Dúvida sobre qual conector usar.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por EmersonGarcia »

Olá pessoal, faz tempo que não vôo, to voltando agora, to tentando me organizar, antes de mais nada gostaria de dizer que andei pesquisando qual conector colocar na minha bateria nova que comprei, venho com quele conector T, comprei uma bateria da marca Gens Ace, 5500 mah, 6s, com 45 c, 22.2 v - 122.10 wh. De fio 12 wag de 200 cº, pro meu T-rex 600, que esta parado a tempos. Dei uma lida. Mas na hora de compra uns dizem usa este conector, outros dizem aquele outro, mas me venho a duvida, posso usar o Xt90, este que pesquisei ou qual outro posso usar, se sim, se não. Se poderem dar esta dica. Ficarei grato.

Obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por LaercioLMB »

Usa o que você achar melhor. Pois aqui terão uns dizendo use esse, outros use aquele e você só terá a mesma coisa que tem te dito em campo. Você decide, você escolhe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por Tio Bit »

5,5 x 40 = 220 A. Não me lembro bem se a conta é essa. Conector xt90 é para 90 a 120 A de corrente. Portanto não é ideal pra sua bateria. Faz muito tempo que não faço esses cálculos. Posso estar equivocado
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por Tio Bit »

Ops. É 5,5 x 45. O que dá teoricamente uma corrente de quase 250 A
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por EmersonGarcia »

Olá, agradeço por procurar me ajudar aí, não sei muito deste calculo também, então o xt90 por este calculo não daria pois como disse o xt90 vai 90 A 120 A de corrente, (Corrente contínua: 90A Corrente de pico: 120A), seria isto? O fio é de 12 wag da minha bateria. To tentando me inteirar.
Verifiquei que tem estes conectores, xt150, o AS150 se seria uma melhor opção, correta. Referente a corrente.
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por Tio Bit »

Vc até pode usar o xt90. Veja quanto de corrente seu esc vai demandar da bateria. Se for até 90 amperes, pode usar tranquilo.
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por EmersonGarcia »

Vo dar uma olhada no meu esc, se for de 100 por exemplo, ai serve este conector. Eu voo escala, na verdade ta configurado so pra voo escala, bem manso, o T-rex 600 esp. Nunca foi configurado para 3D.

Agradecidoo.
EmersonGarcia
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:20 pm

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por EmersonGarcia »

Olá o ESC que possuo é da marca Aling RCE - BL 100 G, DC 5.5V - 25.2V 100A que esta no meu T- rex 600
O motor também é da Align, ACM - BL600M, 1220 KV, C1015
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por snag »

Tio Bit escreveu:Ops. É 5,5 x 45. O que dá teoricamente uma corrente de quase 250 A


Desculpe, mas essa conta (capacidade x o C`s da bateria) só dá a corrente máxima que “teoricamente” a bateria pode fornecer. E isso baseada nas informações nem sempre muito confiáveis dos fabricantes de baterias. Não significa absolutamente nada para a escolha do conector.
Essa conta deve ser utilizada numa outra situação: conhecendo consumo do conjunto motor/hélice ou pás, você verifica se a bateria pode fornecer a corrente demandada, sempre com uma boa margem de segurança. Desta forma, e observando-se, também, a capacidade da bateria e o tempo de vôo, você não força os limites da bateria evitando diminuir a sua vida útil.

Tio Bit escreveu:Vc até pode usar o xt90. Veja quanto de corrente seu esc vai demandar da bateria. Se for até 90 amperes, pode usar tranquilo.


Novamente, peço desculpas, mas o esc não demanda corrente alguma... Ou quase nenhuma...

EmersonGarcia escreveu:Olá o ESC que possuo é da marca Align RCE - BL 100 G, DC 5.5V - 25.2V 100A que esta no meu T- rex 600
O motor também é da Align, ACM - BL600M, 1220 KV, C1015


O que você precisa descobrir é a corrente consumida pelo conjunto motor, pás e bateria que você está utilizando.

Não entendo nada de helicópteros, mas nos aeromodelos, você pode, dentro de certos limites, adequar a corrente consumida alterando o tamanho da hélice ou a quantidade de células da bateria. Só que precisa de um “wattímetro” para fazer isso. Medindo-se a corrente, você não corre o risco de torrar o motor ou o esc.

Dito isso, se o conjunto motor, esc, as pás e a bateria (nº de células) que está usando são do tipo/tamanho padrão para o heli, provavelmente, os conectores XT90 devem dar conta do recado. De qualquer forma, compre ou peça emprestado um “wattímetro” e meça a corrente consumida assim que for possível.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Dúvida sobre qual conector usar.

Mensagem por Wesley_Sniper »

Vejo o pessoal usando conector hxt 4mm, chamam de conector banana 4mm...
:D
Responder