Servos SPT ou JX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por ika »

Pode colocar sem problemas , mas tem que ter cuidado com o consumo deles .
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

ika escreveu:Pode colocar sem problemas , mas tem que ter cuidado com o consumo deles .



Cara outra coisa. Servos desse grau pedem uma power box né. Tem relatos que os receptores suportam perto de 15A. Andei olhando uma com 30A e pico de 40A. Mesmo que eu nao tenha um consumo frequente de 15A nao vale o risco de fritar um receptor de 800 reais hitec optima 9. Vi uma vermelha da turnigy de 300 reais. Mas ela regula pro receptor (que no meu caso tolera ate 35v e portanto nao me afeta) mas os servos sao alimentados sem restricao. Entao ou poe um BEC pra regular uma bateria 3s pra nao queimar os servos de 6v ou 6,6v que eu gostei ou procura LIFE e paga caro. Mas tem uma outra placa top perto de R$500 mas a power box ja tem regulador de voltagem que voce pode alimentar o receptor com voltagem que voce deseja e servo com voltagem que voce quer. Pode por uma bateria de 22v pra alimentar servos de 6v que ele vai ajustar. Mas ainda mais importante a redundancia de duas baterias. Se uma der pau a power box isola ela e o aero continua voando com a segunda bateria.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por ika »

Sim com certeza se você usar servos que suportam até 6,6v tem que usar , já no meu caso aqui não uso pois usos servo hv ,ai uso lipo 2s direto , mas o receptor também tem que suportar essa voltagem
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

ika escreveu:Sim com certeza se você usar servos que suportam até 6,6v tem que usar , já no meu caso aqui não uso pois usos servo hv ,ai uso lipo 2s direto , mas o receptor também tem que suportar essa voltagem


O receptor nao é problema pq ele aceita ate 35v com telemetria de bateria onboard ainda. (Super top) mas os servos que achei mais viaveis foram os power hd digitaiscde 13 a 20kg girando de 85 a 105 reais mas sao 6,6v. Conhece algum outro nao muito caro wue aceita 7,2v e atende este perfil de torque?

A lipo 3s chega a 12,4v cheia entao nao vai ter servo tao HV assim ne
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por LaercioLMB »

Aqui mesmo no fórum já foi discutido várias vezes sobre calcular o torque de um servo. A maioria compra servo pelo peso do aeromodelo e acham que um servo de 20 kg suportará trabalhar em um aeromodelo de 10 kg. O esforço que o servo precisará fazer para mover uma superfície de comando com um aeromodelo a 50 km/h e fazê-lo mudar de direção não tem nada a ver com o peso do modelo. Por tanto, só poderemos afirmar que um determinado servo não suporta determinada função, se tivermos calculado esse esforço e termos escolhido um servo com torque superior ao esforço necessário para mover e manter um profundor, aileron ou leme em uma posição onde o vento o empurre de volta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Pessoal. Acho que o aero será mesmo um EXTRA 260 com motor DLE 55cc.

Pretendo por tambem uma bomba de oleo sulivan. O que me recomendam relativo ao tanque pra caber "confortavel na fuselagem?

700mL gasolina?
300mL oleo fumaça?

O tanque pra importar é barato. So pelo preço eu colocaria ate de 1.000mL pra gasolina. Coisa de R$2,00 a mais apenas. Mas tem muita coisa pra por na fuselagem. Nao sei se 1.000mL + o tanque de oleo fica muito apertado. Fico pensando que ter um super tanque tslvez nao seja otimo negocio.

Tanque gasolina
Tanque oleo
Bomba sullivan
Placa power expander
2 baterias LiFe
1 receptor
Mesa de servos....
Talvez um kit telemetria pq achei o kit do meu radio com preço acessivel (R$250 a base com sensor de rpm, temperatura, gps e gasolina)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por LaercioLMB »

Nem sempre aumentar o tanque de combustível será resultado de maior autonomia. Aumentar o tanque, aumenta o peso que consequentemente, aumenta a velocidade de estol e a de sustentação das asas e com isso, te fará usar mais motor e consequente maior consumo.
Tempo de voo é uma combinação de vários fatores para se ter uma boa autonomia com baixo peso.
Pouco peso também se torna problema, pois o arrasto será mais forte já que a aerodinâmica não mudou e com isso, rajadas de ventos irão interferir muito mais te obrigando a também usar mais motor e com isso, maior consumo.
Não tem receita de bolo para isso, pois são várias combinações de peso e marcas de peças e componentes para se atingir um equilíbrio perfeito entre peso, arrasto e autonomia.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

LaercioLMB escreveu:Nem sempre aumentar o tanque de combustível será resultado de maior autonomia. Aumentar o tanque, aumenta o peso que consequentemente, aumenta a velocidade de estol e a de sustentação das asas e com isso, te fará usar mais motor e consequente maior consumo.
Tempo de voo é uma combinação de vários fatores para se ter uma boa autonomia com baixo peso.
Pouco peso também se torna problema, pois o arrasto será mais forte já que a aerodinâmica não mudou e com isso, rajadas de ventos irão interferir muito mais te obrigando a também usar mais motor e com isso, maior consumo.
Não tem receita de bolo para isso, pois são várias combinações de peso e marcas de peças e componentes para se atingir um equilíbrio perfeito entre peso, arrasto e autonomia.



Vc colocaria um tanque 700ml? Vou ter um tanque pra fumaça tb. Mas tanque igual gasolina com 3 conexoes tenho visto acima de 300ml
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos SPT ou JX

Mensagem por LaercioLMB »

Se colocaria ou não, tudo dependeria do tipo de aeromodelo, peso dele, objetivo e mais uma série de fatores que tornam essa resposta muito vaga.
Sei que a maioria quer tempos de voos de mais de meia hora, mas a maioria cansa nos primeiros 15 minutos de voo, pois é cansativo ficar olhando para cima muito tempo, ainda mais se ao redor não tiver muita gente admirando, coisa que parece mentira, mas é o ego dos aeromodelistas, voar e ter um monte de gente ao redor olhando e admirando. Muitos dirão que não, mas se não tiver ninguém, não voam sozinhos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder