Pack de Baterias Li-Ion 18650

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Pack de Baterias Li-Ion 18650

Mensagem por Kamikaze-MT »

Boa tarde meus amigos,


Depois de muito tempo volto ao fórum, e desde já peço desculpas de postei em local diferente do que deveria, mas achei que aqui seria a melhor escolha, embora não pretenda utilizar a bateria em aeromodelo, mas sim em uma parafusadeira.
Bem, comprei uma parafusadeira à bateria, mas que está com a mesma (a bateria) danificada.
Ela funciona com baterias de 18V. A bateria original é de NiCd.
Quero montar um pack de bateria pra ela.
Na internet encontrei um vídeo de um rapaz que montou um pack com pilhas de NiMH para substituir a bateria original de sua parafusadeira, que estava na mesma situação que a minha. Mas as pilhas NiMH têm capacidade de carga muito baixa e tempo de recarga muito longo.
Surgiu a idéia de montar um pack com pilhas (células) de Li-Ion 18650, pois armazenam mais carga, além de fornecer uma tensão bem maior por célula (3,7V), o que pode permitir que eu use a carcaça da bateria original para abrigá-las.
Pintaram algumas dúvidas:
1 - qual seria a corrente máxima de carga destas células???
2 - utilizando esta corrente máxima, em quanto tempo eu consigo dar uma carga total em um pack de 5S e 8.800Mah??
3 - poderia utilizar para a recarga o mesmo carregador da bateria original, que era de NiCd?
4 - caso eu queira utilizar meu carregador inteligente (um Turnigy) para carregar o pack de Li-Ion, como eu deveria configurá-lo?

Desde já agradeço a atenção e a ajuda dos colegas.

Grande abraço.
"Aeromodelista e Professor Pardal tem muita coisa igual!"
Responder