Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por Elilson »

alguém já usou o tgy-i6 com cabo trainner no radio turnigy 9x??? tenho os dois e não consigo deixar o 9x como slave
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Ola pessoal trago a vocês uma pequena atualização no meu projeto, instalei o ultimo firmware lançado para o i6 https://github.com/qba667/FlySkyI6/releases/tag/1.6.3, no caso a versão "NO_SWE_14_channels_flysky-updater"', como destaques para esta atualização temos:

Possibilidade de instalação de uma quinta chave "SwE"
14 Canais
Telemetria avançada
Funções para Head Tracking
Opção de transformar SwB em um switch de 3 posições e etc.

A lista completa de modificações pode ser encontrada no link https://github.com/qba667/FlySkyI6 (Em inglês)
Ao instalar esta versão o meu principal interesse era a telemetria avançada junto ao iNav. Segui as instruções encontradas no GitHub do iNav, no diretório "Telemetry" seção "iBus" https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md. Para tal, é necessário montar um cabo para ter comunicação bi-direcional entre a controladora (SP Racing F3, no meu caso) e o receptor (ia6b), esta cabo é basicamente um cabo Y onde uma ponta (a base do Y) vai conectada ao pino TX de uma das UARTs (não pode ser softserial devido a alta baudrate necessária), após o "nó"coloca-se um resistor de 10k em uma das pontas que vai conectada ao pino sinal da porta "Sensor" do receptor na outra ponta, coloca-se um diodo "1N4148" com o catodo conectado ao pino sinal da porta "Servo" do receptor. Quem tiver interesse em detalhes das configurações que fiz no iNav só dizer aqui que descrevo o processo.

As informações de telemetria que possuo agora na tela do meu rádio são:

Coordenadas GPS;
Número de satélites e tipo de fixos (2D, 3D);
Modos de voo (Stab, PosHold, RTH, etc.) e condições de Armed e Disarmed;
Heading (Magnetômetro);
Altitude(Barômetro);
Gps Altitude (Acima do nível do mar);
RSSI e outras informações de qualidade de sinal;
Velocidade;
Etc.

O tipo de informações que recebo no rádio varia de acordo com a configuração que faço no iNav, posso receber por exemplo a temperatura medida pelo barômetro, custando a informação de um outro "sensor", pois o receptor recebe a informação somente de um determinado número de sensores (ver informações no link https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md).

É isso pessoal, qualquer dúvida só perguntar :wink:
Abraços
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por arthurinacio »

vitor bastos escreveu:Ola pessoal trago a vocês uma pequena atualização no meu projeto, instalei o ultimo firmware lançado para o i6 https://github.com/qba667/FlySkyI6/releases/tag/1.6.3, no caso a versão "NO_SWE_14_channels_flysky-updater"', como destaques para esta atualização temos:

Possibilidade de instalação de uma quinta chave "SwE"
14 Canais
Telemetria avançada
Funções para Head Tracking
Opção de transformar SwB em um switch de 3 posições e etc.

A lista completa de modificações pode ser encontrada no link https://github.com/qba667/FlySkyI6 (Em inglês)
Ao instalar esta versão o meu principal interesse era a telemetria avançada junto ao iNav. Segui as instruções encontradas no GitHub do iNav, no diretório "Telemetry" seção "iBus" https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md. Para tal, é necessário montar um cabo para ter comunicação bi-direcional entre a controladora (SP Racing F3, no meu caso) e o receptor (ia6b), esta cabo é basicamente um cabo Y onde uma ponta (a base do Y) vai conectada ao pino TX de uma das UARTs (não pode ser softserial devido a alta baudrate necessária), após o "nó"coloca-se um resistor de 10k em uma das pontas que vai conectada ao pino sinal da porta "Sensor" do receptor na outra ponta, coloca-se um diodo "1N4148" com o catodo conectado ao pino sinal da porta "Servo" do receptor. Quem tiver interesse em detalhes das configurações que fiz no iNav só dizer aqui que descrevo o processo.

As informações de telemetria que possuo agora na tela do meu rádio são:

Coordenadas GPS;
Número de satélites e tipo de fixos (2D, 3D);
Modos de voo (Stab, PosHold, RTH, etc.) e condições de Armed e Disarmed;
Heading (Magnetômetro);
Altitude(Barômetro);
Gps Altitude (Acima do nível do mar);
RSSI e outras informações de qualidade de sinal;
Velocidade;
Etc.

O tipo de informações que recebo no rádio varia de acordo com a configuração que faço no iNav, posso receber por exemplo a temperatura medida pelo barômetro, custando a informação de um outro "sensor", pois o receptor recebe a informação somente de um determinado número de sensores (ver informações no link https://github.com/iNavFlight/inav/blob/master/docs/Telemetry.md).

É isso pessoal, qualquer dúvida só perguntar :wink:
Abraços

Show de bola amigo! Seria possível você fazer um vídeo demonstrando as novas funcionalidades do rádio e também a confecção do cabo e suas conexões? Valeu!
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Opa, posso sim, se puder aguardar até o fim de semana que é quando possuo mais tempo pra fazer. O cabo é realmente muito simples de ser feito, já tinha todos os componentes em casa, diodo, resistor, reutilizei alguns cabos com conectores de computador, só soldei os componentes e crimpei conectores nas outras pontas. Lembrando que essa conexão é utilizada no INav, não sei como está a telemetria nos outros firmwares "irmãos" dele ou em outros firmwares de outras controladoras.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
Tiago Souza
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 29, 2017 12:52 pm
Localização: Nanuque-MG

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por Tiago Souza »

Vc sabe se a telemetria funciona na pixhawk e mission planer?
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Olha, pelo que sei existe algo em relação a MavLink, porém não sei dizer como funciona ou como está o projeto.
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por arthurinacio »

vitor bastos escreveu:Opa, posso sim, se puder aguardar até o fim de semana que é quando possuo mais tempo pra fazer. O cabo é realmente muito simples de ser feito, já tinha todos os componentes em casa, diodo, resistor, reutilizei alguns cabos com conectores de computador, só soldei os componentes e crimpei conectores nas outras pontas. Lembrando que essa conexão é utilizada no INav, não sei como está a telemetria nos outros firmwares "irmãos" dele ou em outros firmwares de outras controladoras.



Beleza Vitor, ficamos no aguardo!
reytek
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:43 pm
Localização: picos-pi

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por reytek »

Pessoal tô comprando um novo radio então em dúvida entre o fs-ia6 e o fs-i6x qual vcs indicam.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por vitor bastos »

Entre os dois, FS-i6 sem dúvidas, pois já tem um firmware alternativo bem maduro e uma comunidade considerável para oferecer suporte, enquanto o i6x tem as limitações de fabrica e nenhum desenvolvimento de software. Um i6 modificado é muito superior ao i6x. Mas se tiver um pouco mais de grana recomendo um FrSky Q X7, é muito mais rádio, se tivesse que trocar de rádio hoje, seria minha escolha, mas estou muitíssimo satisfeito com meu i6 e não penso em trocá-lo tão cedo :D
Turnigy i6 10ch timer and telemetry firmware - TBS Discovery Clone - SP Racing F3 - iNav - Aurora 90
reytek
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:43 pm
Localização: picos-pi

Re: Turnigy Tgy-i6 / FS i6. Pequeno Review e Informações Úteis

Mensagem por reytek »

vitor bastos escreveu:Entre os dois, FS-i6 sem dúvidas, pois já tem um firmware alternativo bem maduro e uma comunidade considerável para oferecer suporte, enquanto o i6x tem as limitações de fabrica e nenhum desenvolvimento de software. Um i6 modificado é muito superior ao i6x. Mas se tiver um pouco mais de grana recomendo um FrSky Q X7, é muito mais rádio, se tivesse que trocar de rádio hoje, seria minha escolha, mas estou muitíssimo satisfeito com meu i6 e não penso em trocá-lo tão cedo :D

Então depois que vi o tópico aqui já tava quase que decidido em compra o fs-i6 sobre o receptor qual vcs recomendam ? pretendo utilizar ele pra drone com controladora APM e já aproveitando entre a 2.6 e a 2.8 qual melhor?
Responder