Pack bateria Fubaba 6EX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Pack bateria Fubaba 6EX

Mensagem por AIRJOE10 »

Saudações Pilotos.

Adquiri um Futaba 6EX que veio com uma bateria Lipo 11.1V, o manual dele informa que a bateria correta é NICd de 9.6V, ou seja, o rádio está sendo danificado por conta da sobrecarga. A bateria original tem um custo bem elevado, então pensei em montar um Pack com 8 células de 1,2V, conforme a original. Procuro informações de qual marca utilizar, afinal tem muita bateria de qualidade ruim no mercado. Estou aberto a considerações/sugestões.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Pack bateria Fubaba 6EX

Mensagem por Caiego »

Eu particularmente uso LiFe de 3S no transmissor.
Mas no site http://www.manorc.com.br ele diz o seguinte:
"Para contornar essa situação, alguns modelistas, entre os quais eu, recomendo a instalação de um DIODO no fio da bateria de LiPo que vai ligado ao rádio. Este componente além da caracteristica de deixar fluir a corrente elétrica em um único sentido, possui outra particularidade que é bem interessante no nosso caso. Uma vez que se corta o fio da bateria e insere o DIODO, ele "come" 0,75 volts da bateria. Ou seja se a voltagem nos terminais da LiPo for de 12,6v, nos terminal que vai ligado ao rádio ( depois do DIODO ) a voltagem será de 11,85v, ou seja, bem próxima a do pack de NiCd/NiMh.
Além desta redução de voltagem o DIODO ainda "engana" o alarme de bateria do rádio. Por exemplo num rádio de 72MHz o alarme é acionado quando a voltagem da bateria atinge 8,5 v aprox. Sem o diodo, teóricamente cada célula da LiPo quando o alarme fosse acionado estaria com 2,83v, o que é uma voltagem muito baixa para a LiPo. Com o DIODO, fica garantido que quando o alarme acionar a voltagem da bateria estará 0,7v acima de 8,5v ou 9,2v que é perfeitamente seguro para recarregar a LiPo.
Em outra materia no site eu explico isso bem detalhado inclusive mostrando como é feita a ligação do DIODO na bateria.
Importante: NUNCA carregar a LiPo pelo fio onde está o diodo, se não a carga não ficará completa."

Mas fica a critério de cada um.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pack bateria Fubaba 6EX

Mensagem por LaercioLMB »

O rádio aceita trabalhar com até 12V, mas lógico que um pack 3S com carga total chega a 12,6V e por isso eu uso a bateria 3S somente em modo storage, mas pode perfeitamente colocar um diodo em série com a bateria, pois ele reduz a tensão em 0,6V o que deixaria a bateria dentro dos 12V do rádio.
Por que 12V?
Por que esses rádios poderiam usar 8 pilhas comuns de 1,5V e 1,5 x 8 = 12.
1,2 x 8 = 9,6.
O Mano monta ótimos packs de 9,6 V com células de qualidade e com bons preços.
http://www.manorc.com.br
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Pack bateria Fubaba 6EX

Mensagem por AIRJOE10 »

Agradeço o retorno amigos. Já fiz contato com o Mano para resolver a questão.
Responder