Turnigy 9XR Comandos Invertidos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Turnigy 9XR Comandos Invertidos

Mensagem por jalaska »

Como vai galera do E-VOO, bom estou aqui hoje para pedir a ajuda de pessoas que possuam o radio Turnigy 9XR, para esclarecer um problema que aconteceu comigo a uns 5 a 6 meses atrás e até hoje não consegui solucionar o problema do radio. bom não sei bem se é um problema ou alguma configuração mal instalada do radio a questão é que ele simplesmente inverteu os comando do [b:0571b1d9aa]ELE Elevdor [/b:0571b1d9aa]com o do[b:0571b1d9aa]THR-throttle[/b:0571b1d9aa] aceleração não sei por que isso aconteceu, se alguém tive ou tiver o mesmo problema e onsegui solucionar o caso por favor me digam o que fazer para inverter esta situação ok, obrigado.

Ai esta o vídeo que fiz para demonstrar o problema que esta acontecendo :cry:

[yt]y50RUbjsLyY&list[/yt]
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Veja nele no manual, as configurações de MODO 1, 2, 3 e 4, pois ele pode estar em MODO 3 ou 4, não lembro exatamente qual dos dois modos é igual ao que você fala.
Muitos rádios tem 4 modos e poucos sabem disso e muitos mudam o modo do rádio pensando ser alguma função de configuração quando na verdade é somente a troca de função dos sticks.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Pelo visto nem todos rádios têm o padrão APAL (1- Ailerão, 2-Profundor, 3-Acelerador e 4-Leme) da Futaba. Se você não conseguir esse padrão Futaba trocando de modo (modo 1,2,3 ou 4), vá testando nos sticks e colocando o servo no canal correspondente do receptor. Mova o stick do acelerador e veja qual servo se move, esse é o canal do acelerador, não importa se o número no receptor não é o 3. E assim os outros sticks. Simples assim. Eu tenho um Graupner MZ12 que veio com a catraca (acelerador) no stick da mão esquerda (modo 2). Quando está configurado para "modo 2", a sequência no receptor é a seguinte: 1-acelerador, 2-ailerão, 3-profundor e 4-leme. No rádio fica assim: Stick da mão direita: ailerão e profundor, Stick da mão esquerda: acelerador e leme, como no Futaba.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote:ae1be79816="LaercioLMB"]Veja nele no manual, as configurações de MODO 1, 2, 3 e 4, pois ele pode estar em MODO 3 ou 4, não lembro exatamente qual dos dois modos é igual ao que você fala.
Muitos rádios tem 4 modos e poucos sabem disso e muitos mudam o modo do rádio pensando ser alguma função de configuração quando na verdade é somente a troca de função dos sticks.[/quote:ae1be79816]

[b:ae1be79816]LaercioLMB[/b:ae1be79816] como vai, ok, vou ver se encontro estas configurações que vc mencionou, para ver se consigo solucionar esta questão, obrigado.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote:fe8b03b94a="Viridias"]Pelo visto nem todos rádios têm o padrão APAL (1- Ailerão, 2-Profundor, 3-Acelerador e 4-Leme) da Futaba. Se você não conseguir esse padrão Futaba trocando de modo (modo 1,2,3 ou 4), vá testando nos sticks e colocando o servo no canal correspondente do receptor. Mova o stick do acelerador e veja qual servo se move, esse é o canal do acelerador, não importa se o número no receptor não é o 3. E assim os outros sticks. Simples assim. Eu tenho um Graupner MZ12 que veio com a catraca (acelerador) no stick da mão esquerda (modo 2). Quando está configurado para "modo 2", a sequência no receptor é a seguinte: 1-acelerador, 2-ailerão, 3-profundor e 4-leme. No rádio fica assim: Stick da mão direita: ailerão e profundor, Stick da mão esquerda: acelerador e leme, como no Futaba.[/quote:fe8b03b94a]


[b:fe8b03b94a]Viridias[/b:fe8b03b94a] Belez..... Bom entendi sua explicação e obrigado por ajudar na questão, porem como o radio veio com uma configuração pré definida, automaticamente a gente vai regular o radio por esta configuração, claro que isto não significa que não podemos usar o radio, mas ficar atento na hora das regulagens para não confundir e se machucar com comandos invertidos, como este do acelerador que é muito perigoso, no caso a pessoa acione ele sem querer e pode se cortar com uma hélice se tiver instalada no motor.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote:de586dcf75="LaercioLMB"]Veja nele no manual, as configurações de MODO 1, 2, 3 e 4, pois ele pode estar em MODO 3 ou 4, não lembro exatamente qual dos dois modos é igual ao que você fala.
Muitos rádios tem 4 modos e poucos sabem disso e muitos mudam o modo do rádio pensando ser alguma função de configuração quando na verdade é somente a troca de função dos sticks.[/quote:de586dcf75]


[b:de586dcf75]LaercioLMB[/b:de586dcf75] acabei de verificar os modos do meu radio e ele esta no (MODO 1).
De uma olhada nas imagem e me diga o que acha pois não sou expert no assunto.
Anexos
MODO 4
MODO 4
IMG_1194.jpg (36.67 KiB) Exibido 5439 vezes
MODO 3
MODO 3
IMG_1193.jpg (34.43 KiB) Exibido 5439 vezes
MODO 2
MODO 2
IMG_1191.jpg (34.77 KiB) Exibido 5439 vezes
MODO 1
MODO 1
IMG_1192.jpg (34.6 KiB) Exibido 5439 vezes
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

O MODO 2 corresponde ao sistema APAL da Futaba que te falei, pelo menos no rádio. Não sei se no módulo será: 1-ailerão, 2-profundor, 3-motor e 4 leme.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É, como imaginei, somente o modo do rádio estava fora.
É o modo 2 que tem que selecionar que é o padrão ocidental.
Na Europa é muito usado o modo 1, mas aqui é o modo 2.

E Viridias, não é ailerão, é aileron.
Termos pronunciados de forma errada acabam ensinando os outros de forma errada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Eu uso o tgy 9x, e verifiquei agora o meu esta mode 2 , e utilizo o firmware er9x.


MODE 2 : RUD , THR, ELE , AIL

Ve se da certo dessa forma, ok?
abs
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:6b780b5b2d="LaercioLMB"]É, como imaginei, somente o modo do rádio estava fora.
É o modo 2 que tem que selecionar que é o padrão ocidental.
Na Europa é muito usado o modo 1, mas aqui é o modo 2.

E Viridias, não é ailerão, é aileron.
Termos pronunciados de forma errada acabam ensinando os outros de forma errada.[/quote:6b780b5b2d]

Não sei de onde eu tirei esse 'ailerão".
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder