Rádio Turnigy 9x (reiniciando sozinho)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Rádio Turnigy 9x (reiniciando sozinho)

Mensagem por Gabrielghas »

Bom dia galera.
Recentemente observei que meu rádio reiniciava sozinho.. Isso aconteceu mais precisamente duas vezes.
Uma eu estava voando minha asa zagi e aconteceu na hora que eu vindo para pouso, como de costume eu sempre corto o motor pela chave e venho pra pouso. Só que do nada vi que fiquei sem comando nos sticks e logo em seguida escutei o beep do rádio com a mensagem de "swith erro" na tela que é a mesma mensagem que da quando ligamos o rádio com alguma chave batida. Na hora eu acionei novamente a chave que tinha cortado pra poder parar e ligar o rádio e voltar os comandos.
Graças a Deus neste momento ele voltou e consegui salvar.
A outra vez foi ontem, quando ia voar um aero assim que estava indo pra pista com o rádio ligado na minha mão aconteceu a mesma coisa, ele deu a mensagem de erro e como estava com a chave cortada eu tive que voltar ela pra poder ligar o rádio.

Eu verifiquei a tensão da bateria e estava normal, pois eu tinha carregado ela recentemente. Mas confesso que foge do meu conhecimento o que aconteceu.

A minha pergunta..
Alguém já passou por isso com o rádio turnigy 9x?
O que pode estar acontecendo?
Fico grato e se tiver ficado alguma dúvida eu repasso até entender o que aconteceu..
Desde já agradeço a atenção...
Abraços
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

As 2 vezes que aconteceu foi quando mexeu na mesma chave ? Abre o radio e olha essa chave, mau contato, algum fio encostando em outro, abre e vê.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Provavelmente algum mal contato nos conectores internos dele.
Infelizmente é comum isso nesses rádios.
Eles não são ruins de um todo, mas sempre que compramos um, antes de usar, temos que abrir com cuidado, verificar todos os conectores de fios que tem no rádio, pois alguns vem mal conectados e o mais correto é desconectar e conectar novamente, verificar soldas de fios nas placas e potenciômetros para só então começar a usar o rádio.
Muitos deles vem com esse problema de mal contato, eu mesmo já peguei um assim para um amigo, testei o rádio e na hora de trimar o aeromodelo, simplesmente o trim do leme parou de funcionar, abri o rádio e verifiquei que dois conectores estavam mal encaixados na placa e logo outro problema viria.
Reconectei esses dois conectores e o trim voltou a funcionar e eu não soube de nenhum outro problema nesse rádio.
Recebemos o que pagamos, não existe qualidade com baixo preço.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:8dedef0dbf="msvalenteadm"]As 2 vezes que aconteceu foi quando mexeu na mesma chave ? Abre o radio e olha essa chave, mau contato, algum fio encostando em outro, abre e vê.[/quote:8dedef0dbf]

Opa.. Obrigado pela dica..
Então a primeira vez quando estava na zagi a chave estava cortada, a de ontem a chave não estava cortada.. pois eu já estava preparando pra ligar o aero.
Vou abrir pra ver.
Vlw..
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:f9aeee0d6e="Papalegua"]Provavelmente algum mal contato nos conectores internos dele.
Infelizmente é comum isso nesses rádios.
Eles não são ruins de um todo, mas sempre que compramos um, antes de usar, temos que abrir com cuidado, verificar todos os conectores de fios que tem no rádio, pois alguns vem mal conectados e o mais correto é desconectar e conectar novamente, verificar soldas de fios nas placas e potenciômetros para só então começar a usar o rádio.
Muitos deles vem com esse problema de mal contato, eu mesmo já peguei um assim para um amigo, testei o rádio e na hora de trimar o aeromodelo, simplesmente o trim do leme parou de funcionar, abri o rádio e verifiquei que dois conectores estavam mal encaixados na placa e logo outro problema viria.
Reconectei esses dois conectores e o trim voltou a funcionar e eu não soube de nenhum outro problema nesse rádio.
Recebemos o que pagamos, não existe qualidade com baixo preço.[/quote:f9aeee0d6e]


Obrigado amigo, então.. Vou abrir o rádio pra os conectores e soldas.
A única vez que eu abri o rádio foi pra colocar a black light e isso já tem um bom tempo.. Coisa de um ano por ai.
Será que refazer as soldas de todas chaves seria uma boa?
Vlw..
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
Danilo Fernandes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 10:10 pm
Localização: Unaí - MG
Contato:

Mensagem por Danilo Fernandes »

Eu pessoalmente acho que isso é sintoma de mal contato nas pilhas, é o mais provável. o melhor é sempre usar uma bateria para reduzir esse risco, pois pilhas sempre são suscetíveis a esses restarts.
abs
-----------------
Atenciosamente:Danilo Maciel
Responder