Servos-Voltagem diferente

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Tem todos estes caminhos...
Realmente vai a gosto do cliente. Eu com o passar do tempo fui abolindo algumas coisas e uma delas foi NiCd e NiMh por alguns motivos como tempo de carregamento, não consigo testar com garantia a capacidade real de armazenamento e a instabilidade da tensão.

Com relação a conectar a bateria direto no receptor, realmente pode acontecer, mas como utilizo nas baterias o conector EC3 e a entrada do receptor é igual ao de servo este risco não corro mais.

Agora falando o que EU faria para montar este modelo, colocaria uma bateria LiPo de 1000 a 1300mah de 3S com um UBEC para 6v. Uma opção barata para isso é o TURNIGY 8-15A UBEC for Lipoly.

Usei muito este UBEC em glow e nunca tive problemas. Um UBEC melhor, que eu tenho utilizado em modelos até 28% é o da Castle de 8A-10A. Porém além de ele ser mais caro, precisa da interface para ajustar a tensão de saída para 6v.

Mas todos os caminhos falados por aqui são possíveis e viáveis..

Espero ter ajudado.

Abração.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bota uma LiFE 2S e seja feliz.. só isto, não precisa de BEC, etc, etc... a maioria dos servos que suporta 4,8v suportam os 6,6v da bateria Life

Explico, após recarregar a bateria life ela cai de 7,2v para 6,6 em pouco tempo.. cerca de 30minutos, o tempo suficiente para você sair da sua casa e ir para a pista....
A maioria dos servos, mesmo os mais vagabundos suportam 6,6v direto. Ou seja, vai funcionar os 2 servos... quanto a tensão da bateria cair.. é o seguinte a bateria LIFE demora muiiiito para cair de 6,6v.. mas ela não deve ser usada abaixo de 3,28v por celula.. ou seja, você irá sempre trabalhar sempre acima de 6,5v..
Mas é pouco ?? Não.. para você ter idéia eu voo pelo menos uns 3 fins de semana voando muito, um avião acrobático com servos de 6 a 12kg, sem recarregar a bateria. Somente recarrego ao medir e notar que há alguma bateria abaixo de 3,29v. Um avião tipo Piper, irá voar muito.. mais de 15voos com certeza sem recarregar. Agora tem um detalhe, se os servos forem digitais, ai o consumo é maior, e ai você terá que usar uma bateria com mais miliamperes...


Somente para confirmar fiz uma pesquisa na HobbyKing e confirmei que o servo trabalha com 6v então é isto que eu disse mesmo:
http://www.hobbyking.com/mobile/viewproduct.asp?idproduct=10347

Abraço.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Sem querer ser chato,
6.6v não é 6v.
Tem uma diferença de pelo menos 10% (tudo bem que a LiFe chega rápido aos 6.6 el logo que se coloca uma carga ela desce a tensão para 6.6, mas quando tira do carregador e liga no receptor ela está com 7.4).

Funcionar funciona... mas se suportasse life o fabricante colocaria que o servo suporta até 7.4, como acontece com os servos que suportam.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:8c7fb8a031="felipegrossi"]Sem querer ser chato,
6.6v não é 6v.
Tem uma diferença de pelo menos 10% (tudo bem que a LiFe chega rápido aos 6.6 el logo que se coloca uma carga ela desce a tensão para 6.6, mas quando tira do carregador e liga no receptor ela está com 7.4).

Funcionar funciona... mas se suportasse life o fabricante colocaria que o servo suporta até 7.4, como acontece com os servos que suportam.[/quote:8c7fb8a031] tudo bem, cada um é livre para fazer as proprias escolhas e entender da sua propria maneira. Mas o que estou dizendo é baseado no fato de eu e mais pelo menos 10 aeromodelistas em minha cidade estar usando desta forma. Mas se isto não bastasse em um encontro recentemente vi pelo menos 10 aeros 35% voando com life e servos de 6v (não eram servos hv). Mas esta discussão é polemica.. Alguns nunca arriscaram usar por medo e outro sempre usaram e usam sem medo.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Sim sim Alisson,
eu mesmo tenho aero com servo para 6v rodando com LiFe... Tipo faça o que eu digo não faça o que faço.

Porém assumo o risco e se um servo travar no limite e eu perder o aero, nunca vou reclamar de nada. Estou assumindo o risco e mudando as coisas aos poucos, pois cansei de lenhar aviões por ser inadimplente e agora estou seguindo a risca especificações e melhores práticas dos fabricantes. Uma pena eu não conseguir fazer todas as alterações de um dia para o outro.

Estou terminando um aeromodelo com servos HT 7955TG, que no Brasil custa algo em torno de 500 reais cada. Ele é pra 6v, alguém colocaria 7.4v nele pelo conhecimento empírico e ignorando a especificação do fabricante?

E mantendo esta linha de pensamento,
não é por ser um avião caro que trato diferente.

Se por uma falha mecânica eu acertar uma pessoa ou causar qualquer acidente, não interessa se o equipamento custou 100 reais ou 10 mil.

O que interessa é eu ter sido inadimplente ou não...

Essa é só minha opnião,
e não quero polemizar o assunto...

Passo grande parte do meu tempo tentando explicar para as pessoas a necessidade de utilizar produtos como failsafe switch da smartfly ou kill switch por fibra-otica.

Mas... Uma gambiarrinha da mais emoção...

Então paciência!
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

E por que não um pack de 4 ou 5 células NiCd ou NiMh? São bastante confiáveis e não se tem o risco de arruiná-las por descarregar demais. O único porém é o peso, mas se está comprando servos de 7kg de torque não vai ser o peso destas baterias que vai atrapalhar seu modelo.
MarioSG
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Qui Out 12, 2006 7:15 pm
Localização: São José dos Pinhais-PR

Mensagem por MarioSG »

...o servo de 7kg. ele vai usar somente no profundor..., e ai Daniel posta fotos do Piper....já iniciou a montagem ???
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

[quote:4a4f695cc7="MarioSG"]...o servo de 7kg. ele vai usar somente no profundor..., e ai Daniel posta fotos do Piper....já iniciou a montagem ???[/quote:4a4f695cc7]

... pois é Mario, tá difícil de começar a montagem do Piper, estou pensando em por todos os servo de 6.0v, já que tenho 4 deles aqui teria que comprar mais 1 só, a duvida fica no RX será qua aguenta trabalhar em 6v???
... no site da Spektrum diz que suporta até mais...

Specifications:
Type: DSM2 Full Range Receiver
Channels: 6
Modulation: DSM2
Dimension (WxLxH): .85 x 1.19 x .48 in (26.6 x 30.1 x 12.3mm)
Weight: .35 oz (10 Grams main receiver)
Input Voltage Range: 3.5–9.6V
Resolution: 1024
Compatibility: All DSM2 Aircraft Transmitters and Module Systems
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.
Responder