Fonte automotiva

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Fonte automotiva

Mensagem por flumauricio »

Pessoal, estou com uma dúvida.

Recentemente comprei o carregador Icharge 4010 e preciso agora trocar minha fonte atual que só tem 1080W.

Andei olhando algumas fontes automotivas por um preço até interessante. São fonte que o pessoal coloca como reforço para o som pesado e carga de bateria.

Vi que muitas delas tem limitador de corrente e essa é minha preocupação.

Será que são compatíveis com os carregadores inteligentes de LiPo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fonte automotiva

Mensagem por LaercioLMB »

Qual é o limite da corrente dessas fontes e quanto pretende usar de corrente para recarregar suas baterias?
Vendo isso, sua pergunta estará respondida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Fonte automotiva

Mensagem por flumauricio »

Ele limita automaticamente, ou seja, quando a bateria está carregada (do carro) ele reduz a corrente. Essa é minha dúvida!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Fonte automotiva

Mensagem por Gilberto_CWB »

Se não escrever qual a corrente (A) que pretende carregar a bateria, não tem como lhe responder.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Fonte automotiva

Mensagem por Hidden »

Amigo, as fontes automotivas podem sim ser usadas para alimentar nossos carregadores de LIPO, elas normalmente são estabilizadas em 14,7 volts que é a tensão que uma bateria chumbo-ácido de 6 polos atinge quando totalmente carregada, e a fonte irá fornecer a corrente que for demandada dela, até seu limite.

Mas você tem que se atentar que este carregador, como a maioria dos carregadores de alta potencia, não atingirá sua potencia máxima alimentado em 12 volts, para tanto será necessário alimentá-lo com 24 volts.

Em tempo: Não basta ligar duas fontes de 12 volts em série, por se tratarem de fontes chaveadas isso não funciona e pode até queimar as fontes, ou adquire uma fonte já de 24 volts ou então tem que se modificar duas fontes de 12 para que possam trabalhar em série e fornecer os 24 volts.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Fonte automotiva

Mensagem por flumauricio »

Obrigado, Hidden. Era isso que eu queria saber. Quanto a corrente irei comprar uma fonte compatível com meu carregador, existem várias versões de tensão e corrente inclusive para caminhões com 24V.
Minha única dúvida era saber se o "circuito inteligente" de controle de carga que possui essas fontes possa não reconhecer o carregador de LiPo.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Fonte automotiva

Mensagem por Hidden »

flumauricio escreveu:Obrigado, Hidden. Era isso que eu queria saber. Quanto a corrente irei comprar uma fonte compatível com meu carregador, existem várias versões de tensão e corrente inclusive para caminhões com 24V.
Minha única dúvida era saber se o "circuito inteligente" de controle de carga que possui essas fontes possa não reconhecer o carregador de LiPo.


Na verdade não existe esse circuito inteligente, é pura lei de ohm, se a tensão da bateria se equaliza à tensão da fonte não há consumo de corrente, pois a fonte não "enxerga" a carga, por isso que quando o carro (no caso de uma fonte dessas ligada a um veículo com som) está com o som desligado, a tensão da bateria sobe rapidamente se equalizando à fonte e o indicador de corrente da fonte zera, mas quando se liga o som (pancadão, rsrs) o consumo do mesmo faz com que a tensão da bateria caia, e nesse caso a fonte passa a fornecer corrente, pois a bateria sozinha devido à sua resistência interna não consegue manter os mesmos 14,7 volts da fonte.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Excluído

Re: Fonte automotiva

Mensagem por Excluído »

Tenha uma coisa em mente : para carregar bateria automotiva não é necessário filtragem na alimentação, pode até ser corrente alternada pulsada diretamente dos retificadores...
Seu carregador provavelmente não vai aceitar uma alimentação desse tipo, a menos que você use uma bateria automotiva como "filtro".
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Fonte automotiva

Mensagem por Hidden »

Claudio, a fonte automotiva a que ele se refere, nada mais é do que uma fonte chaveada estabilizada de alta potência, que serve para suprir a energia para esses sons automotivos que estrondam quarteirão que a molecada gosta.

Já consertei várias de diversos fabricantes e a maioria é até muito bem feita, mas vale sim a sua observação, para que não se confunda com carregadores de bateria automotiva, que são produtos com finalidade diferente.

Abraços.

Exemplo:

Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Re: Fonte automotiva

Mensagem por flumauricio »

Era exatamente essa minha dúvida que o cláudio colocou e o hidden explicou! A fonte que estou de olho é exatamente essa usina ai, muito mais barata que as fontes feitas para nosso hobby.
Responder