Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Poulps
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Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Poulps »

Power Box de Pobre

O que é?
É uma placa de distribuição de energia, que faz uma conexão direta entre os servos de alto torque e a bateria, evitando a queima das trilhas do receptor por excesso de corrente.


Quem precisa utilizar este circuito?
O Power Box é necessário em aeromodelos grandes (escalas, Giant e etc) que utilizam servos de alto torque para controlar grandes superfícies de comando e que por conta disto drenam muito mais energia que os servos standard. Inclusive, muitas vezes se faz necessário ligar mais de um servo fisicamente em paralelo para somar força na movimentação da superfície de comando.




Porque os canais duplicados?
Justamente para atender as aplicações onde dois servos devem executar o mesmo movimento no mesmo canal, garantindo a mesma disponibilidade de energia para ambos. Substitui o cabo “Y” que muitas pessoas utilizam para fazer esta ligação com vantagens.


Como surgiu o Power Box de Pobre?
O Power Box de Pobre foi uma ideia de circuito eletrônico sugerida pelo usuário Alexcmag do fórum aos modelistas que não queriam gastar uma fortuna com os sofisticados sistemas POWER BOX da Power Systems em aplicações mais simples. Outro usuário do fórum chamado KEMP contatou o usuário Poulps pedindo para que ele montasse um circuito seguindo a ideia sugerida pelo Alexcmag. Foi aí que nasceu a primeira versão do Power Box de Pobre. Após alguns testes e acertos no circuito em 2012 o usuário KEMP o homologou em voando com seu SBACH 300 30% de escala.
Até então não há relatos de problemas com a placa em uso, o resultado foi atingido!













Link da construção do modelo Sbach 300 30% 55cc - Peakmodel - 20º voo c/ fumaça - Final do usuário KEMP:
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=135225&postdays=&postorder=asc&start=75









Link da construção do modelo AeroWorks Edge 540 QB 50cc + DA50 do usuário ALVARONIT:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1342479





Exemplos de utilização da placa:



Utilizando Servos e Receptor padrão High Voltage:






Utilizando Receptor e Servos Standard:







Layout da Placa:






Você pode fazer a placa manualmente utilizando este método que é barato e de componentes fáceis de encontrar:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/35391370/Confec%C3%A7%C3%A3o%20de%20Circuito%20Impresso%20M%C3%A9todoT%C3%A9rmico.pdf
Procedimento cedido por Luiz Zampar - http://www.zampar.com.br


Como fica a placa produzida artesanalmente pelo método do ferro de passar e papel glossy:










Link para download dos arquivos de layout:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/35391370/LAYOUT%20%20Power%20Box%20de%20Pobre.rar


** Para fazer a placa manualmente você deve imprimir utilizando uma impressora laser no papel glossy os arquivos Layout_bottom.pdf e Layout_top_silk_mirror.pdf . **


Lista de materiais para confecção da placa manualmente:
1 – Placa de Fenolite ou Fibra de vidro de face simples 80 x 60 mm
2 – Folhas de papel Glossy
1 – Impressora Laser Preto e Branco
1 – Lata de Thinner
1 – Estopa
1- Ferro de passar ou prensa de estamparia têxtil
1- Furadeira e broca de 1mm aço rápido
1 – Bandeja com água
1 – Bandeja com percloreto de ferro ou outro corrosivo para placas de circuito impresso
1 – Pedaço de palha de aço
1 – rolo de fita crepe
1- Spray Verniz para placas de circuito impresso
1- Broca 4mm aço rápido


Lista de materiais para montagem da placa:
8 – Extensões de servo F E M E A - F E M E A
2 – Barras de pinos macho com 40 pinos cada barra, passo 2.54mm.
20cm – Cabo preto e vermelho flexível com bitola de 1,5mm. Com capa de silicone é melhor.
1 – Conector KRI de duas vias.
1 – Capacitor Eletrolítico de 10uF x 16V
1 – Capacitor Cerâmico de 1000pF
1 – Diodo 1N4007
1 – Conector Macho compatível com sua bateria
2 – Pedaços de 3cm de espaguete termo retrátil de 5mm de diâmetro.
1 – Ferro de solda de 30W e estanho/solda
1 – Escova de dente velha
1 – 10 ml de removedor de limpeza comum
1 – Alicate de corte pequeno






Primeiro , cole com fita crepe o conector KRI (conector verde) na placa como mostrado na imagem. Ele servirá de apoio temporário na soldagem da barra de pinos.





Corte a barra de pinos em pedacinho de 3 pinos com ajuda de um alicate de corte. Utilize óculos de segurança para executar esta tarefa, pois elas costumam voar durante o corte.





Coloque os pinos na fileira de 8 canais.Com cuidado vire a placa 90 graus e apoie os pinhos na mesa. Com cuidado conclua o giro até a placa ficar de ponta cabeça com os pinos apoiados na mesa e ainda encaixados na placa.







Primeiro solde todos os pinos de um lado como mostra a imagem:





Repita o processo com o barramento maior (canais duplicados):










Agora aproveite que todos os pinos não irão mais sair do lugar para soldar os demais terminais.







Agora coloque o capacitor cerâmico na posição C2 da placa e solde-o. Não importa o lado dele.





Modele os terminais do diodo para ficar desta forma:





E encaixe-o na placa na posição conforme a foto. Se atentar para que o terminal com a listra branca do diodo fique encaixada no furo direito.





Coloque o capacitor eletrolítico na posição C1 observando a polaridade. A listra branca do capacitor representa o terminal negativo dele. Coloque como visto na imagem e solde-o.





Neste momento, descole o terminal colado com fita crepe e encaixe-o no lugar como visto na imagem.







A placa agora está quase concluída.





Inicie a montagem do cabo.





Não se esqueça de colocar o espaguete termo retrátil antes de soldar o conector nos fios.







Caso queira pode conectar os fios na placa através do conector verde. Recomendo que depois de dar o aperto, coloque um pingo de cola ou trava roscas sobre os parafusinhos do conector para evitar que se solte com a vibração.










Bom, eu particularmente, prefiro e recomendo a soldagem dos fios da bateria na placa para maior segurança.






Por fim, com auxilio de uma escova de dentes velha e o removedor, esove os terminais de baixo da placa para limpar a resina que ficou da solda. O resultado deverá ser semelhante a este da imagem abaixo. (NÃO É PARA ESCOVAR OS DENTES COM ELA DE NOVO!!!)


Antes :





Depois:








Recomendo que o auxílio de um multímetro verifique se não ficou nenhum curto indesejado entre os pinos, verifique se não ficou nenhum curto nas conexões de entrada da bateria e se a polaridade do conector da bateria e seus fios estão soldados na polaridade correta.


PRONTO, A PLACA ESTÁ CONCLUÍDA E PRONTA PARA USO!



A placa tem um diodo de proteção contra inversão de polaridade, igual aos rádios Turnigy... se você ligar invertido o diodo pode soltar fumaça ou até ficar queimando incandescente.... Espera-se que com o susto que irá tomar você rapidamente desconecte a bateria e avalie o que fez de errado. Se a ligação invertida for rápida, a chance de algum servo ou receptor queimar é pequena, mas se ficar muito tempo ligado errado......
A utilização do conector certo para o encaixe da sua bateria diminui drasticamente as chances de algo dar errado. Evite problemas, solde o conector certo !



Link da primeira revisão do manual do Power Box de Pobre em PDF:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/35391370/Manual%20do%20Power%20Box%20de%20Pobre.pdf



Os tópicos do KEMP e do ALVARONIT tem despertado procura pela placa a qual até recusei fazer mais algumas vezes por falta de tempo.... Eu normalmente enviava os arquivos para a pessoa fazer por conta, mas caso alguém tenha interesse, mandei industrializar um lote destas plaquinhas e consigo enviar de imediato montadas e prontas para uso**.




Mande MP ou entre em contato pelo e-mail* : poulps[@]gmail.com



*Remova os colchetes do @ antes de enviar o e-mail!

** N Ã O acompanha as 8 extensões de servo Femea-Femea necessárias para conectar o RX na placa.




https://www.youtube.com/watch?v=jtoXhhfF16I



Anuncio no Mercado Livre com FRETE GRÁTIS:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688162297-power-box-p-aeromodelismo-escalagiantacrobatico33jato-_JM
Editado pela última vez por Poulps em Sáb Abr 16, 2016 5:49 pm, em um total de 17 vezes.
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apfabinhosilva
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Mensagem por apfabinhosilva »

esse vai me ser útil o projeto já está em andamento. parabéns poulps pela iniciativa.
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Que bom que gostou !

Qualquer duvida estou a disposição.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Eu não vejo como uma power box de pobre e sim de alguém que quer um dispositivo sem pagar o absurdo de um já pronto.
Boa a sua criatividade em fazer uma e separar o consumo dos servos do receptor, pois as trilhas dos receptores na maioria das vezes não suporta,.
Só não gostei da solda direta dos fios por baixo da placa, ficaria mais elegante se tivesse passado os fios pelos furos da placa e soldado nas ilhas.
Daquela forma, parece que toda a qualidade do trabalho terminou em uma gambiarra.
Mas de qualquer forma, bem bolado e acredito que incentive mais gente a usar dispositivos assim do que fazer um monte de mix sobrecarregando os receptores com um montão de servos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Bom, admito que soldar os fios por baixo foi gambiarra mesmo.:oops:

Disponibilizei o conector, mas no final as pessoas sempre me pedem com o fio soldado.

Infelizmente eu não havia previsto a soldagem dos fios no projeto e para alagar o furo do espaço reservado pelo conector , me deixaria com pouca ou nenhuma área de trilha para soldar o fio de 1,5mm de forma firme.
Quando tiver um tempo livre reviso o layout e posto aqui novamente, prevendo os fios soldados.


Estou em contato com o Alexcmag com o objetivo de criar uma nova versão com os reguladores de tensão incluídos, colocar o sistema de alimentação redundante (uma bateria principal e uma reserva) e possibilitar a inversão dos servos auxiliares.

1)Resolveria a compatibilidade para os casos em que o receptor é de 5V e os servos de 7.4V.

2) Resolveria os casos em que o modelo é muito caro e uma falha na bateria colocaria tudo a perder.

3) Resolveria os casos, como em flaps de planador e trens de pouso de asa baixa onde a montagem dos servos para o mesmo canal é espelhada. (Um servo tem que se movimentar inversamente ao outro no mesmo canal.)



Muito obrigado pelas criticas e elogios !
Editado pela última vez por Poulps em Sex Mai 22, 2015 11:45 am, em um total de 1 vez.
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Thalles Santiago
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Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Pulps, como está o andamento deste projeto? Estou utilizando a versão básica de sua powerbox e simplesmente perfeita! Foi a investimento mais bem pago que realizei em meu aero. Abs!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Lamenha
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Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Lamenha »

Primeiramente gostaria de agradecer a iniciativa do amigo Poulps em disponibilizar esse belo tutorial de um componente tão importante.
Mas venho também levantar duas questões:
1 - É possível adaptar o esquema para o uso de duas baterias?
2 - É possível adaptar o esquema para o uso de dois TX's?

Obrigado.
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John-Henrique
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Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por John-Henrique »

@ LAMENHA
Para usar 2 (ou mais) baterias basta seguir a ligação em série ou paralelo. Pesquise por "ligação de bateria em serie e paralelo" (no Google)
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Thalles Santiago
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Localização: Salvador-BA

Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por Thalles Santiago »

Problema é o IR das baterias, o rx irá virar um caminho para o balanceamento.
Caso use esta mesa, ainda irá sofrer com o dobro de chances de curto no sistema, basta uma bateria falhar para prejudicar tudo.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
ademirpinto
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Re: Power Box de Pobre - Faça você mesmo - DIY

Mensagem por ademirpinto »

Reforço as palavras do "Thalles Santiago", qual a solução para isso?
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