Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por stickier »

Boa tarde senhores

Resolvi postar aqui uma situação que me aconteceu uns 6 meses atrás.

Tenho um rádio Futaba 6EX que comprei da Tower Hobbies pouquissimo tempo depois de ter sido lançado.

Um belo dia estava voando meu Yak 54 elétrico com este rádio. Meu aeromodelo começou a sofrer interferência, virou de dorso sozinho. Eu percebendo a situação irrecuperável, deixei-o cair no capim. Tirando o canopy que se soltou, apenas sujeira e arranhões leves.

Minutos depois comecou a chover forte, tivemos que recolher as coisas e ir embora.

Alguns dias depois encontrei um colega que também possui um Futaba 6EX e estava com o rádio ligado na ocasião do meu acidente. Ele voava um tricóptero com este rádio. Fizemos alguns testes e o rádio dele comanda totalmente o meu aeromodelo, assim como o meu rádio comanda totalmente o tricoptero dele, ignorando algumas diferenças de configuraçao e trimagem que estava em cada rádio.

Em uma pesquisa rápida, vi que alguns dos primeiros rádios modelo Futaba 6EX sairam com o ID iguais. Posso estar incluso nessa lista?

Como faço para verificar e, tem alguma garantia disso? Adquiri meu rádio tem uns 6 anos e possui NF e toda documentação.

Alguem já ouviu falar de um caso que nem este?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por LaercioLMB »

A linha EX da Futaba foi feita na China e realmente tiveram alguns problemas, inclusive de potenciômetros dos sticks e não tinha outro que coubesse no lugar, sem falar que os sticks não era parafusados, todos rebitados com o próprio plástico, o que dificultava ainda mais o conserto, sendo o brigado a trocar todo o conjunto do stick do rádio ao invés de somente um potenciômetro com defeito.
Entre em contato com o Mano, ele saberá te responder se tem como atualizar algo no rádio para resolver isso.
http://www.manorc.com.br

O cara é fera e tem preços justos, que não pesam em nossos bolsos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por jujuba »

Eu também já tive esse rádio e com o mesmíssimo problema, só que não tive a mesma sorte que você e meu aeromodelo, um Sky Rider zerado com OS.46 teve perda total, não prestou nem o grupo de cauda. Isso aconteceu em 2009.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
marcespin
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 1:20 am
Localização: Itupeva, SP

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por marcespin »

BOa noite pessoal,

Acho que até já teve um "recall" desse rádio.

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=34483
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por alexcmag »

Os primeiros 6EX 2.4 tiveram recall, verifique se o seu precisa.

Se for o caso, o problema é justamente este que você descreveu, duplicidade de código entre diferentes transmissores, causando interferência por outro Futaba.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=803207
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
rhdssp
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 7:16 pm
Localização: Dois Córregos

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por rhdssp »

Olá pessoal,

Tenho um futaba 6ex, comprei ele no mercado livre ha uns 8 anos, mas só agora estou utilizando o rádio, e estou com o seguinte problema,

o canal 3 que seria do acelerador, mas está configurado no lado direito, ou seja o acelerador fica no stick direito, e aonde seria o acelerador do lado esquerdo está o canal dois.

O problema que eu preciso usar o fail safe do rádio, para que quando eu perder o sinal, ele deixe o esc em modo neutro, mas nesse rádio ele só funciona no canal três, pela programação do rádio não consegui achar como posso mudar os canais do rádio, alguém sabe se isso é possível? ou se também daria para abrir o rádio e trocar na própria placa do rádio, e assim deixando o canal 3 do lado esquerdo.

Obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Futaba 6EX - Dois rádios comandando mesmo modelo

Mensagem por LaercioLMB »

Tem que acertar ele para mode 1.
Tem que segurar duas teclas juntas para entrar no modo de programação do tipo de rádio, pois ele tem 4 modos de configuração, mode1, mode2, mode3 e mode4.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder