelo por velcro. Os conectores estão firmes e bem inseridos.
Das opções mais fáceis para as mais difíceis o que eu fiz até agora foi substituir o servo e fazer uma inspeção e testes no potenciômetro. Vou pegar o receptor na mão e fazer um check com uma lupa. O próximo passo será excluir as configurações do modelo no rádio e criar outro. Se continuar o problema troco o potenciômetro com outros rádios Fm (se for possível). São atitudes das quais eu posso fazer em casa.

Comprei o rádio que veio com + 2 receptores originais. Ainda tenho a opção de trocar o receptor com outro que está instalado num albatroz e este em um pastinha. Com esse problema acontecendo nem vou colocar o Albatroz pra cima mas o instinto diz que o problema é no rádio, até pela descrição parecida com o colega acima.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por LaercioLMB »

Outra coisa que faz a solda soltar dos pinos do receptor é o costume que muitos tem de inclinar de um lado para o outro os conectores na hora de soltar eles do receptor, coisa que não se deve fazer em hipótese alguma, pois isso além de danificar as soldas ou trilhas da placa, alarga os contatos dos conectores vindo a causar um mal contato por falta de pressão nos contatos.
Sempre se deve puxar um conector reto para fora do terminal, nunca jogando o conector para os lados para facilitar desconectar.

Parabéns por deixar seu receptor envolto em espuma para eliminar vibrações da fuselagem, pois mesmo sendo elétrico, os modelos sofrem com as vibrações de hélices mal ou nunca balanceadas.
Sei que o seu não é elétrico, mas mesmo os elétricos necessitam desse mesmo cuidado que não tem sido tomado de uns tempos para cá.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder