Servos vibrando ( tremendo )

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! os servos de um Cessna meu começaram a vibrar, pesquisei aqui no Evoo e chequei várias

coisas : linkagem, bateria, conexões, receptor etc e nada ! resolvi continuar os testes e liguei outro Cessna

( comprei um lote da MR a um tempo atrás ) e os servos também vibraram, obviamente o problema era no

elemento comum aos 2 aeros : o rádio ! pensei que já estava na hora de aposentar meu companheiro de

aventuras após 3 anos de uso, já a algum tempo meu T9x começou a dar sinais de problema, primeiro a buzina

começou a diminuir o volume e falhar, o que na realidade até gostei porque ôh buzina irritante . . . e agora isso !

lembrei que a chave de alimentação do radio é uma HH, pelo menos antigamente chamávamos assim mas depois

que álcool virou ethanol, perônio virou fíbula e suborno virou pixuleco ela pode ter mudado de nome, resolvi dar

uma olhada no diagrama eletrônico do radio e essa chave comuta separadamente a alimentação de algumas

partes do radio e justamente a buzina e o módulo são alimentados pela mesma metade da chave, abri o rádio e

antes de trocar a chave ressoldei toda plaquinha, e após testes fim dos problemas ! abraço à todos.
Editado pela última vez por Jacimar em Dom Mar 20, 2016 8:49 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Servos vibrando

Mensagem por Lívio Cardoso »

Solda fria é o nome disso. Muito comum nos circuitos eletrônicos. O difícil disso é que vc precisa refazer as soldas todas porque não consegue saber de onde vem o problema. Esta semana no meu trabalho esbarrei numa dessas. Uma placa de um esteira de ginástica que não passava de 50% de sua velocidade final. Foi só refazer todas as soldas e...bingo...problema sanado!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Servos vibrando

Mensagem por igorfragoso »

Concordo com as soldas frias... E interessante verificar que o problema não ocorreu de imediato, pois como disse o colega, o rádio tem três anos de uso. Isso me fez lembrar uns relógios/calendários digitais que equipavam alguns carros da Chevrolet, nos anos 80 e 90 (Monza, Kadett/Ipanema etc). Depois de algum tempo, eles simplesmente paravam de funcionar e os proprietários sumariamente trocavam o "módulo". De fato, o relógio era encaixado no painel e havia um conector no final do encaixe para prover a alimentação e controle da luminosidade dos dígitos. Mas o problema era na placa de circuito impresso, onde grande parte das soldas se partiam com o tempo. Abri e recuperei muitos desses módulos e arrisco dizer que o problema era devido à camada muito de solda que, com a vibração acabavam partindo e ocasionando o problema. Era só ressoldar tudo que voltava a funcionar. Durante algum tempo, eu garanti alguns cobres, vendendo esse módulos à base de troca, pois era comum encontrá-los nos ferros-velhos.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! após mais 3 meses de uso a chave do meu radio começou a dar problema de novo : faz os servos "tremerem", como não encontrei no comercio local uma chave fisicamente 100% compatível pois, além dos 6 terminais elétricos ela tem 4 pinos de fixação à placa . . . retirei a HH, "jumpeei" na placa as conexões da posição ligado e coloquei um "push button" no local da antena original do T9x, o positivo da bateria passa pelo "push button" e vai para o terminal central do que era a chave HH, o inconveniente é não poder recarregar a bateria dentro do rádio, coisa que já não fazia pelo fato de estar usando LiPo de 3S de 2650mA . . . funciona perfeito, abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por LaercioLMB »

Estranho, meus rádios tem mais de 15 anos e não vibram servos.
Rádio xing ling é descartável, usa e joga fora.


PS: Editado para corrigir erro de escrita.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Sáb Mai 28, 2016 11:04 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por Jacimar »

Pelo que constatei, a chave estava com mau contato interno, justamente na "metade" que alimenta a buzina e o módulo, provocando algum problema para o módulo, se houvessem no mercado peças de reposição de qualidade não seria necessário ficar fazendo adaptações como essa . . . o grande mérito desses rádios e equipamentos baratos é servir de primeiro contato com o aeromodelismo sem gastar muito . . . abraço.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por alissongc2000 »

LaercioLMB escreveu:Estranho, maus rádios tem mais de 15 anos e não vibram servos.
Rádio xing ling é descartável, usa e joga fora.


Legal!!
Neste feriado botei um Futaba para funcionar que tem uma paquinha escrito que foi fabricado em 94! Tudo funcionou certinho somente a trimagem do Leme está apresentando defeito, mas vou ver isso ainda....

Ah mas a manutenção destes rádios xing ling faz parte da brincadeira :wink:
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por LaercioLMB »

Não pense assim, pois essa brincadeira pode te custar um aeromodelo inteiro.
Rádio guardado por muito tempo também estraga devido a umidade acumulada em componentes cerâmicos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por alissongc2000 »

É verdade
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Servos vibrando ( tremendo )

Mensagem por CONDOR 2 »

Outro defeito que ás vezes é atribuído ao rádio é a linkagem forçar o braço do servo, ou empurrando ou puxando.

Você trima na posição certa e ele quer voltar á posição central.

Mas o mais corriqueiro é isso...soldas frias e mau contato das chaves.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder