Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Olá pessoal. Já faz mais ou menos um mês que adquiri esse rádio e há algum tempo que pretendo criar esse tópico. Vou tentar postar aqui minhas impressões, dicas, links e qualquer coisa que seja útil para quem possua ou pretenda adquirir esse rádio.

Comprei ele aqui no brasil mesmo. Por ser fim de ano, dolar alto, a receita barrando tudo, e eu nunca ter comprado do exterior antes, preferi pegar direto aqui. O que foi bom pois chegou no dia seguinte após a confirmação do pagamento.





Assim ele veio na caixa. Dentro dessa embalagem de plástico com uma boa resistência e o manual. Não esperava mais de um produto chinês.




Este é o conteúdo da embalagem:

Rádio Tgy - i6, receptor IA6 com bind plug e manual.



Esta é a embalagem do receptor e bind plug.



O receptor IA6 é bem pequeno e leve, é um receptor park flyer, ideal para pequenos modelos elétricos, segundo o fabricante o alcance é de até 500 metros, o que foi comprovado por várias pessoas no youtube e em outros fóruns. É um bom alcance principalmente para alguém que está iniciando como eu.

Aqui vão as especificações dele, em inglês mas bem fácil de entender.

Features:
• Entry level 6 channel 2.4ghz radio with telemetry capability
• Dual Rate/Trims/Gear/Flap/Gyro Gain Adjust/Flight Mode/Throttle Hold/Hover Pitch Switches
• Easy to use Programming & Navigation Buttons
• Supports Heli/Standard Wing/Elevon/V-Tail
• 20 Model Memory
• 8 Character Model Name
• Trainer and charging ports
• Backlit LCD Screen displays real time transmitter and receiver voltage
• 4 Stick Mode Selectable
• Optional telemetry receivers and sensors available separately

Basic Programm Functions:
Dual Rates
Sub Trim
Travel Adjust
Channel Reverse
Swash Mix
Gyro Sensitivity
Throttle Curve
Monitor
Pitch Curve
Throttle Hold
Model Name

Turnigy TGY-i6 Transmitter Specs:
Frequency: 2.4ghz ISM Frequency Range
Modulation: GFSK
Spread Spectrum Mode: AFHDS 2A and AFHDS
Band: 142
Number of Frequency Channels: 20
Output Power: <=20dbm
Working Current: <=100mA
Working Voltage: 1.5v x 4 AA
Dimensions: 174x89x190mm
Weight: 392g
Resolution: 1024 bit
Stick Mode: Mode 2 (Throttle Left)

Turnigy iA6 Receiver Specs:
Channel: 6
Frequency: 2.4g ISM Frequency Range
Power: 4.5V~6.6V/<30ma
Net Weight: 6.4g
Dimensions: 40.4x21.1x7.35mm

Agora algumas impressões:

Este é o primeiro rádio com que tenho contato, gostei da aparência dele, bem fino e leve. O plástico parece ser bem resistente e até que é bem acabado. A tampa do compartimento de pilhas, que é um local que costuma quebrar fácil nesses rádios,tem uma boa espessura e fica bem firme, não solta com facilidade nem fica frouxa. Abri ele e dei uma olhada rápida, pena não ter lembrado de tirar uma foto, a placa também parece ser bem feita, os contatos das pilhas ficam ligados a placa principal por meio de um conector, o que facilita sua retirada se necessário. Como disse, é meu primeiro rádio, mas achei os sticks bem macios, estes possuem altura ajustável e ficam bem confortáveis. As chaves são bem firmes, achei até um pouco duras mas também não passam uma má impressão. São 3 de 2 posições e uma de 3 posições. Os potenciômetros são bastante macios e também me agradaram. Os 2 canais auxiliares, 5 e 6 podem ser configurados para qualquer uma das chaves ou potenciômetros, assim eu escolho se quero 2 posições, 3 posições ou proporcional. As chaves também são usadas como Flight mode, Idle Up e Throtle Hold. Os quatro botões achei bem agradáveis de utilizar (Up, Down, Ok, Cancel) o que os usuários reclamaram é que para salvar alguma configuração como o nome de um modelo é preciso um toque longo no botão Cancel ao invés de apenas pressionar Ok. Mas como já havia lido muito sobre esse rádio já tinha conhecimento disso antes de comprá lo. E ao liga lo pela primeira vez já estava bem familiarizado com os menus, que são bem simples e fáceis de entender. Para acessa los basta acender o display pressionando qualquer tecla e dar um toque longo no botão Ok. Também existe um menu secreto que pode ser usado para calibrar os sticks ou a leitura de tensão das pilhas do rádio por exemplo. Mas vou tentar dar mais detalhes depois.

Por enquanto é isso, essas fotos tirei no dia em que o recebi. Estava saindo, por isso não deu para pegar mais detalhes.
Ainda não possuo os outros equipamentos para testá lo em voo, tenho usado somente em simulador com um cabo que eu mesmo fiz. Pretendo, uma outra hora também, passar a configuração que estou utilizando.

Aqui alguns vídeos que acho interessante:

Edit 1:
Review em vídeo do canal "Coisas Que Voam":

Ao que parece ele vai fazer uma série sobre o rádio :D

Range test:
Edit 2:
Range test do canal "Coisas Que Voam" 1,5 Km :D"





Este ensinando a fazer o cabo para simulador:


Conversão, mode 1 para mode 2:


Como fazer o update utilizando Arduino:


Edit 2:
Atualização do firmware utilizando FTDI adapter, Menu Secreto e Calibragem, canal "Coisas Que Voam":



Aqui links de discussões sobre o rádio no RC Groups:

Versão Turnigy:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2275319

Mesmo rádio, versão Flysky:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2145070

Página sobre firmware alternativo que está em desenvolvimento bem avançado, habilita 10 canais no rádio somente com a alteração do software:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2486545
E aqui o repositório do firmware:
https://github.com/benb0jangles/FlySky-i6-Mod-

Aqui a lista de receptores compatíveis:

Considere todos os equivalentes da Turnigy. Todos os receptores compatíveis com Turnigy 9X são compatíveis com o i6, incluindo os receptores Hobby King. Lembrando que esses receptores utilizam o protocolo antigo que não suporta telemetria, portanto é preciso mudar no rádio para o protocolo AFHDS ao invés de AFHDS 2A (telemetria).


Bom, por enquanto é isso, conforme eu for utilizando o rádio vou postando aqui as experiências. Não é tão difícil de encontrar videos ensinando a programação e etc. embora a maioria esteja em inglês.

Espero que gostem e seja útil para quem possui ou pretende adquirir este rádio com um ótimo custo benefício. :D E sintam se a vontade para postar suas experiências e dúvidas e fazer críticas, claro, sempre respeitando o próximo. :wink: :)

Grande abraço a todos.

Vitor Bastos
Editado pela última vez por vitor bastos em Qui Mai 12, 2016 11:40 am, em um total de 2 vezes.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por marcusbilac »

Parabéns pelo tópico! pode ter certeza que vai ajudar muita gente.

Eu voltei a pouco tempo para o hobby e comprei um Flysky i6.

Achei um excelente rádio!
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por stickier »

Muito bom tópico.. A primeira vez que ví esse rádio nao botei muita fé, com telemetria etc. Um colega de pista comprou e testamos, está voando um Pastinha glow, configuração feita por mim com bastante tranquilidade.

Acho uma excelente opção de Custo x Beneficio.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Olá pessoal, beleza.

Boa notícia, saiu mais uma versão do firmware alternativo/modificado, v1.5, como vocês podem ver no tópico dedicado no RCG ou na página do github, essa versão corrigiu um bug que havia ficado na mixagem de elevon.

Vim também falar um pouco sobre o menu secreto que é aberto ao ligar o rádio com os sticks dessa forma :



O menu é assim, as duas imagens da esquerda são as duas páginas da raíz do menu:



Sticks adjust: Calibração dos sticks, se notar alguma irregularidade na centralização dos sticks pode ser corrigido aqui.
Def sticks mode: Após fazer a mudança física de mode 1 para mode 2, como mostrado no vídeo acima. Deve se mudar o mode nesta opção.
Key test: Ferramenta excelente para testar todas as chaves e botões, como o próprio nome sugere, apresenta indicação no display e emite um bip.
LCD test: Testa o LCD, não tem muito pra explicar.
LCD brightness: Brilho do LCD.
Bind: Bind.
RF Frequency: Tem a ver com configurações do módulo. Não aconselho modificar. Se alguém souber de mais detalhes para postar aqui, agradeço.
Voltage Adjust: Configuração muito importante. Não confie na leitura da bateria mostrada no display, ao menos que já tenha medido suas pilhas com um multímetro e ajustado o valor nesta opção.
Firmware ver: Versão do Fw.
Firmware update: Outro modo de preparar o rádio para receber atualização.
Restart: Após fazer todas as configurações, não desligue o rádio (não sei se isso pode trazer algum problema, mas não quero testar :D), apenas vá até esta opção e selecione.
FlashReset: >>>Cuidado<<< Não encontrei muita informação, mas ao que parece é isso mesmo, da um Reset no flash do rádio, possivelmente trazendo para um estado original de fábrica. Não sei dizer até que ponto ele "reseta" a memória do rádio.


Você entrou no tópico daquele "noob" no e-voo, viu que tinha um firmware alternativo, atualizou e seu rádio não liga mais? "Maldito".

Não me xinguem :D

Caso ocorra algum problema, aqui está um modo de recuperar seu rádio:
Lembrando que o Adaptador FTDI pode ser substituído pela interface própria para a atualização, disponível na hobbyking, ML, etc.



Por enquanto é isso pessoal.

Abraços e bons voos.

Vitor Bastos
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
FESTIVE
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 6:41 pm
Localização: RS

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por FESTIVE »

Parabéns, tanta informação que o tópico já está na primeira página de pesquisa no google haha.

Sou iniciante também, tenho muito chão pela frente. No ML achei esse modelo por R$400, no site hobbyking achei por R$200. Tu comprou em qual site?

O frete no site hobbyking é qual valor? Alguém já comprou lá?

#edit: ah, vi agora que é frete é em média $12 Ainda assim acho que vale mais a pena comprar na hobbyking.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Obrigado amigo :D
Eu comprei aqui no Brasil mesmo, comprei uma semana antes do natal e como sei que a receita esta pegando tudo ia ser taxado com certeza. No caso eu compraria na banggood já que não tenho cartão internacional. Ai pra não pagar taxas, esperar esse tempo todo pra chagar (receita+fim de ano), nem correr o risco de receber um produto defeituoso e ter dor de cabeça peguei por aqui mesmo. Comprei de um vendedor daqui do Rio de Janeiro. Foi bem atencioso. Postou no dia seguinte do que paguei e recebi no mesmo dia :D.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Ogioni
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Out 01, 2015 5:19 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por Ogioni »

Bacana amigo, comprei o meu no Banggood em 02/10/2015, recebi em 18/11/2015, ou seja 49 dias.
Fui taxado na receita não invasivo sobre U$10,00, paguei R$ 38,00.

Olhando na net achei hoje sobre a atualização dele e por sorte achei o seu tópico, to tomando coragem para fazer a atualização do meu.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por Wesley_Sniper »

Duas informações que ainda não foram divulgadas aqui:

Possui telemetria da tensão que o receptor recebe da bateria (mão na roda para quem voa glow ou planador)

Trabalha com dois tipos de protocolos, AFHDS 2 e AFHDS. Ou seja, se deseja usar receptores da HK e do 9x por exemplo, sera necessário a mudança no menu de perfil do modelo.
:D
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Fala Ogioni, demorou um pouquinho mas o valor compensou hein :D Mais um.. Kkk aproveite o rádio, amigo.

Como vai, Wesley? Valeu pela contribuição. Sobre os protocolos comentei somente abaixo da tabela de compatibilidade, mas não entrei em detalhes. E a telemetria da tensão de alimentação do receptor é uma boa mesmo. Existe também a opção de fazer um mod nos receptores para indicar a tensão não regulada pelo ESC, no caso dos elétricos, assim não é preciso o sensor externo CVT-01. E pode ser feito no IA6 mesmo. :D
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Aqui o link do tópico ensinando a fazer o mod nos receptores http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2402288&highlight=Ia6+mod Muito simples :D
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Responder