Imax B6 - Problema.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Imax B6 - Problema.

Mensagem por Viridias »

Pessoal, estou tendo um probleminha com meu carregador IMAX B6 (é o modelo original da SKYRC e novo). O problema é o seguinte: quando eu coloco para recarga um pack de NIMH de 9,6V, formado por 8 células de 1,2V e 2450mA, mesmo este pack estando descarregado o carregador coloca de 300 a 400mA e para a carga indicando FULL.
Configurações usadas:
Carga: 500mAh ou 0,5Ah
Corte por temperatura: desligado
Corte por tempo: desligado
Corte por carga: 3.000mA
D. Peak: Default
Bateria: um pack formado por 8 eneloop 1,2V 2.450mA, originais e novas.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser isso e como resolver?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Imax B6 - Problema.

Mensagem por caioect »

Experimente diminuir a corrente de carga para 0.3 A. Se não resolver diminua a sensibilidade de pico (D. Peak). Costumo carregar os packs eneloops com sensibilidade de 3 mV/célula.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Imax B6 - Problema.

Mensagem por Viridias »

caioect escreveu:Experimente diminuir a corrente de carga para 0.3 A. Se não resolver diminua a sensibilidade de pico (D. Peak). Costumo carregar os packs eneloops com sensibilidade de 3 mV/célula.


Como assim? Um pack de 4,8V (4 células), você bota o D. Peak em 12mV? Pack de 9,6V (8 células) seria D. Peak 24mV? É isso ou entendi errado?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Imax B6 - Problema.

Mensagem por caioect »

Não precisa multiplicar. O carregador já faz isso para você. No caso do Imax B6 o valor default para NiMH é 7 mV/célula. Se o corte está sendo prematuro, o correto seria aumentar esse valor. Mas cuidado, as células eneloops são muito sensíveis a temperatura... não passe dos 40C. Se estiver aquecendo muito está com sobrecarga o que pode danificar as células. O ideal seria primeiro diminuir a corrente de carga para 0.3 A. Antes de aumentar a sensibilidade, experimente diminuir para 5 mV. No meu caso corrigi isso diminuindo a corrente de carga para 0.3 A e diminuindo a sensibilidade para 3 mV/célula.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Imax B6 - Problema.

Mensagem por LaercioLMB »

Baterias Ni-Mh não foram feitas para cargas rápidas, mesmo que tenham boa qualidade.
Ajuste o carregardor para 0,1A e pronto de carga e pronto.
Recarrego baterias Ni-Mh no meu carregador Turnigy Accucell 6 a uma corrente de 0,1A e não tenho problema com isso, mas sempre uso o modo descarga / carga, nunca carregar diretamente.
Tem efeito memória?
Não, não tem, mas se tiver todos os devidos cuidados com suas baterias, elas irão durar muito tempo sem te dar problema.
Se tem pressa de carregar as baterias? Compre mais baterias.
Se só tem um carregador? Compre mais carregadores, mas nunca recarregue as baterias de forma rápida, elas não vão durar muito tempo assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Imax B6 - Problema.

Mensagem por Viridias »

Já li em algum lugar, não lembro onde, que se a tensão de um pack baixar muito pode haver a inversão de polaridade de alguma célula. Considerando que isso seja verdadeiro, esse pack, com célula com polaridade invertida, poderia causar um curto na saída do carregador? Pergunto isso porque fui fazer um ciclo em um pack velho de NiCd e no retorno da descarga para carga a fonte desarmou como se o carregador tivesse provocado um curto na saída da fonte (eu estava usando uma fonte de PC, que desarma quando há um curto na saída). Obs. Programei a descarga para 4V, 1V/célula. Repeti a operação e o fato não se repetiu. Ainda estou tentando achar o ponto de equilíbrio para carregar meus packs, onde o carregador não desligue com pouca carga enviada ou envie carga além do necessário e a bateria esquente além da conta. Conforme dicas lidas aqui e em outros fóruns estou trabalhando com os parâmetro de carga (mAh) e o D. Peak (mV/célula).
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder