TURNIGY 9XR com comandos de STICKS e CANAIS invertido.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

TURNIGY 9XR com comandos de STICKS e CANAIS invertido.

Mensagem por Juca »

:?: Aos companheiros do fórum vou relatar meu problema com o rádio:
Chegou esta semana meu Rádio 9XR modo 2, pela HK, com o módulo FRskY DJT Telemetry e receptor V8FR II.
Mexendo nele, "bind", sem problemas, reparei uma inversão de canais com relação ao receptor e os sticks, durante teste com 4 servos, standers.
O stick da esquerda acionando-o na vertical, deveria acionar o servo do acelerador, canal 3 do rx , mas aciona o servo no canal 1 do rx. Já o stick direito, quando aciono também na vertical, aciona o servo do canal 3 rx o qual deveria acionar o servo do canal 2 , profundor. Ainda pelo stick da direita, acionando na horizontal, aciona o servo no canal 2 do rx, sendo que deveria acionar o servo do canal 1. Somente no stick da esquerda, os comandos estão corretos, na vertical aciona o leme pelo canal 4 do rx. Como nunca tive este rádio, e nem referencias. peço a ajuda dos nobres colegas, para a solução deste problema. Informo ainda que o firmware, me parece que já vem atualizado, mesmo com o MANUAL e pesquisando a qui no fórum, não encontrei nada parecido com este problema para este rádio. As configurações do rádio não tiveram alterações, estão originais e aparentemente estão de acordo com o manual. Preciso de ajuda. Obrigado.


:roll:
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
marcespin
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 1:20 am
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por marcespin »

Boa noite Juca.
Não estou com o radio aqui, mas me lembro que na tela de configuração geral do rádio (aquela de 5 pgs) voce pode alterar a função de cada stick. (Pg 8 do manual).
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/910157092X470290X52.pdf%3Faff%3D64701&cd=1&ved=0CBwQFjAA&usg=AFQjCNGNhEll1BcWvupHEeyVzh1-pBNvXQ&sig2=nwYCkztbYCrKIU9vpCzbOw

Se isso estiver certo veja na tela de mixagens que você define qual canal vai ter qual função (pg 18 do manual).

Espero ter ajudado.
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

Mensagem por Juca »

Ok, vou tentar, em meus 35 anos de aeromodelismo, só tive rádios FUTABA, como estou inclinado a me aventurar com os QUADCÒPTEROS resolvi comprar este, ou seja, não tenho referencias, valeu ""marcespin""
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Mensagem por G.Alex »

A coisa pode.ser mais simples, da uma conferida. Na primeira tela do menu, acesse o ícone com desenho de controle, vá em stick set e verifique se esta no mode 2. Pelo que descreveu ele deve estar no mode 1, o meu veio com essa configuração de fabrica. O software é igual para todos, sendo apenas física a diferença entre mode 1 e 2.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

Mensagem por Juca »

Ok ""marcespin" , ajudou muito, obrigado. Achava que ele vinha com o padrão da FUTABA, não sabia que precisava configurar. Também nã sei se este é o padrão JR. Mas aprendi mais uma, valeu, Abç.
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
marcespin
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 1:20 am
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por marcespin »

Blz Juca, eu não tenho 35 MESES de hobby...hehehe e também não sei que padrão esse rádio segue, se é que segue algum, pois foi o único que tive. Esses dias apanhei horas em um Futaba. Mas considero o rádio muito bom e flexível, principalmente nas mixagens.
Abç.
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

Mensagem por Juca »

Feito, consegui, valeu moçada. Ainda estou me acostumando a novos padrões, que não seja FUTABA. Ainda para mim é estranho, mas deu certo.
Agora um outro problema, se isso é ´problema.
Não consigo atualizar o firmware para "OpenTx", devido a um problema no USBASP, mensagens de erro pelo COMPANION9x:

--avrdude.exe: error: could not find USB device "USBasp" with vid=0x16c0 pid=0x5dc

avrdude.exe done. Thank you.


Alguém se habilita a opinar?

Meu USBASP é o da TURNIGY e pode ser, acredito eu problemas de drivers e instalção, causando algum tipo de incompatibilidade.
Alguma sugestão.
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

Mensagem por Juca »

Ok G.Alex, conferi do jeito que disses-te e está tudo em ordem, embora consegui deichar do jeito que acostumei com os FUTABAS, mas pra mim continua estranho, ter que apelar para a MIXAGEM para resolver, mas tudo bem, tá valendo.
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
marcespin
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 1:20 am
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por marcespin »

Juca, você instalou no computador o driver da USBASP? Dê uma olhada:

http://www.fischl.de/usbasp/

Outra coisa, aqui neste tópico, apesar de não ser especificamente deste rádio tem muita informação interessante que me ajudou a alterar o firmware do meu:

http://www.multirotores.com.br/forum/topics/modificando-o-controle-turnigy-9x?id=6481388%3ATopic%3A10981&page=1#comments

Abraços
Juca
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 7:58 pm

Mensagem por Juca »

Ok, os drivers foram instalados por este site. Não teve erro , acredito eu, com relação a escolha de software ( usbasp.2011-05-28.tar.gz (519 kB) apoio TPI (lançamento do avrdude vai usá-lo), suporta programadores com ATmega88 e ATmega8. ) Até ai o próprio WINDOWS reconheceu a correta instalação da USBASP. O erro que o sistema aponta é (--avrdude.exe: error: could not find USB device "USBasp" with vid=0x16c0 pid=0x5dc avrdude.exe done)(--avrdude.exe: Erro: Não foi possível encontrar o dispositivo USB "USBasp" com vid = 0x16c0 pid = 0x5dc avrdude.exe feito). Quer dizer que o programa AVRDUDE não reconhece o HARDWARE USB, pelo que entendi. Já tinha visto em algum lugar , sobre o problema de instalação deste dispositivo, só não lembro a onde; foram vários usuários com este mesmo problema. TO GARIMPANDO PRA VER SE ACHO UMA SOLUÇÃO MAS TA DIFÍCIL.
Tudo o que é mais pesado que o ar e voa, me fascina.
Responder