Hobbyking x Futaba

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por Victor Stevan »

alexcmag escreveu:Futaba também não é infalível.

Os 4VF eram tratores, simples mas bem feitos e muito duráveis. Os 4YF pioraram muito em relação a eles, já peguei uns com problema que não valia a pena consertar.

Já vi o mesmo com os 12zh, neste caso excelente qualidade em todos os componentes, porém algum bug de software o fez virar um peso de papéis, e como o código é fechado o único conserto possível é uma nova placa-mãe, coisa que nos Turnigy 9x se resolve regravando o firmware.

Os de 10 canais também têm um histórico de problemas nos trims.

Se for comprar Futaba, sugiro no mínimo o 8FG ou 8J, abaixo disto não senti muita confiança atualmente, ao contrário dos antigos que eram todos bons, do mais barato ao mais caro.


Alex, aproveitando o seu comentário...

Qual o problema dos futabas 4YF?
Pergunto, pois, estou querendo retornar ao hobby e foi uma opção que me apareceu. Com um preço bacana e segundo o vendedor, praticamente novo.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por alexcmag »

Potenciômetros baratos, placa de fenolite cheia de jumpers, plástico de qualidade ruim, antena interna não fica na posição ideal, não tem voltímetro, apenas LED dizendo quando a bateria está baixa, dentre outros.

Funciona, claro, e o módulo funciona bem, mas é longe do ideal. Já que compararam com carros, é tipo um Celta (sem desmerecer quem por acaso tenha um deles), um fabricante que já fabricou alguns dos melhores carros já vendidos no país, alinhados com o que havia de melhor na Europa na época (Monza, Omega, Astra, Calibra, Zafira) pega seu modelo mais barato e já defasado (Corsa B), depena tudo que pode dele e passa a vender como novidade, pelo mesmo preço...

Eu usei o irmão mais velho dele, o 4VF, por muito tempo, mas a construção era totalmente outra, um produto limitado e simples, mas bem montado, tipo o que foi o Corsa quando lançado no Brasil em 1993, ou algo como um Etios hoje em dia.

O 8J é como um Cruze, um produto que não chega a ser o melhor mas já tem um bom conteúdo. O 8FG é algo mais sofisticado que ele, com mais recursos e melhor acabamento, tipo um Citroen C4L.

Os Turnigy são como se fosse o J3 se custasse 20 mil zero. Tem mais recursos que um produto mais caro, sabe-se que pode ter algum problema, o pós-venda é ruim, mas pelo preço se comprar dois ainda empata o custo, então vale o risco. O Walkera Devo 7e também se encaixa nesta categoria.

O FrSky Taranis sai do que você pretende gastar, mas NMHO é como um Peugeot 3008, bastante querido na Europa, estável, confortável, seguro e com boa tecnologia embarcada, o pós-venda não existe no Brasil, mas por bem menos que o preço de um ASX ou RAV4 por exemplo se tem um produto com motor e câmbio melhores, mais seguro e espaçoso, se realmente der azar de precisar de manutenção sempre dá para importar peças e usar um mecânico de confiança, e a diferença de preço cobre com folga qualquer problema que surja.

Há uns 10 ou 20 anos eu diria que Futaba era como Honda, produtos confiáveis que podiam não ter o melhor custo/benefício mas eram duráveis, a assistência era um pouco cara mas confiável. Hitec era como Toyota, concorrendo diretamente, com volume de venda variando de acordo com lançamento de um e de outro.

Na época Airtronics, JR, Graupner eram como Subaru, ótimos produtos mais duráveis que Toyota e Honda, que nem sempre estavam disponíveis para importação, sem ter um pós-venda associado à marca sobrava para oficinas especializadas indepententes fazerem a pouca manutenção utilizando peças obtidas de importadores independentes.

Infelizmente não existe nada muito absoluto, assim como comprar carro. Não há nenhum produto absoluto, e a escolha depende muito do que se precisa.

Só evite comprar um muito pelado, sem ar-condicionado e direção hidráulica se não tiver um bom grau de certeza de que atende 100% do que você precisa (tipo se mora em São Joaquim-SC e for um fisioculturista talvez não precise tanto de ar-condicionado e DH quanto alguém que mora no Rio).

No caso do 4YF a ergonomia pode ficar longe do ideal (se tiver dois modelos é muito mais esforço para voar um e depois outro) e qualquer coisa a mais que você precise (tipo mixagem para asa voadora ou cauda em V) fica na dependência de algo externo, tipo chuva para aliviar o calor, mas pelo menos no caso de aeromodelos dá para comprar mixers externos que não ficam tão bem mas quebram um galho, como aqueles condicionadores de ar para teto de van.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por Victor Stevan »

alexcmag escreveu:Potenciômetros baratos, placa de fenolite cheia de jumpers, plástico de qualidade ruim, antena interna não fica na posição ideal, não tem voltímetro, apenas LED dizendo quando a bateria está baixa, dentre outros.

Funciona, claro, e o módulo funciona bem, mas é longe do ideal. Já que compararam com carros, é tipo um Celta (sem desmerecer quem por acaso tenha um deles), um fabricante que já fabricou alguns dos melhores carros já vendidos no país, alinhados com o que havia de melhor na Europa na época (Monza, Omega, Astra, Calibra, Zafira) pega seu modelo mais barato e já defasado (Corsa B), depena tudo que pode dele e passa a vender como novidade, pelo mesmo preço...

Eu usei o irmão mais velho dele, o 4VF, por muito tempo, mas a construção era totalmente outra, um produto limitado e simples, mas bem montado, tipo o que foi o Corsa quando lançado no Brasil em 1993, ou algo como um Etios hoje em dia.

O 8J é como um Cruze, um produto que não chega a ser o melhor mas já tem um bom conteúdo. O 8FG é algo mais sofisticado que ele, com mais recursos e melhor acabamento, tipo um Citroen C4L.

Os Turnigy são como se fosse o J3 se custasse 20 mil zero. Tem mais recursos que um produto mais caro, sabe-se que pode ter algum problema, o pós-venda é ruim, mas pelo preço se comprar dois ainda empata o custo, então vale o risco. O Walkera Devo 7e também se encaixa nesta categoria.

O FrSky Taranis sai do que você pretende gastar, mas NMHO é como um Peugeot 3008, bastante querido na Europa, estável, confortável, seguro e com boa tecnologia embarcada, o pós-venda não existe no Brasil, mas por bem menos que o preço de um ASX ou RAV4 por exemplo se tem um produto com motor e câmbio melhores, mais seguro e espaçoso, se realmente der azar de precisar de manutenção sempre dá para importar peças e usar um mecânico de confiança, e a diferença de preço cobre com folga qualquer problema que surja.

Há uns 10 ou 20 anos eu diria que Futaba era como Honda, produtos confiáveis que podiam não ter o melhor custo/benefício mas eram duráveis, a assistência era um pouco cara mas confiável. Hitec era como Toyota, concorrendo diretamente, com volume de venda variando de acordo com lançamento de um e de outro.

Na época Airtronics, JR, Graupner eram como Subaru, ótimos produtos mais duráveis que Toyota e Honda, que nem sempre estavam disponíveis para importação, sem ter um pós-venda associado à marca sobrava para oficinas especializadas indepententes fazerem a pouca manutenção utilizando peças obtidas de importadores independentes.

Infelizmente não existe nada muito absoluto, assim como comprar carro. Não há nenhum produto absoluto, e a escolha depende muito do que se precisa.

Só evite comprar um muito pelado, sem ar-condicionado e direção hidráulica se não tiver um bom grau de certeza de que atende 100% do que você precisa (tipo se mora em São Joaquim-SC e for um fisioculturista talvez não precise tanto de ar-condicionado e DH quanto alguém que mora no Rio).

No caso do 4YF a ergonomia pode ficar longe do ideal (se tiver dois modelos é muito mais esforço para voar um e depois outro) e qualquer coisa a mais que você precise (tipo mixagem para asa voadora ou cauda em V) fica na dependência de algo externo, tipo chuva para aliviar o calor, mas pelo menos no caso de aeromodelos dá para comprar mixers externos que não ficam tão bem mas quebram um galho, como aqueles condicionadores de ar para teto de van.


Rapaz...
Que bela explicação. Não nos deixa com dúvida, hehehehe.
Obrigado pela atenção destinada ao meu questionamento!
Eu tive um Hitec Optic 6 2.4 que comprei na HD. Na época paguei R$ 770,00 sem os servos. Achei o preço muito bom pela qualidade do produto. Me arrependo amargamento de tê-lo vendido. Hoje, com o dólar nas alturas, não acho nada semelhante com um preço desses. Tô na esperança de conseguir um Futaba de 6 canais FM com receptor na faixa de uns R$ 300,00. Até achei em anúncios da internet... Mas vendedores de outro estado, não conheço, não tenho como ver o produto antes e comprar com tranquilidade... Tá difícil, rs. Tô querendo algo barato porque não é sempre que posso estar indo voar... Seria mais para ter um equipamento "estocado" para quando fosse viajar, sítio, praia deserta, algo assim...

Mias uma vez, obrigado pela explicação Alex!
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por LaercioLMB »

Aqui tem um Futaba 6 canais na faixa que você quer e poderá colocar nele um módulo 2.4 caso queira futuramente optar pela faixa 2.4 GHz.

http://www.conesulmodelismo.com.br/index.htm

É um clube de aeromodelismo que tem aqui no sul que tem uma loja junto.
Vale à pena.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:Aqui tem um Futaba 6 canais na faixa que você quer e poderá colocar nele um módulo 2.4 caso queira futuramente optar pela faixa 2.4 GHz.

http://www.conesulmodelismo.com.br/index.htm

É um clube de aeromodelismo que tem aqui no sul que tem uma loja junto.
Vale à pena.


Obrigado, Laércio.

É o anúncio n° 41, né?
Ví que os anúncios são de terceiros e eles não se responsabilizam por defeitos (Óbvio), mas, como é uma loja, eles fazem algum tipo de "revisão" antes de anunciar o produto?
De qualquer forma, vou entrar em contato com eles via e-mail e solicitar mais informações.
Agora, você que conhece eles... São de confiança? Pergunto, pois, como estou em SP, teria de depositar o valor na conta antecipado, etc...

Obrigado!

Att.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por LaercioLMB »

O clube é de confiança sim e os produtos estão na loja deles.
Sabe que pela lei, se você anuncia algo, quer queira ou não, é responsável por ele.
Eu comprei 3 rádio Futaba e todos mesmo funcionando, mandei para o Mano revisar e calibrar o que fosse necessário, pois rádio depois de alguns anos, pode sim dar algum problema de sintonia entre rádio e receptor. Isso se for usar ele FM, já se for instalar um módulo 2.4, não precisa recalibrar, mas uma revisão sempre é boa.
Eu nunca tive problema com nenhum dos 3 rádios usados que comprei e sempre aproveitei as oportunidades que apareceram.
Sobre os rádios FM, temos que ver qual é o cristal original dele e assim poder comprar um do mesmo canal ou até 3 canais acima ou abaixo do original, pois se o rádio veio com o canal 45 e a gente colocar um cristal canal 26, é pedir para ter problemas e depois não adianta culpar o rádio, coisa que a maioria faz, culpa o rádio pelo erro de uso.

Tem o anúncio 41 e o 32.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:O clube é de confiança sim e os produtos estão na loja deles.
Sabe que pela lei, se você anuncia algo, quer queira ou não, é responsável por ele.
Eu comprei 3 rádio Futaba e todos mesmo funcionando, mandei para o Mano revisar e calibrar o que fosse necessário, pois rádio depois de alguns anos, pode sim dar algum problema de sintonia entre rádio e receptor. Isso se for usar ele FM, já se for instalar um módulo 2.4, não precisa recalibrar, mas uma revisão sempre é boa.
Eu nunca tive problema com nenhum dos 3 rádios usados que comprei e sempre aproveitei as oportunidades que apareceram.
Sobre os rádios FM, temos que ver qual é o cristal original dele e assim poder comprar um do mesmo canal ou até 3 canais acima ou abaixo do original, pois se o rádio veio com o canal 45 e a gente colocar um cristal canal 26, é pedir para ter problemas e depois não adianta culpar o rádio, coisa que a maioria faz, culpa o rádio pelo erro de uso.

Tem o anúncio 41 e o 32.


Enviei um e-mail para eles questionando e, vou aguardar a resposta.
Se der negócio, talvez já faça um bem bolado e ao invés de vir direto pra SP, peço pra ir para o ManoRC que, inclusive estou em contato com ele para saber se vale a pena enviar dois receptores FM que tenho parado aqui para conserto.
Essa dos cristais eu tinha ciência. Sai de fábrica "calibrado / programado" para aquele canal específico ou pequenas variações dele, algo assim. Não sei explicar tecnicamente mas sei o que quer dizer, rs.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por LaercioLMB »

O Mano é 10, não tem meia boca com ele e ele não é careiro, não se provalece nisso já que não tem muita gente que conserte esse tipo de rádio.
Já mandei servos para ele revisar, ele consertou e não me cobrou nada, pois eu deixei lá sem pressa de pegar de volta e era servo standard ACOMS, ótimo servo.
Pelo que sei o Mano aparece seguido lá no Conesul, mas não tenho certeza disso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:O Mano é 10, não tem meia boca com ele e ele não é careiro, não se provalece nisso já que não tem muita gente que conserte esse tipo de rádio.
Já mandei servos para ele revisar, ele consertou e não me cobrou nada, pois eu deixei lá sem pressa de pegar de volta e era servo standard ACOMS, ótimo servo.
Pelo que sei o Mano aparece seguido lá no Conesul, mas não tenho certeza disso.


Fico mais tranquilo em relação a isso. Pesquisei a respeito na internet e não vi nenhum relato que o desabone. Muito bacana. Coisa rara hoje em dia.
Vamos ver o que vai acontecer daqui pro fim do ano. Quando e como vou poder pegar o rádio, etc. Meu foco agora está em transformar a fonte de PC e fabricar um cortador decente. Mas, digo que me sinto novamente um iniciante babando nos equipamentos que vejo por aí e atento a cada leitura, hehehehe.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
helioperlman
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Out 21, 2015 12:25 pm
Localização: São Paulo

Re: Hobbyking x Futaba

Mensagem por helioperlman »

Poxa, isso aqui acabou virando uma aula sobre radio, obrigado pelas dicas.
Montei modelos entre os 11 e os 17 e depois nunca mais, e nunca radio. Só U-Control e Térmica.

Queria começar novamente, agora com radio, e pensei em pegar este 4YF para aproveitar que é novo, e está no preço dos USA, mas depois de ver tantas variáveis acho que vou me informar melhor antes de comprar qualquer coisa.

Abs.
Responder