Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por ricardovasc »

Quando comprei meu módulo FrSky DJT comprei também um receptor D8R-II plus e um D6RF, ambos com suporte a telemetria.

Pouco tempo depois ganhei de um amigo outro D6RF e desde então só havia usado este modelo e acabei deixando o de 8 canais guardado, pois nunca tinha necessitado de tantos canais.

Acontece que para usar o firmware de asa fixa da APM é necessário ter o canal 8 para trocar os modos de vôo. Então peguei este receptor para usar.
Fiz todas as configurações em casa sem nenhum problema, mas quando cheguei no campo para testar notei que o receptor perdia o sinal com poucos metros de distância.

Com módulo no modo de teste de range o RSSI vai para menos de 40 com apenas 4 passos de distância. Já em modo normal de operação ele começa a perder sinal com pouco mais de 10m.

Troquei as antenas para ver se as mesmas estavam partidas ou cim algum outro problema, mas o resultado foi o mesmo.

As antenas estavam instaladas formando 90 graus e a alimentação do receptor estava em 5.1v.

Será que tem conserto ou é lixo mesmo?
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por Gilberto_CWB »

Condenar o RX é muito prematuro. Tenho alguns desses Rx (o mesmo seu) e nunca tive problema algum. Creio que o problema pode ser sanado, com alguém experiente na área de eletrônica.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por ricardovasc »

Gilberto_CWB escreveu:Condenar o RX é muito prematuro. Tenho alguns desses Rx (o mesmo seu) e nunca tive problema algum. Creio que o problema pode ser sanado, com alguém experiente na área de eletrônica.


Não estou querendo condenar o RX, até por conta do valor do mesmo e da demora que está para comprar outro fora do país e receber.
Como ele é todo com componentes SMD teria que ser alguém com maquinário apropriado para este trabalho.

Será que se eu trocar/atualizar o firmware dele poderia ter algum resultado? Apesar que acredito mais em problema de hardware mesmo.
Vou tentar esta semana pra ver se dá resultado.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por Gilberto_CWB »

Toda tentativa é válida, antes de condenar definitivamente.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por Neoconker »

Tenho algumas sugestões antes de partir pra mexer no firmware...

1) Refaça o Bind (já deu certo com alguns RXs com comportamento meio estranho);
2) Testar o módulo DJT em outro rádio com o mesmo receptor;
3) Testar com outro rádio e módulo para ver se o comportamento;
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por ricardovasc »

Realmente refazer o Bind é uma coisa simples e que eu ainda não fiz, mas quando chegar em casa farei com certeza, até porque já atualizei o firmware e precisarei fazer o bind.

Testar o módulo com outro rádio eu não sei se daria diferença, já que este módulo funciona bem com meus outros receptores, mas vou ver se peço o rádio de alguém emprestado para fazer o teste.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por LaercioLMB »

Se o módulo funciona bem com outros receptores, o problema não é no módulo e não irá adiantar trocar de rádio para testar, pois quem transmite é o módulo e não o rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por ricardovasc »

Acabei de fazer o teste novamente após ter atualizado o firmware e refeito o bind, mas o resultado foi o mesmo.

Vou ver se na pista alguém tem um módulo igual pra fazer o último teste, ver se funciona bem com outro módulo.
Não acredito que vá funcionar e de toda forma se não pega no meu módulo não adianta nada pegar no de outra pessoa.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Receptor D8R-II plus perdendo sinal em poucos metros

Mensagem por Hidden »

Ricardo, pelo o que vemos a incidência de defeitos nos produtos FrSky é baixa, mas obviamente ocorre, parece que você deu azar com este receptor.

Certa vez comprei um módulo FrSky e o mesmo veio com defeito, acabei descobrindo que era uma solda fria na placa e consegui resolver, veja se conhece algum (bom) técnico em eletrônica e peça para ele dar uma olhada no RX para você.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder