Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por felipegrossi »

Ia te falar exatamente do servo...
Por sinal, que servo estava utilizando? Qual a tensão que vai pro receptor? Qual bateria?

Boa sorte!
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

Bateria nicad 4,8v
Servo standards futaba 3004

O comum mesmo.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por felipegrossi »

Ai me pegou... não sei não... tentaria trocar o servo, pois é mais facil dar pau em servo que no receptor.
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

O servo já foi trocado. Fiquei chateado ao encontrar esse post e ver que provavelmente é bug no rádio.
Eu apaguei as configurações do modelo e vou recriar. Esse é o próximo passo.

Depois disso uma inspeção minuciosa no receptor e no rádio, mas ai já começa a ser um serviço de laboratório.

Mas se alguém já passou por isso ou sabe de alguém que resolveu esse problema por favor me deem uma ajuda. O que complica é ver que pode ser uma situação que dependa de manutenção de terceiros onde tudo se resolve à distância... sem garantias...
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Leandro Salles
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Jun 27, 2006 8:09 pm
Localização: S. J. dos Campos

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por Leandro Salles »

Rafael,
Esse seu problema não é o Fail Safe do rádio? Já utilizei esse mesmo equipamento seu, porém com bateria de Nimh de 6V (5 células). Se eu não me engano, a configuração padrão do 7C faz com que o canal 3 (acelerador) reduza por 30 segundos caso a bateria do receptor atinja 3,8V. Veja o manual abaixo.
Espero ter ajudado.

Battery FailSafe (F/S ): A second battery low warning feature (built into the 2.4GHz receiver).
When the airborne battery voltage drops below approximately 3.8V, the receiver’s battery F/S function moves the throttle to a
predetermined position. When the Battery F/S function is activated, your engine will move to idle (if you haven't set
a position) or a preset position. You should immediately land. You may temporarily reset the Battery F/S function by
moving the THROTTLE STICK to idle. You will have about 30 seconds of throttle control before the battery function
reactivates.
Adjustability:
• NOR F/S setting for throttle results in Battery F/S going to the servo position reached by moving THROTTLE STICK to the
bottom with TRIM LEVER centered;
• POS F/S setting for throttle results in Battery F/S also going to the same throttle servo position as the regular F/S .
Leandro Salles
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por felipegrossi »

Leandro Salles escreveu:Rafael,
Esse seu problema não é o Fail Safe do rádio? Já utilizei esse mesmo equipamento seu, porém com bateria de Nimh de 6V (5 células). Se eu não me engano, a configuração padrão do 7C faz com que o canal 3 (acelerador) reduza por 30 segundos caso a bateria do receptor atinja 3,8V. Veja o manual abaixo.
Espero ter ajudado.

Battery FailSafe (F/S ): A second battery low warning feature (built into the 2.4GHz receiver).
When the airborne battery voltage drops below approximately 3.8V, the receiver’s battery F/S function moves the throttle to a
predetermined position. When the Battery F/S function is activated, your engine will move to idle (if you haven't set
a position) or a preset position. You should immediately land. You may temporarily reset the Battery F/S function by
moving the THROTTLE STICK to idle. You will have about 30 seconds of throttle control before the battery function
reactivates.
Adjustability:
• NOR F/S setting for throttle results in Battery F/S going to the servo position reached by moving THROTTLE STICK to the
bottom with TRIM LEVER centered;
• POS F/S setting for throttle results in Battery F/S also going to the same throttle servo position as the regular F/S .


Boa!!!! :wink:
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

Bem, realmente voei semana passada com bateria baixa, mas não se assustem, eu explico. A bateria media menos que 4,8v, mas em meus testes, quando descarrego a bateria com um circuito que montei, ela leva muito tempo para baixar até os 3,6 volts para posterior procedimento de recarga. Mais de uma hora e meia com 250mA de corrente. Então vou pra pista com a bateria em 100%. Ai já serão mais dois testes, bateria em 100% e um nova memória para o modelo no rádio.

Obrigado pela disposição amigo Leandro.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por felipegrossi »

rafael_reali escreveu:Bem, realmente voei semana passada com bateria baixa, mas não se assustem, eu explico. A bateria media menos que 4,8v, mas em meus testes, quando descarrego a bateria com um circuito que montei, ela leva muito tempo para baixar até os 3,6 volts para posterior procedimento de recarga. Mais de uma hora e meia com 250mA de corrente. Então vou pra pista com a bateria em 100%. Ai já serão mais dois testes, bateria em 100% e um nova memória para o modelo no rádio.

Obrigado pela disposição amigo Leandro.


Entendo este seu teste, mas durante o voo existem alguns picos de corrente, por um esforço dos servos que você não vai conseguir simular no chão.

Estes picos de corrente forçam a bateria ter uma queda de tensão momentânea e com isso entra em failsafe. Acho bacana você desligar o failsafe... seu aero pode ficar congelado por esta baixa de tensão momentânea mas não vai apagar o motor... ele vai congelar todos os servos, inclusive o da aceleração.
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

Perfeitamente. Penso eu que seja a explicação mais plausível. Na verdade penso e torço para isso.
Os próximos voos serão com as baterias em 100%, se o problema não voltar vou providenciar packs novos. Vou com um multímetro para a pista para fazer as monitorações voo a voo. retorno com as novidades.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema com o Futaba 7C 2.4 Ghz

Mensagem por rafael_reali »

Olá. Fiz 1uqtro voos ontem com a bateria recém carregada e nem sinal do "problema" aparecer. Mas claro, só vou ter certeza nos próximos voos. Estou na esperança de ser fail safe mesmo.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder