Receptor alternativo para o 9X

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

AIRJOE10
membro

Receptor alternativo para o 9X

Mensagempor AIRJOE10 » 02 Fev 2015 19:21

Saudações amigos

Tenho um turnigy 9X com o receptor original

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... rnigy%209x

Ocorre que o fio da antena do receptor quebra na base ocasionando perda de sinal, já é o segundo que compro e por mais cuidado que eu tenha isso acontece. Existe algum outro modelo com antena interna ou mais resistente que seja possível bindar com o 9X?

Felipe Thurler
membro

Re: Receptor alternativo para o 9X

Mensagempor Felipe Thurler » 03 Fev 2015 12:54

Os receptores da HK são compatíveis com o 9x, mas você "perde" dois canais do seu rádio. Além disso, eles também tem esse problema da quebra de antena. Eu acho que isso é problema crônico de rádios fabricados pela flysky. Um bom jeito de consertar (ou amenizar) esse problema é abrir o buraco da antena no case do receptor e passar umas duas ou três voltas de fita isolante por cima do fio que fica "mordido" pelo case. Esse seu fio quebrado pode ter jeito de consertar. Se você consertar, faça um teste de alcance pra ver se tá tudo Ok :wink:

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 04 Fev 2015 23:21

Felipe Thurler escreveu:Os receptores da HK são compatíveis com o 9x, mas você "perde" dois canais do seu rádio. Além disso, eles também tem esse problema da quebra de antena. Eu acho que isso é problema crônico de rádios fabricados pela flysky. Um bom jeito de consertar (ou amenizar) esse problema é abrir o buraco da antena no case do receptor e passar umas duas ou três voltas de fita isolante por cima do fio que fica "mordido" pelo case. Esse seu fio quebrado pode ter jeito de consertar. Se você consertar, faça um teste de alcance pra ver se tá tudo Ok :wink:

Legal..o que você me diz desse?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ouse_.html

Felipe Thurler
membro

Mensagempor Felipe Thurler » 05 Fev 2015 19:21

Desculpe-me eu não fui claro o suficiente na minha resposta. Quando eu disse receptores da HK eu quis dizer receptores dos rádios HK. Esse receptor aí funciona com DSM2, um sistema não compatível com o FHSS da turnigy e dos rádios HK.

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 05 Fev 2015 20:40

Felipe Thurler escreveu:Desculpe-me eu não fui claro o suficiente na minha resposta. Quando eu disse receptores da HK eu quis dizer receptores dos rádios HK. Esse receptor aí funciona com DSM2, um sistema não compatível com o FHSS da turnigy e dos rádios HK.

Entendi. Pesquisando o sistema FHSS encontrei esse abaixo que me interessou pelo fato dos plugs ficarem para cima, mas o fio da antena parecer tão frágil quanto o do 9X, parecer ser problema crônico desse tipo de receptor.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=28472

Agradeço o esclarecimento Felipe

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 05 Fev 2015 21:55

O turnigy 9x não é FHSS!

Number of Channnel: 8ch ppm/9ch pcm
Display: 128*64LCD
Support Type: Heli/Acro/Glid
Support user: 8
Stick model: 4
Encoder type: ppm/pcm<<<<<<<
Subtrim: Yes
Simulator Interface: Yes
Buzzer: Yes
Low Voltage Show: Yes

Required:
Battery
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 05 Fev 2015 21:57

Nunca usei, mas vi relatos de que este aqui funciona...

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Ch_V2.html

Campanha:

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 05 Fev 2015 22:08

Wesley_Sniper escreveu:Nunca usei, mas vi relatos de que este aqui funciona...

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Ch_V2.html

Legal Wesley, agradeço a dica..se algum camarada utiliza me de um feedback.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 05 Fev 2015 22:27

Uma dica para o receptor original do 9x é dobrar a antena sobre a carcaça, passar durex e enrolar uma espuma no receptor pra ele não ficar sacodindo em voo...
Fazendo isto, é só deixa-lo dentro do aero e não ficar mexendo muito nele que não ira quebrar.

Campanha:

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 06 Fev 2015 12:27

Wesley_Sniper escreveu:Uma dica para o receptor original do 9x é dobrar a antena sobre a carcaça, passar durex e enrolar uma espuma no receptor pra ele não ficar sacodindo em voo...
Fazendo isto, é só deixa-lo dentro do aero e não ficar mexendo muito nele que não ira quebrar.

Considerando que todos tem a antena frágil, vou utilizar o original reforçando da forma que você descreveu.

Obrigado wesley.

Abraços

Felipe Thurler
membro

Mensagempor Felipe Thurler » 06 Fev 2015 18:01

É sim! O ppm ou o pcm é dos turnigys antigos, 72 Mhz. Nunca atualizaram isso, nem no firmware do rádio :roll:
Em tempo: é esse o receptor (esse laranjinha mesmo) que é compatível com o 9X. Toda a linha FHSS (acho que tudo) fabricado pela flysky é compatível com o 9X e os outros demais rádios da marca.

Felipe Thurler
membro

Mensagempor Felipe Thurler » 06 Fev 2015 18:15

Me desculpem. Eu errei. O turnigy é AFHDS, não FHSS
Imagem

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 06 Fev 2015 18:21

Felipe Thurler escreveu:É sim! O ppm ou o pcm é dos turnigys antigos, 72 Mhz. Nunca atualizaram isso, nem no firmware do rádio :roll:
Em tempo: é esse o receptor (esse laranjinha mesmo) que é compatível com o 9X. Toda a linha FHSS (acho que tudo) fabricado pela flysky é compatível com o 9X e os outros demais rádios da marca.

Engraçado que eu já tentei bindar o receptor do turnigy 6x FHSS e não funcionou... vai saber...

Campanha:

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 06 Fev 2015 18:41

Relaxa, você não foi o primeiro nem será o ultimo hehehe...

Eu só sei que não é FHSS porque eu e o Caio (Condor2) fizemos uma pesquisa profunda no assunto.

Campanha:

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 08 Fev 2015 17:25

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 08 Fev 2015 17:37

AIRJOE10 escreveu:
Wesley_Sniper escreveu:Uma dica para o receptor original do 9x é dobrar a antena sobre a carcaça, passar durex e enrolar uma espuma no receptor pra ele não ficar sacodindo em voo...

Considerando que todos tem a antena frágil, vou utilizar o original reforçando da forma que você descreveu.

Obrigado wesley.

Abraços

Não se faz isso, a antena não pode ser dobrada por cima da carcaça do receptor, o ganho do receptor cai muito e poderá ficar sem sinal em menos de 200 m.
Antena tem que ficar livre.
A dica de colocar espuma no receptor é válida, ajuda muito, mas da antena é errado isso.
Fixe a antena com fita adesiva na fuselagem e não sobre o receptor.
Receptor com uma única antena, a antena tem que ficar totalmente estendida para trás no aeromodelo, para garantir um bom ganho já que ficará mais tempo de lado para o rádio e receptores com duas antenas, as antenas tem que ficarem a 90° uma da outra, ficando uma totalmente estendida para trás do aeromodelo e a outra totalmente estendida para o lado do aeromodelo, assim garantirá total eficiência do sinal em qualquer posição do aeromodelo.
Jamais dobre a antena de forma que ela faça uma curva de volta para onde ela veio e nem por cima do receptor ou por baixo, pois a placa do receptor irá bloquear o sinal vindo do rádio e antena perto dos fios de servos também é outro problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 08 Fev 2015 22:42

LaercioLMB escreveu:
AIRJOE10 escreveu:

Obrigado wesley.

Abraços

Não se faz isso, a antena não pode ser dobrada por cima da carcaça do receptor, o ganho do receptor cai muito e poderá ficar sem sinal em menos de 200 m.
Antena tem que ficar livre.
A dica de colocar espuma no receptor é válida, ajuda muito, mas da antena é errado isso.
Fixe a antena com fita adesiva na fuselagem e não sobre o receptor.
Receptor com uma única antena, a antena tem que ficar totalmente estendida para trás no aeromodelo, para garantir um bom ganho já que ficará mais tempo de lado para o rádio e receptores com duas antenas, as antenas tem que ficarem a 90° uma da outra, ficando uma totalmente estendida para trás do aeromodelo e a outra totalmente estendida para o lado do aeromodelo, assim garantirá total eficiência do sinal em qualquer posição do aeromodelo.
Jamais dobre a antena de forma que ela faça uma curva de volta para onde ela veio e nem por cima do receptor ou por baixo, pois a placa do receptor irá bloquear o sinal vindo do rádio e antena perto dos fios de servos também é outro problema.

Bom, eu já fiz, testei e funcionou muito bem.

Sem querer desmerecer seu conhecimento, mas eu faço assim e nunca houve perda de sinal, nem se quer um comportamento estrano... e ai?! Eu testei e tenho video, você pode me provar o contrário utilizando o mesmo rádio e com vídeo?

Campanha:

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 08 Fev 2015 22:47

É, são por coisas assim que muitos problemas ocorrem e depois não sabem o motivo e alegam inúmeras outras coisas, menos o óbvio.
É a sua palavra contra a minha nessa situação.
Cabe a mim alertar pois se sabe que qualquer coisa entre a antena do receptor e a antena do rádio, atenua ou bloqueia o sinal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 08 Fev 2015 23:38

Mesmo eu fazendo os testes?

A antena fica dentro do avião e mesmo assim não tem bloqueio de sinal... fiz teste em solo e mesmo assim, nada...

Campanha:

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 08 Fev 2015 23:43

Bom, eu não confio e não recomendo, mas você é livre para fazer o que desejar com seus aeromodelos, mas eu não recomendo o que você faz para os outros.
Agora, segue quem quiser.
É como eu disse, você fez os testes, eu não vi os testes, é o mesmo que eu afirmar que se fizer de tal maneira, você tem 5 km de alcance sem nenhum problema, será a minha palavra contra a sua, mesmo eu dizendo que fiz testes.
Mas tudo bem, é como eu disse antes, você é livre para fazer o que desejar com seus aeromodelos, eu só não confio nisso e não recomendo.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 08 Fev 2015 23:52

Tenho videos do modelo em voo e uma foto de como está, serve?!

Tem usuarios do fórum que também podem confirmar rsrsrs...

Campanha:

AIRJOE10
membro

Mensagempor AIRJOE10 » 09 Fev 2015 09:32

Pesquisando mais um pouco, vi que a antena do receptor não pode ficar perto de coisas metálicas e eletrônicos. Teoricamente acontece interferência, mas tenho dois exemplos na pista que funcionam bem desta forma, acredito que seja um lance de sorte perder sinal ou não. Semana passada coloquei o receptor perto do ESC e quase perdi o aero, a menos de 100m perdia o sinal. Coisas de iniciante..rsrsrsrs..agradeço a ajuda dos camaradas acima.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 09 Fev 2015 09:55

AIRJOE10 escreveu:Pesquisando mais um pouco, vi que a antena do receptor não pode ficar perto de coisas metálicas e eletrônicos. Teoricamente acontece interferência, mas tenho dois exemplos na pista que funcionam bem desta forma, acredito que seja um lance de sorte perder sinal ou não. Semana passada coloquei o receptor perto do ESC e quase perdi o aero, a menos de 100m perdia o sinal. Coisas de iniciante..rsrsrsrs..agradeço a ajuda dos camaradas acima.

Não é interferência, é bloqueio de sinal e são coisas totalmente diferentes.
Interferência é quando uma outra fonte de sinal entra junto com o sinal do aparelho e esse de certa forma, tosca, se confunde e para de trabalhar.
Outra coisa que causa interferência são sinais refletidos que tínhamos como exemplo, as imagens fantasma nos televisores de canal aberto, onde a imagem aparecia uma segunda mais fraca, que era justamente o mesmo sinal chegando uma fração de segundos atrasado por estar refletindo em algum prédio ou algo assim.
Os receptores dos aeromodelos também podem sofrer com esses sinais refletidos ou fontes de sinais semelhantes mais potentes operando próximo onde estamos ou até mesmo harmônicos, isso são interferências.
Bloqueio de sinal é outra coisa totalmente diferente e uma forma de representar isso, é colocar o receptor dentro de uma caixa metálica que em uma certa distância não funcionará mais devido o sinal ter sido bloqueado por uma gaiola de Faraday.
Placas de circuito, arames de linkagens e fiação desorganizada, podem formar uma gaiola de Faraday em torno da antena e em algumas posições, vir a bloquear o sinal do rádio ao receptor e isso não é interferência, é bloqueio de sinal.
Sendo assim, não podemos dizer que isso dá interferência, aquilo dá interferência ou aquele outro dá interferência, pois dependendo da situação, pode sofrer interferência ou ter o sinal bloqueado.

Edson_planeta
membro

Mensagempor Edson_planeta » 13 Fev 2015 19:25

comecei a ultilizar o antena colado com uma fita na lateral no receptor, pra evitar de quebrar a malha passei por varios sustos, nos 2 aeromodelos teve bloqueios de sinal e quaze derrubei o aeromodelo....
depois que voltei a usar a antena pra tras do receptor nunca mais tive o mesmo problema......

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Fev 2015 20:13

Edson_planeta escreveu:comecei a ultilizar o antena colado com uma fita na lateral no receptor, pra evitar de quebrar a malha passei por varios sustos, nos 2 aeromodelos teve bloqueios de sinal e quaze derrubei o aeromodelo....
depois que voltei a usar a antena pra tras do receptor nunca mais tive o mesmo problema......

Obrigado pelo seu comentário, é muito útil e indispensável.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”