Receptores FRSKY

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Receptores FRSKY

Mensagem por welsobral »

Amigos estou com uma duvida nos receptores tenho um taranis 9x com os receptores que vem nele sao x8r bom eu tenho varios V8FRII quando que seria a diferença entre eles além da telemetria e saidas s.bus tipo a duvida maior e alcance perca de sinal coisa me falaram que a linha V8FRII e antigoalgo assim pq como tenho alguns receptores se compensa comprar os x8r
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Duvida receptores FRSKY

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Eu uso os x4r o que tem sbus (preto) no meu 450 e o xm+ nos meus quads;
O alcance dos dois é praticamente igual segundo o fabricante.
A diferença entre os 2 é que o x4r manda a telemetria pro taranis de volta; o xm+ não manda pro rádio, mas manda pra FC via um dos canais do sbus (é só ligar a FC no PC e procurar por um canal que fica variando a saída) e a FC manda a telemetria pro vtx e o vtx manda pra sua tela fpv.
Nunca tomei aviso de rssi usando o x4r voando meu 450; no xm+ eu normalmente começo a perder o sinal de vídeo antes do rssi cair pra níveis críticos.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Duvida receptores FRSKY

Mensagem por fabriciogf »

Quais seriam os níveis críticos de sinal pra se voar com segurança? uso os receptores X8R e já voei até 500mts com 50% de sinal usando as antenas originais, achei pouco, na teoria daria pra chegar 1km ? Acho muito arriscado passar dos 800mts com esses receptores.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Duvida receptores FRSKY

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Normalmente o taranis vem configurado pra 45 dar o warning de rssi e em 42 o critical de rssi; 38 é perda de sinal completa; lembrando que a escala de rssi é logarítmica, então de 45 pra 42 é muita coisa.
A distância vai depender do terreno, atmosfera, interferências, visada, posicionamento das antenas...e todo o resto.
Normalmente o rssi fica em 80~70 com uma boa visada durante o vôo; se eu tomo um warning, eu já retorno (só aconteceu em quad mas era aqueles com placa 3in1 micro escovado, no meu 450 equipado com o x4r versão sbus nunca ocorreu).
É sempre bom investir em receptores da frsky que dão telemetria de rssi (somente uns 30 reais a mais); assim vc afasta qualquer risco de perda de sinal. Com receptores que dão telemetria também é possível enviar o A1 e A2 (voltagem da lipo e a voltagem do recepto) de volta pro rádio, assim vc não precisa de um Buzzer (mas ainda sim precisa de um circuito que dê um chop na voltagem pra não queimar a entrada analógica A1, a própria frsky fornece e é baratinho, coisa de 15 reais, vc liga ou no conector do esc ou nos cabos de balanceamento da lipo) e ainda é possível monitorar e logar qualquer brownout do receptor.
spywork
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Mar 25, 2017 12:02 am
Localização: Goiânia

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por spywork »

Falando na telemetria... o receptor L9R, long range sem telemetria...
quais informações do voo consigo ter com ele?
Pois como é voo longo numa asa fixa, preciso de informações...
temos pouca informação em Português na internet sobre ele...
Sei que sinal RSSI, ele passa... somente...
Outras informações consigo com OSD ligado na controladora?

Obs: sou dono de um Phantom 4, que veio pronto de fabrica, e quero montar um asa fixa para long range e um quad tbs.... comprei um Taranis e quero me inteirar mais do L9R...
Fã DJI
Tenho Drones: Racer, Cinewhoop, Endurance.
Radio: FrSky Taranis Qx7
Piloto de aeronaves tripuladas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por LaercioLMB »

Sem telemetria não terá informação alguma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por macnas »

Estou com um problema com o meu taranis, troquei o firmware dele e desde então, não posso ligar os receptores com telemetria nele, D8R-II plus e D8R-xp, que o radio fica apitando, os outros receptores ta funcionando normal, fiz um video pra explicar https://youtu.be/EjGDw4vhuwQ alguem ja viu isso? tem alguma ideia de como arrumar?
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por Caiego »

Esse cara é polonês e tem muita informação boa: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=hu&u=http://www.rc.emiter.hu/&prev=search, inclusive tem um software melhor que o original para configurar o rssi.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por macnas »

Obrigado Caiego, vou dar uma olhada sim.. será que o meu problema é nesse rssi?
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Receptores FRSKY

Mensagem por Caiego »

macnas escreveu:Obrigado Caiego, vou dar uma olhada sim.. será que o meu problema é nesse rssi?

Pode ser que seja, verifique seu rssi com o soft dele, vai ter melhor resultado.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Responder