Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Re: Radiomaster TX16 - Menus e Principais Funções

Mensagem por Andre Mauricio »

Pablo escreveu:No caso do Futaba a falta de receptores originais com preços bons me fez desistir. Caso comprasse o rádio, ia me fazer optar por receptores paralelos e compatíveis, os quais não são confiáveis 100%.


O fator que mais pesou na retirada do Futaba T6J da minha lista foi justamente receptor. Também tiveram questões relacionadas à limitações de firmware e hardware, mas sempre achei os receptores Futaba muito caros. E assim como receptores Spektrum e equipamentos Emax, são mais falsificados que camisa de time.

Em receptores paralelos dá para confiar, mas em receptores falsos é inviável.

Pablo escreveu:Sobre o Radiomaster, o mesmo porém - o protocolo "não original" de comunicação... Ele não possui um protocolo nativo e se baseia em códigos abertos de uma infinidade de protocolos. Assim como não confiaria nos receptores compatíveis como Orange, Corona, para o Futaba, não confiaria, plenamente, em usar receptores originais nesse módulo de código aberto.


Apesar de utilizar protocolos “paralelos”, ainda não presenciei casos de perda de sinal ou interferência do Radiomaster com receptores FrSky, o link tem se mostrado muito sólido. E também é questão de teste e confiança. Nesse sentido, a indicação de qualidade do sinal apresentada na tela inicial do OpenTX ajuda bastante. Por enquanto tô testando com um receptor Radiomaster na (virtualmente) indestrutível zagi, sem problemas.

Hoje eu confiaria meu Tractor 90 no setup TX16S + X8R. Um avião maior/mais caro, talvez não seja boa ideia.

Pablo escreveu:Um adendo sobre minha percepção: Quem utiliza o Radiomaster como rádio principal e faz propaganda dele no youtube, no mais das vezes, utiliza módulo externo como o Crossfire ou R9M. O que só serviu para piorar minha desconfiança nesse módulo, que, por sinal, é o mesmo utilizado no Jumper e naqueles módulos 4in1 vendidos na China.


Os modelistas que vi utilizando módulos externos no Radiomaster eram pilotos de d r o ne, visando long range. Ainda assim, vez ou outra volto a considerar um R9M, afinal, o precavido morreu de velho. Toda segurança é pouca.

Pablo escreveu:Por fim, a versão que tem o melhor custo-benefício desse rádio, penso eu, é realmente essa (TX16S SE), por ser a que tem preço mais justo em relação ao que realmente se utiliza no longo prazo e vai possibilita economia para comprar outros equipamentos.


Realmente o custo/benefício da versão SE é muito boa. Mas considerando o hardware, o fato de ter gimbals de qualidade inferior me deixou meio balançado. Felizmente o rádio permite muitas modificações, e a troca dos gimbals é uma delas.

Se a pessoa pretende comprar o Radiomaster já com a intenção de instalar um módulo externo, o SE é, sem dúvida, a melhor opção. Existe uma versão do TX16S HALL já vendida com o TBM Crossfire, por volta de R$ 1700 (valor China, sem frete). Comprando o SE e o R9M separados, o conjunto sai por volta de R$ 1000 (valor China, sem frete).
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Mensagem por Andre Mauricio »

Antes de adentrar nas principais funções, vou apresentar rapidamente como fazer uma alteração simples, mas muito bacana: a personalização da tela inicial. Quando ligamos o rádio, ouvimos a voz "Welcome to OpenTX", enquanto o rádio exibe o logo do firmware. Mas seria muito mais legal se o rádio exibisse algo relacionado ao piloto... E o OpenTX permite.

Esse procedimento serve em qualquer rádio OpenTX com display colorido, mas vou demonstrar no TX16.


A imagem deve ter, obrigatoriamente, as seguintes características:
Dimensões: 480 x 272 px
Formato: .png
Nome do arquivo: splash

Criei minha imagem no Canva. Utilizei o logo que desenhei para meu instagram dedicado ao hobby, meu nome e um fundo azul escuro. Vai da sua imaginação, pode ser absolutamente qualquer coisa, desde que o arquivo respeite as características obrigatórias.


Criado sua imagem splash.png:
1. Ligue o rádio
1. Conecte-o ao computador;
2. Acesse o cartão SD;
3. Abra a pasta "IMAGES" do cartão;
4. Nesta pasta, cole seu arquivo splash.png;
5. Desconecte o rádio;
6. Desligue e ligue novamente.

Pronto!
https://youtu.be/PLbAgANm2gQ

A imagem "ao vivo" é muito melhor do que aquela em fotos e vídeos. A câmera do celular não se dá muito bem com mudanças repentinas de iluminação e acaba não focando corretamente.
Live to fly, fly to live , aces high!
buffon
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:17 am
Localização: Caxias do Sul

Re: Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Mensagem por buffon »

Excelente review!

Comprei o TX16S Hall, que foi enviado sexta-feira (01/04/2022). Também tinha um DX6i, o qual vendi e estava usando um Turnigy 9X com módulo FrSky DJT e OpenTX. Então dá pra dizer que to fazendo o mesmo upgrade.
Existem rádios melhores, mas acredito que nessa faixa de preço o TX16S ainda é a melhor opção. Trocaria ele pelo Tandem X20, mas os quase R$ 1000,00 de diferença não sobravam no meu orçamento.

Quando efetuei a compra o vendedor me mandou uma mensagem dizendo que estava sem estoque, com previsão de reposição de 15 a 20 dias, e que a fabricante informou que entregariam uma suposta nova versão do TX16S, porém não encontrei nada sobre uma nova versão. Vou aguardar a chegada do mesmo e ver se há alguma diferença aparente. Mas não deve ser nada além de uma pequena correção de algum defeito, se for mesmo uma nova versão.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Mensagem por Andre Mauricio »

buffon escreveu:Existem rádios melhores, mas acredito que nessa faixa de preço o TX16S ainda é a melhor opção. Trocaria ele pelo Tandem X20, mas os quase R$ 1000,00 de diferença não sobravam no meu orçamento.


O TX16 é concorrente direto do Taranis X9D. Mantém qualidade construtiva semelhante, mas entrega mais recursos. Na minha visão, nessa faixa de preço é realmente a melhor opção. O Tandem X20 está na prateleira de cima, veio pra brigar com as grandes marcas como Futaba, Spektrum etc.

buffon escreveu:Quando efetuei a compra o vendedor me mandou uma mensagem dizendo que estava sem estoque, com previsão de reposição de 15 a 20 dias, e que a fabricante informou que entregariam uma suposta nova versão do TX16S, porém não encontrei nada sobre uma nova versão. Vou aguardar a chegada do mesmo e ver se há alguma diferença aparente. Mas não deve ser nada além de uma pequena correção de algum defeito, se for mesmo uma nova versão.


Eles estão sempre atualizando o projeto, tanto a Jumper quanto a Radiomaster. As primeiras versões eram um pouco problemáticas, mas foram atualizando e melhoraram bastante. Essa "nova versão" deve vir com algumas atualizações assim, já que a Radiomaster não anunciou nada novo.
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder