Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
RGBosio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 3:22 pm

Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por RGBosio »

Bom dia pessoal!
Após severas pesquisas, não encontrei respostas. Mas a questão é que eu tenho um receptor FrSky RX8R Pro e eu preciso saber se alguém tem ideia de qual seria a corrente máxima que seu circuito interno aceita.
Por exemplo, se eu utilizar 8 servos Power HD LF-13MG de 13kg, alimentados diretamente no receptor por uma LiFe de 6,6v e fazer um vôo escala/acrobático, será que irá sobrecarregar o circuito interno?
Alguém tem ideia acerca da corrente máxima suportada por receptores em geral?

Desde já agradeço e peço escusas pela eventual redundância do tópico, requerendo, desde já sua exclusão e, por gentileza, que me direcione ao tópico que não encontrei. :lol: :lol:
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por brunobragantine »

Segundo o Usuário Konrad desse fórum o receptores em geral suportam entre 5A e 7A...

https://forum.alofthobbies.com/index.ph ... -sbus.749/

Konrad escreveu: FYI; Most Jr style connectors and power bus bars found on most RX are limited to about 7 amps. 5 amps for the Jr connector.


Espero ter ajudado :)
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por dtox »

Li em algum lugar que era 10.0v o meu d8r da frsky.
Uso com LIFE 6.6v.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Entre 3.5v~10v
100mA
https://www.frsky-rc.com/rx8r-pro/
Não é legal ligar no mesmo circuito dos servos IMHO.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por brunobragantine »

Acho que está havendo uma pequena confusão, pelo que entendi RGBosio quer saber sobre a corrente máxima que o barramento do receptor suporta ou seja quantos servos pode-se ligar nele sem correr riscos...

Segundo o manual a tensão de operação é de 4~10v e o consumo do receptor é de 100mA, mas não há nada especificado sobre a corrente suportada pelo receptor. Relação a servos nele ligado.

Quando o consumo é muito grande tem gente que usa powerbox similares pra que a corrente dos servos não circulem pelas trilhas do RX
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por LaercioLMB »

Corrente é uma coisa e tensão é outra. Corrente é medida em ampere e tensão é medida em volt.
Se quer saber a corrente limite de um receptor, basta multiplicar 500 mA pelo número de portas de servos. Se são 8 canais, 500 mA x 8 = 4000 mA.
Por que 500 mA? Pois servos de qualidade e marca do tipo standard, consomem em média 450 mA, já os xing ling até os mini de 9g podem consumir até 950 mA de tão ruins que são e de tão mal dimensionados nos modelos que são usados, pois muitos escolhem o servo pelo peso para deixar mais leve o modelo e olham o torque dele em relação ao peso do aeromodelo, outro erro terrível, pois se um aeromodelo pesa 600 g, não significa que um servo de 1200 g de torque vá dar conta do recado e é aí que o consumo dos servos aumentam e a sua vida útil diminui.
Procure na internet sobre banco de dados de servos e encontrará uma tabela de torque e consumo da maioria dos servos e saberá o consumo médio de cada um, mas use sempre o parâmetro para saber o limite de corrente de um receptor, servos standard e de marca como Futaba, Hitec ou JR e jamais tente usar de parâmetros servos xing ling.
Resumindo, se um receptor suporta 4000 mA e você quer usar servos xing ling com consumo médio de 950 mA, 4000 : 950 = 4,2 ou seja, só poderá usar 4 servos xing ling com consumo médio de 950 mA.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por Caiego »

Perfeita explicação!

LaercioLMB escreveu:Corrente é uma coisa e tensão é outra. Corrente é medida em ampere e tensão é medida em volt.
Se quer saber a corrente limite de um receptor, basta multiplicar 500 mA pelo número de portas de servos. Se são 8 canais, 500 mA x 8 = 4000 mA.
Por que 500 mA? Pois servos de qualidade e marca do tipo standard, consomem em média 450 mA, já os xing ling até os mini de 9g podem consumir até 950 mA de tão ruins que são e de tão mal dimensionados nos modelos que são usados, pois muitos escolhem o servo pelo peso para deixar mais leve o modelo e olham o torque dele em relação ao peso do aeromodelo, outro erro terrível, pois se um aeromodelo pesa 600 g, não significa que um servo de 1200 g de torque vá dar conta do recado e é aí que o consumo dos servos aumentam e a sua vida útil diminui.
Procure na internet sobre banco de dados de servos e encontrará uma tabela de torque e consumo da maioria dos servos e saberá o consumo médio de cada um, mas use sempre o parâmetro para saber o limite de corrente de um receptor, servos standard e de marca como Futaba, Hitec ou JR e jamais tente usar de parâmetros servos xing ling.
Resumindo, se um receptor suporta 4000 mA e você quer usar servos xing ling com consumo médio de 950 mA, 4000 : 950 = 4,2 ou seja, só poderá usar 4 servos xing ling com consumo médio de 950 mA.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
RGBosio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 3:22 pm

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por RGBosio »

Boa tarde, amigos.
Agradeço a todos pela ajuda, que foi de grande valia!
De qualquer forma, a título de enriquecimento do assunto, indaguei algo semelhante diretamente à FrSky, e tive a seguinte resposta:

Meu questionamento:
"Hello Frsky! I have a RX8R Pro receiver, and I will use it in a "60/90 class gas airplane model". I wonder what current each channel this receiver could support. I am afraid if using standard or HV digital servos will overload the receiver. In this case, please answare me what current each channel could support. Thanks!"

Resposta da FrSky:

"Rodrigo,
Continuous current: 2.5A
Peak current: 5A
Please make sure your Power drive current > sum of all channels servo stall current, and fast response, otherwise the voltage will drop and the device will reset."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Corrente Máxima do Circuito de Receptores (FrSky RX8R Pro)

Mensagem por LaercioLMB »

Faça a mesma pergunta para a Futaba, Hitec ou JR. Perguntar para xing ling não resolve, pois tudo deles não é bom e de baixa qualidade. FrSky é bom? Se comparado aos demais xing ling, é o melhor, mas nunca será igual a um Futaba, Hitec ou JR. Eu tenho módulo e receptores FrSky, mas não pela qualidade e sim pelo preço mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder