Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por LaercioLMB »

Curtas?
De um lado a outro do receptor onde se estendem todos os conectores dos canais eu não diria curtas.
Os servos que ficam ao lado do conector da bateria até pode ser, mas os mais longe a coisa muda e a carga se dá elevada nos pinos das baterias.
Os conectores utilizados nos receptores não são para suportar correntes elevadas, quando muito 1000 mA.
Só para você ter uma ideia, aqueles conectores de alimentação de fonte, esquentou e deformou dois aqui alimentando um carregador com 4A e olha o diâmetro daquele pino interno do conector.
Os conectores Futaba e JR até tem melhor capacidade, mas os conectores xing ling que temos visto, com fios super finos, não creio suportarem tais correntes para segurar tudo em um só conector.
Precisa da mesa de força?
Nem sempre mesmo, concordo e na maioria dos casos será somente para aumentar peso no aeromodelo, mas se o cara vai usar dois servos para ailerons, dois servos para profundor e usar servos xing ling, todo alívio de carga no receptor será bem vindo.
Um detalhe importante, jamais conte que não usará o limite dos servos, pois se precisar de alguma maneira, não terá de onde tirar a carga.
Eu também não uso o limite dos servos já que voo igual mosca de padaria, mas se eu deixar tudo abaixo do limite a hora que eu precisar, vai dar pau em alguma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

LaercioLMB escreveu:Curtas?
De um lado a outro do receptor onde se estendem todos os conectores dos canais eu não diria curtas.
Os servos que ficam ao lado do conector da bateria até pode ser, mas os mais longe a coisa muda e a carga se dá elevada nos pinos das baterias.
Os conectores utilizados nos receptores não são para suportar correntes elevadas, quando muito 1000 mA.
Só para você ter uma ideia, aqueles conectores de alimentação de fonte, esquentou e deformou dois aqui alimentando um carregador com 4A e olha o diâmetro daquele pino interno do conector.
Os conectores Futaba e JR até tem melhor capacidade, mas os conectores xing ling que temos visto, com fios super finos, não creio suportarem tais correntes para segurar tudo em um só conector.
Precisa da mesa de força?
Nem sempre mesmo, concordo e na maioria dos casos será somente para aumentar peso no aeromodelo, mas se o cara vai usar dois servos para ailerons, dois servos para profundor e usar servos xing ling, todo alívio de carga no receptor será bem vindo.
Um detalhe importante, jamais conte que não usará o limite dos servos, pois se precisar de alguma maneira, não terá de onde tirar a carga.
Eu também não uso o limite dos servos já que voo igual mosca de padaria, mas se eu deixar tudo abaixo do limite a hora que eu precisar, vai dar pau em alguma coisa.


"Só para você ter uma ideia, aqueles conectores de alimentação de fonte, esquentou e deformou dois aqui alimentando um carregador com 4A e olha o diâmetro daquele pino interno do conector."

Lembrando que aqueles conectores apesar de mas largo, são ocos.

"Os conectores Futaba e JR até tem melhor capacidade, mas os conectores xing ling que temos visto, com fios super finos, não creio suportarem tais correntes para segurar tudo em um só conector."

Verdade! Os conectores de marcam são homologados pelo protocolo físico em 5A contínuos, 8A de pico. Já os xing, só Deus sabe!

"Nem sempre mesmo, concordo e na maioria dos casos será somente para aumentar peso no aeromodelo, mas se o cara vai usar dois servos para ailerons, dois servos para profundor e usar servos xing ling, todo alívio de carga no receptor será bem vindo."

Perfeito! Minha experiência prática diz que aeros a partir da categoria 50cc na mão de um piloto experiente em 3D, requer mesa de distribuição. Abaixo disso é modismo!

"Um detalhe importante, jamais conte que não usará o limite dos servos, pois se precisar de alguma maneira, não terá de onde tirar a carga.
Eu também não uso o limite dos servos já que voo igual mosca de padaria, mas se eu deixar tudo abaixo do limite a hora que eu precisar, vai dar pau em alguma coisa"

Com certeza! Ainda mais em aviação onde tudo deve ser redundante e não média estimada!

Abraço!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por LaercioLMB »

Acredito que agora nos fizemos entender, assim não haverá quem leia isso tudo e não tome por discussão de ideias diferentes e veja que é uma troca de ideias para o bem comum.
Verdade, é modismo certas coisas em modelos menores, tanto é que eu não uso e tenho um modelo que até seria bom, pois tem 8 servos instalados nele alles xing ling. (alles = tudo em alemão)
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marcelo Campos
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Sáb Dez 22, 2007 12:51 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Marcelo Campos »

Serviço muito bom, está de parabéns, fico imaginando tempo que dedicou .
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Poulps »

Para quem quiser comprar , estou vendendo via mercado livre com FRETE GRÁTIS:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 33jato-_JM
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Poulps »

Vídeo do colega que comprou uma placa Power Box de Pobre:
https://www.youtube.com/watch?v=jtoXhhfF16I
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por luuisgomes »

Muito bom o projeto eu só trocaria esse diodo , ao invés de colocar ele em paralelo colocaria em série , assim se a bateria fosse ligada com a polaridade invertida o receptor simplesmente não funcionaria , ou ainda colocaria uma ponte de diodos, assim a bateria pode ser ligada de qualquer maneira que sempre vai funcionar
SYMAS107G/v911/V912
Avatar do usuário
pietro
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Set 23, 2014 5:49 pm
Localização: RIO BANANAL

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por pietro »

A corrente é muita alta pro diodo ficar em serie, alem da queda de tensao que ele causa, tem ainda o risco do diodo queimar.
Responder