Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por John-Henrique »

Comprei uma bateria testei gostei dela, comprei outras 2, dai chegaram hoje fui testa-las e uma delas está com o cabo balanceador invertido (gravei um vídeo mas minha internet é lenta demais), quando eu coloco o medidor e alarme de voltagem (buzzer), tem uma posição certa para conecta-lo, nesta bateria o medidor não funciona se colocado da forma correta, mas funciona quando coloco invertido.

Ah tá mas e daí?
É que não dá pra recarrega-la usando o balanceamento, dai não tem muita utilidade. Alguém tem alguma sugestão?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por Hidden »

SE realmente o conector do balanceamento está invertido, terá que mudar a posição dos cabos.

Isso pode ser feito, mas precisa de cuidado e critério para evitar curtos e também evitar que algum fio invertido, o que poderá até queimar a porta de balanceamento do seu carregador.

Não precisa nem cortar nenhum fio, no terminal de balanceamento, cada um dos fios pode ser soltado, vc precisará pressionar com uma agulha ou a ponta de um estilete a trava metálica de cada conector individual que o mantém travado na capa plástica, assim vc consegue retirar o conector, daí vc levanta novamente a trava (um pouco só) com a ajuda de um estilete e recoloca na capa plástica do conector na posição correta.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por igorfragoso »

Sem "ver" o que acontece, fica mais difícil. No entanto, apenas me baseando no que você relata, se funciona invertendo a posição do conector, você pode reposicionar os pinos na capa plástica que envolve os pequenos conectores. Bastaria retirá-los da capa (apenas os que serão reposicionados) e depois recolocá-los na posição correta, de forma a poder recarregar a bateria no carregador. Se você observar, esses conectores têm uma trava que impede que saiam da capa quando inseridos no correspondente do carregador (identificada na figura). Com uma agulha grossa ou coisa que o valha abaixe essa trava e puxe o fio sem fazer força.
conector lipo.jpg
conector lipo.jpg (13.94 KiB) Exibido 7213 vezes

Uma vez fora da capa, levante novamente essa trava (o suficiente para travar; algo em torno de 30º...) para que ao encaixar na guia correta, ela encontre sua "sede" e trave o pino no lugar. Mas essa situação indica falha no controle de qualidade do fabricante, mesmo você tendo gostado do produto. Outra coisa, você sabe bem que essas baterias são perigosas e deve-se ter o máximo cuidado em manuseá-las. Trocar os conectores de posição não é problema, mas nessa operação, faça por sua conta e risco.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por John-Henrique »

@ HIDDEN
@ IGORFRAGOSO

É exatamente o que vocês citaram, porém, veio tudo invertido, mas acho que o que está invertido são os fios na solda da bateria e não nas pontas do conector, porque se vocês observarem o cabo vermelho está do lado certo do conector, confere com alguma bateria tua, o vermelho sempre do lado direito.

Conectado corretamente
Conectado corretamente
certo.jpg (39.23 KiB) Não visto ainda



Conectado invertido (errado)
Conectado invertido (errado)
errado.jpg (39.87 KiB) Não visto ainda


Já entrei em contato com a loja para ver o que eles podem fazer, sei que é um risco mexer na lipo, mas consigo fazer porem, não cabe a mim corrigir um produto que veio com defeito, então, se eles trocarem jogo essa fora logo.

Mesmo que eu corrigisse os fios eu teria uma bateria nova, com as proteções de segurança todas fod1d@s não é vantagem alguma.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por LaercioLMB »

Troca os pinos no conector, só isso.
Não danifica e nem compromete a segurança.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por John-Henrique »

@ LAERCIO
O que me deixa com medo de mexer nisso é a questão dos cabos, o fio vermelho está na "sede" certa, dai não sei como ficam os outros. O correto seria como está na foto abaixo, os fios estão nesta posição, dai eu inverto todos eles incluindo o vermelho? Ai fica o contrário do padrão.
Anexos
conector balanceamento.jpg
conector balanceamento.jpg (14.65 KiB) Exibido 7177 vezes
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por Elilson »

use um multimetro e descubra as tensões corretas a partir do negativo
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! o corretíssimo seria refazer as conexões dos fios lá na bateria, assim os fios ficariam com as cores corretas mas isso sim é perigoso ! ! ! a melhor solução em termos de praticidade e segurança é trocar os pinos no conector como os colegas disseram. . . há ainda uma solução meio termo, cortar os fios e refazer na sequencia certa mas exige cuidado também . . . boa sorte e um abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por LaercioLMB »

Nem o vermelho está certo, pois se estivesse, nem invertendo o conector iria conseguir fazer a leitura.
Os cabos estão totalmente invertidos.
Basta retirar o preto de fora e o vermelho e trocar de posição, depois você solta os pretos de dentro e os inverte, simples assim.Não solta todos de uma vez, solta de 2 em dois.
Se fosse comigo, já teria feito isso desde o início, pois compras xing ling, não vale a pena ficar cobrando garantia, até mesmo por que pelo visto, você não está pretendendo mandar essa de volta pelo que li anteriormente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
pietro
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Set 23, 2014 5:49 pm
Localização: RIO BANANAL

Re: Bateria lipo com cabo balanceador invertido

Mensagem por pietro »

É isso que o Laercio disse.
Você precisa ser forte e ignorar a cor do fio vermelho, ele vai ter que ser o primeiro mesmo.
Se o bip mostrou as tensões corretas, no total e célula por célula na posição invertida, é porque estão todos invertidos.
Responder