Bateria de Li-on do Cesar em TX futaba...

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Bateria de Li-on do Cesar em TX futaba...

Mensagem por Marco Antonio »

Comecei a fazer o teste dessas baterias (cilindricas ou chatinhas tanto faz) no meu TX... são muito boas, duram muuuuuuuito e nunca vc vai ficar sem carga :lol:
To migrando tudo pra li-on li-po... adeus NI-CAD NI-MH

Nesse caso(do TX) tem uma vantagem logo de cara... fica muuuuuito leve o transmissor... se usar as cilindricas de 650mA fica peso pena :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Matheus
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb Jul 31, 2004 12:03 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Matheus »

Ok Dr: Marco Antonio..

E quantas celulas vc utilizou???
Pq 2S=7,4V e 3S=11,1V e o pack do radio 9,6V

Conta o segredo vai... :D :D :D

A propósito como faço a conta no caso se eu quiser ligar um resistor ao positivo e negativo de uma bateria simulando um consumo de 1A.
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

O TX segura até 12V.
E já ouvi dizer que fica até melhor ... com mais potência ... é verdade, Marco ?

Quanto ao resistor, na física de segundo grau, U=Ri.
Logo, para 2S, o resistor deveria ser de 7,4 onms. É verdade, Marco ? Hehe
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

felipe_curvello escreveu:O TX segura até 12V.
E já ouvi dizer que fica até melhor ... com mais potência ... é verdade, Marco ?

Quanto ao resistor, na física de segundo grau, U=Ri.
Logo, para 2S, o resistor deveria ser de 7,4 onms. É verdade, Marco ? Hehe


O TX tem reguladores 7804/78L05 para gerar 5V para os circuitos de transmissão e codificação, colocar mais tensão não vai aumentar a potência.

Os reguladores aguentam (em teoria) até 30V, mas esquentam mais conforme a tensão aumenta.

A maioria dos TX é projetada para poder trabalhar com 8 pilhas pequenas, que dá cerca 1,6V*8 = 12,8V quando estão novas. Portanto, mesmo uma LiPo 3S a 4,2V*3 = 12,6V (rescém-carregada) não causaria problemas.

Quanto ao resistor, está certo o cálculo da lei de Ohm, mas a tensão da bateria não é sempre igualzinha... ela varia entre 8,4V e 5,6V no caso da LiPo 2S. Se quiser a corrente certinha o ideal é usar um regulador de corrente, ou então um regulador de tensão e colocar o resistor de carga depois do regulador (lembrando que o regulador tem que aguentar a corrente também).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ah, as vantagens da LiIon/LiPo sobre as NiCd/NiMh:

- A descarga é mais linear, não dá aquela surpresa de estar a 80% e no minuto seguinte o modelo cai porque zerou
- A capacidade geralmente é maior
- O peso geralmente é menor
- Pode ficar semanas no transmissor sem perder carga
- Mesmo no limite da capacidade (quase vazia) a tensão ainda é suficiente para alimentar com segurança o transmissor - a LiIon zerada dá 2,8V*3=8,4V, as NiCd zeradas dão 0,8V*8 = 6,4V (o regulador já não funciona mais direito abaixo de 7V)
- Pode ser recarregada a qualquer momento sem se preocupar com efeito memória (claro que tem que se preocupar com a quantidade de ciclos)
- Se ficar velha e vazar não vai derreter o rádio
- Não é tão tóxica quanto as NiCd/NiMh
- Não polui o meio ambiente
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Matheus
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb Jul 31, 2004 12:03 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Matheus »

TX tem reguladores 7804/78L05 para gerar 5V para os circuitos de transmissão e codificação, colocar mais tensão não vai aumentar a potência.

Quanto ao resistor, está certo o cálculo da lei de Ohm.


Então seo os reguladores regulam para 5V, posso usar 2S ???

Quanto ao calculo da lei de Ohm U=Ri, eu fugi da escola.. :D :D :D
O que é U , R e i ( o que é corrente, tensão e resistencia deve ser o R certo??? a corrente o I??? e a tensão o U??? :D :D :D é isto ???
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não, não pode usar 2S.

Os reguladores 78xxx tem que ter uma entrada no mínimo 2V acima da saída.

Quando estiverem totalmente carregadas elas terão 8,2V, até aí tudo bem.

O problema é que pouco abaixo da metade da carga elas chegarão aos 7V, descarregando até 5,6V. Neste intervalo a saída não será mais confiável e o transmissor perderá potência.

A lei de Ohm é I=U/R, onde I=corrente (amperes), U=tensão (volts) e R é a resistência (ohms).

Para uma corrente de 1A, temos 1=7,4V/R .) R=7,4ohms.

Lembrando-se de que P=U*I, portanto se a corrente=1A e tensão é 7,4V, a potência dissipada será de 7,4W (tem que ser um resistor de fio de 10A pra cima e não ficar encostado em nada)...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ei... tem um problema aqui!!!!!!!! Eu não vi que haviam comentado o que eu postei por isso não respondi nada, o comando ler mensagens desde a ultima visita não funcionou não :evil:
Bom desculpa.......
O Ale está correto em todas, mas se vc quiser usar 2S pode usar se trocar o regulador que vem no radio para um low drop que tem uma diferença de tensão abaixo de 0,5V... acho que o crime nao compensa.
Já fui voar tres vezes... e to regulando o micro e ainda não caiu a tensão... faz uma semana já :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Até que você me deu uma idéia legal... Não cabem 3 células de 1500mAh no meu TX, mas acho que duas cabem... se couber é só trocar os 78L05 pelos LM1117-5.0 que tenho :P
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Idéias legais.... novidades e o que de mais moderno existe em aeromodelismo eletrico você só encontra aqui :P

Não seja enganado e não aceite imitações :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder