Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Radiomaster TX16 - Personalização da Tela Inicial

Mensagem por Andre Mauricio »

Olá, galera! Hoje vou fazer um review da minha nova aquisição: RadioMaster TX16Sx(SE), rádio que veio para substituir meu Spektrum DX6i.

Primeiramente, é importante contextualizar esse TX na história e no mercado. A história da RadioMaster está ligada à de duas outras empresas: FrSky e Jumper.

Aqueles que são mais antigos no hobby lembrarão que no ano de 2010 estávamos passando por uma transição no hobby: a substituição da tecnologia 72 Mhz, pela tecnologia 2.4 Ghz. Os rádios 72 Mhz eram muito bons, e diversos deles serviram como base para rádios 2.4 Ghz, ou até mesmo foram “convertidos” pelas suas fabricantes para a nova frequência que estava chegando. Mas muita gente não queria (ou não podia) substituir seus rádios por novos, o que criou uma grande oportunidade de mercado.


Futaba Skysport 72Mhz


Nesse contexto de transição, algumas empresas começaram a fabricar e comercializar sistemas de receptores e módulos de transmissão externos que poderiam ser instalados nos rádios 72 Mhz de marcas como Futaba, JR, Hitec (...) transformando-os em rádios 2.4 Ghz. A FrSky foi uma das empresas que obtiveram sucesso com o desenvolvimento e venda desses sistemas, principalmente depois da criação do módulo DHT, que podia ser instalado em rádios que vinham de fábrica sem o slot para módulo externo.


Módulo DHT da FrSky


Além de desenvolver seus módulos, a FrSky criava receptores que trabalhavam com protocolos de comunicação de empresas renomadas; desenvolveu uma série de receptores chamada “DF” para trabalhar com rádios Futaba, e foi além, criando um receptor multiprotoclo chamado Delta 8.

Receptor Delta-8 da FrSky


Pouco tempo depois, a partir de 2011, passamos pelo boom de rádios chineses de baixo custo, como o HK-7X e o famosíssimo Turnigy 9X (meu primeiro rádio foi um HK 4CH!). Eram rádios de construção barata e firmware ruim, mas vinham com slot para inserção de módulos externos e aceitavam diversas outras alterações. Nessa época, começaram a surgir alguns softwares de código aberto para substituir os firmwares desses rádios chineses, e o mais famoso de todos foi o OpenTX. Então a galera comprava esses rádios chineses, trocava o firmware pelo OpenTX, e instalava um módulo externo, geralmente da FrSky.

A FrSky, então, tinha a faca e o queijo na mão para dominar uma enorme parcela do mercado. Em 2013, a empresa pegou seu sistema de transmissão, o OpenTX, jogou tudo dentro de um JR9303 e voilá: Taranis X9D. E depois vieram X9D Plus, X9 Lite, QX7, X Lite, Horus (...) e a FrSky se transformou nessa gigante do hobby que a gente conhece hoje.


Taranis x JR: Qualquer semelhança não é mera coincidência


Atualmente o mercado de drones é gigante, é o segmento mais aquecido no hobby, e as empresas brigam com unhas e dentes por esses consumidores, e a FrSky se especializou no desenvolvimento de produtos desse nicho. Porém, para atender a galera que faz long range com os drones, uma tal de Team Black Sheep colocou no mercado o módulo com nome que se mostraria irônico: Crossfire (“fogo cruzado”, ironia, talvez?), que era plug and play nos Taranis. O Team Black Sheep chegou fazendo com a FrSky exatamente o que essa fez com a Futaba. Foi a primeira grande pancada que a FrSky levou.


Módulo TBS Crossfire


Nessa época, muitas empresas já trabalhavam com a tecnologia da FrSky, a Jumper estava nesse bolo fabricando alguns rádios simples e de baixo custo, e a FrSky não dava tanta importância para a Jumper, até que, em 2016, a Jumper juntou um módulo multiprotocolo com o enorme display colorido oriundo do Horus, e colocou no mercado o Jumper T16 Pro, que caiu como uma bomba atômica no colo da gigante chinesa. O T16 era um rádio com construção equivalente à do Taranis, com o display do Horus, trabalhava com protocolo FrSky e ainda por cima era mais barato que o próprio X9.


Jumper T16. Além do display, haviam outras semelhanças com o Horus; um exemplo mais visível é posicionamento das chaves. Essencialmente, é um FrSky Horus X10 com uma “roupa” diferente.


Boba que não é, a FrSky deu uma bela de uma carteirada em grandes varejistas: se vocês venderem o Jumper, eu não mando mais meus produtos para vocês. Assim, a Jumper ficou fora de lojas como Banggood e DX, além de ter tomado um processo da FrSky.

Acusando o golpe, a FrSky lançou o protocolo ACCST. A partir de então, todos os novos rádios da empresa deixaram de ser compatíveis com os receptores antigos. Além disso, para receberem módulos de outras empresas, os novos rádios precisariam sofrer alterações de hardware, o que acabaria com garantia de fábrica no ato da alteração. Tentando proteger seu espaço no mercado, a empresa deu um golpe nos seus próprios consumidores, que não gostaram nem um pouco, e muita gente deixou de utilizar os equipamentos da companhia.

Nesse meio tempo a Jumper passou por uma reestruturação e, no processo, houve uma cisão na empresa. A galera que saiu da Jumper criou a Radiomaster, aprimorou o projeto do T16 e lançou o TX16S, que chegou melhor e mais barato que Jumper e Taranis. Inclusive com algumas características que superam o Horus, como a taxa de atualização da telemetria; a qualidade de sinal da Radiomaster é superior à da Jumper, bem como a qualidade de construção.


Radiomaster e Jumper: O senso de propriedade intelectual dos chineses me fascina.


Hoje existem ainda mais opões (cópias das cópias). A já conhecida Eachine entrou na brincadeira, e ainda surgiu uma Radioking. Há também atualizações do modelo da Jumper.


Eachine TX16S e Radioking TX18S


O TX16S, ao meu ver, se posiciona no mercado como um rádio intermediário. É um rádio para quem tem, por exemplo, um FlySky FSi6, e quer um equipamento com mais recursos. Não é um rádio para o nicho dos modelos de altíssimo valor agregado, como jatos e giants escala, essa é a área dos JETI e semelhantes. No meu caso, eu tinha um jurássico Spektrum DX6i e queria partir para um equipamento mais moderno, com mais recursos e que pudesse me acompanhar por uns bons anos antes de ficar defasado.

Escolhendo o Rádio:

Quando comecei a busca por um substituto para o DX6i, delimitei a pesquisa por marcas renomadas, como Spektrum, Futaba, Graupner e a mais nova delas, FrSky. Minha lista inicial era:

->Spektrum DX6 Black;
->Futaba T6J;
->Graupner MZ-12 Pro;
->Taranis QX7; e
->Taranis X9D Plus.

Eram rádios que, sem estuda-los a fundo, me atenderiam. A partir daí, comecei a pesquisar sobre cada um deles, considerando principalmente o que me entregavam pelo valor que custavam, o famoso custo/benefício.

->Spektrum DX6: Pude mexer em um exemplar de colega de pista, gostei muito, mas é muito caro pra mim;
->Futaba T6J: Pude mexer em um, muito bem falado como a maioria dos Futabas, mas tem um display medíocre, limitações de programação e receptores absurdamente caros (normal da Futaba);
->Taranis QX7: Mais barato que os dois anteriores, com OpenTX, um bom display, mas não entrega tantos recursos (físicos) assim;

Até então, a minha “final” era: Taranis X9D Plus x Graupner MZ-12 Pro. São dois rádios excelentes, com muitos recursos. O Taranis entra em campo com o valor mais baixo, OpenTX e uma vastíssima gama de receptores à disposição; o MZ-12 entra em campo com o suporte fornecido por uma grande marca, qualidade de construção e o seu renome, ambos são rádios muito bem recomendados; o Taranis um pouco mais popular e com mais informações disponíveis. Mas, no meio desse processo de tomada de decisão, um colega chegou falando para dar uma olhada num tal de Radiomaster, pois ele tinha um Jumper, que havia sido aprimorado e hoje estaria disponível no mercado com hardware superior como TX16.

O RadioMaster é mais barato que o Taranis e o Graupner, entrega tantos recursos quanto, vem com OpenTX, módulo multiprotocolo (podendo utilizar receptores FrSky), e um baita de um display colorido. Fui atrás de reviews e me deparei com um rádio de construção bem comentada e com recomendações surgindo feito mato em terreno baldio, a escolha ficou fácil. As características que definiram minha escolha foram:

->16 canais (expansível)
->Firmware (OpenTX)
->Possibilidade de utilizar receptores FrSky (X8R é espetacular!)
->Slot para módulo externo
->Display colorido 4.3”
->Sliders laterais
->Chaves de 3 posições (meu DX6i só tinha chaves de duas posições)
->Função de voz
->Suporte para telemetria
->Carregador interno
->Case incluso (e outros acessórios)
->Preço

Existem quatro versões do rádio: gimbals de hall sensor (TX16S HALL); gimbals de potenciômetro (TX16S); sem touch, e suporte para menos protocolos (TX16S SE); e uma versão Hall com acabamento diferenciado (TX16S MAX). Os potenciômetros de hall sensor são mais duráveis, pois não têm como princípio de funcionamento o atrito entre as peças; teoricamente, gimbals hall também são mais precisos, mas isso só seria perceptível para quem voa em altíssimo nível, demandando extrema precisão do equipamento.

Eu acabei escolhendo a versão SE. Porque era a melhor? Evidentemente que não. Encontrei por um preço imbatível, de modo que, mesmo fazendo os upgrades de módulo (para o 4-1, que talvez nem faça) e de gimbals (pelos de hall sensor, esse é um upgrade que eu quero fazer), continuaria mais barato que o que o TX16S HALL. Vendi meu DX6i com os receptores, botei pouquíssima grana a mais e já consegui pegar o SE. Felizmente (ou infelizmente para vocês HAHAHA) foi uma ocasião única, o anúncio já não existe mais e não compensa pegar o SE com o preço regular para fazer os upgrades, na ponta do lápis acaba saindo mais caro que a versão Hall.

Apesar de ter suporte para menos protocolos, o módulo ainda “binda” com receptores Futaba, Graupner, Hitec, FrSky... Mas ficam de fora alguns, como Spektrum e FlySky. As diferenças para a versão 16S então, são: módulo, touch, gimbals e alguns acabamentos externos (scroll, molduras...). Fora isso, os rádios são idênticos.

Unboxing e Primeiras Impressões:

Minha caixa chegou um pouco amassada, mas isso é comum. O conteúdo veio intacto.


Esse é o conteúdo da caixa. O rádio com um case de espuma rígida; manual; película de vidro (igual às de celular); cablo UBS Tipo C; um jogo de molas dos gimbals; um chaveiro; e uma cartela de adesivos.


O case é simples, mas muito bonito e também muito leve. Não é isopor, o material lembra o polietileno dos macarrões de piscina, só que mais denso.


O acabamento do rádio me surpreendeu. Não se compara à um JETI ou Horus, de maneira alguma; mas é bem melhor que do meu DX6i.



Entradas UBS, Micro SD etc.



São seis chaves de 3 posições, uma de duas posições e outra chave temporária. Dois potenciômetros, seis botões de seleção, e dois sliders laterais. A qualidade das chaves e potenciômetros é razoável, não são os melhores componentes que já vi, mas são robustos e bem construídos.



O rádio vem com um suporte para duas células 18650 de 3500mAh; além disso, a Radiomaster vende um pack pronto. O manual, apesar de bem simples, traz quais baterias podem ser usadas, e quais não são recomendadas.

Pack 2s Li-ION da Radiomaster.


Aprovadas para uso:
2x 3.7v Li-ION 18650
2x 3.7 Li-ION 21700
2x 3.7 LI-PO
Todas montadas em packs de 7.4V

Não recomendadas:
3.6v Li-ION
2s 6.6 LiFE
LiFEP04

Eu já tinha uma Li-PO 2s 2200mAh 6C da FrSky comercializada para o X7 que serviu perfeitamente, ainda sobra espaço. A espuma da tampa segurou bem, a bateria não ficou sacudindo dentro do rádio.


O famoso display colorido do rádio. Realmente é muito bonito, e com brilho bem alto, dá para exergar muito bem mesmo sob luz direta do Sol.


Em comparação com a tela do iPhone XR.


Prós e Contras:

Prós:

-> Por ser multiprotocolo, muito provavelmente você manterá todos os seus receptores. Só precisa bindar e refazer a programação no TX16. Se for a versão S, mais receptores disponíveis; se for SE, menos. Vendi meu DX6i junto com meus receptores Spektrum, e optei por utilizar somente receptores FrSky e Radiomaster (clones dos FrSky) daqui pra frente, só utilizarei um protocolo.

-> O OpenTx aceita absolutamente qualquer programação possível e imaginável; você não fica limitado àquilo que a fábrica deixou disponível no menu. Além da enorme gama de funções entregues pelo OpenTX, o rádio ainda tem muitas chaves. Pra quem voa escala, deve ser uma maravilha.

-> O enorme display colorido facilita muito na hora de programar o rádio e a visualização é excelente, mesmo debaixo de Sol. Totalmente diferente de mexer naquelas telinhas de calculadora comuns em muitos rádios (né, Futaba?).

-> Função voz parece besteira, mas é uma mão na roda. É sensacional receber alertas e até mesmo informações por voz, ao invés de bipes e apitos. O rádio emite alerta sonoro e vibratório até mesmo de trim (Trim Center).

-> Suporte para telemetria. Poder voar meus elétricos sabendo exatamente como está a bateria é revolucionário pra mim. Nada de pousar com bateria descarregada, ou ainda sobrando carga. Mais diversão e mais vida útil para as Li-Po.

-> Possibilidade de upgrades e customizações. Pode trocar tela, falantes, gimbals, molas, acabamentos, módulo... Inclusive é tudo comercializado separadamente pela própria Radiomaster. A possibilidade de tantos upgrades com tamanha facilidade, além de possibilitar a melhoria da qualidade do equipamento, também estende sua vida útil.

-> Custo/Benefício imbatível.

-> O carregador interno pode ser um pró para alguns, principalmente se utilizar baterias Li-Ion. Eu decidi utilizar Li-Po pois já tinha uma própria para TX, e carrego ela fora do rádio por motivos de segurança.

-> A versão SE vem de fábrica com o handle (alça?) dobrável. Vou pra pista somente com uma mochila e um avião, muitas vezes de Uber, e esse acessório ajuda MUITO na economia de espaço. Inclusive é mais um item que pode ser customizado.

Contras:

-> Não existe almoço grátis. O rádio é moderno e muito completo, mas o controle de qualidade deixa a desejar. O bom senso diz para testar em aviões de menor valor agregado e, não havendo problemas, passar a utilizar em aviões maiores/mais caros. Vou testar muito na minha zagi antes de confiar um avião maior nele.

-> O acabamento, apesar de bom, não é tão primoroso e robusto quanto àquele oferecido por marcas renomadas. Se você só teve contato com rádios mais simples das grandes marcas, como DX5, DX6i etc, vai perceber que o acabamento do TX16 é superior. Mas se você vem de rádios mais caros, vai sentir que o Radiomaster é inferior.

-> Não tem garantia, nem suporte. Assim como a grande maioria dos produtos comprados da China, não há suporte no Brasil. Se quebrar, você tem que se virar. É diferente de comprar um rádio de marca renomada, de uma loja nacional.

-> OpenTX pode ser um contra para algumas pessoas. Estamos acostumados a lidar com firmwares “fechados”, com menos funcionalidades e minimamente padronizados. O OpenTX tem uma outra filosofia e é bem diferente de um firmware Futaba, Spektrum, Jr. No início ele vai causar estranheza e trazer dificuldades de manuseio.

Vale à pena?

Depende.

Tá começando a voar agora? Não precisa de tantas funcionalidades?

Pega um rádio mais simples. FS-6i dá conta, e tem receptores bem baratinhos.

Tá acostumado com linhas superiores da Spektrum, Futaba, JR, Hitec, JETI? Tem dificuldades com tecnologia?
Não vem pra esse mundo, vai se frustrar.

Já voa há algum tempo e/ou precisa de um rádio com mais funções e que não custe uma fortuna? Tem vários rádios mais simples, receptores de várias marcas diferentes, e quer passar a usar só um rádio sem precisar trocar todos os seus receptores? Voa drone e quer um rádio bacana pra botar um Crossfire e fazer long range?

Esse rádio é perfeito para você.

-------

Estou fazendo os primeiros testes com um receptor Radiomaster R86 em uma zagi. Até o momento, nenhum problema. Depois vou passar para o X8R no meu Tractor 90. Em breve atualizarei esse tópico com tutoriais de navegação nos menus e configuração de modelos.
Editado pela última vez por Andre Mauricio em Qui Mai 27, 2021 11:24 pm, em um total de 4 vezes.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
leonardo de barros
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 9:39 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review

Mensagem por leonardo de barros »

Belo review, um amigo de pista tem um, ainda olho com desconfiança pra ele, mas vou acompanhar as próximas paginas da sua analise.

Tenho um FUTABA 10CHG e um 9XR com Frsky a 9 anos e super confiável.
Voltando ao Hobby!!!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review

Mensagem por Andre Mauricio »

leonardo de barros escreveu:Belo review, um amigo de pista tem um, ainda olho com desconfiança pra ele, mas vou acompanhar as próximas paginas da sua analise


Obrigado, Leonardo!

É prudente olhar com desconfiança para equipamentos novos, mas na internet já existe muito material sobre esse rádio e ele tem se mostrado bem confiável. O problema é o controle de qualidade, algumas unidades podem apresentar problemas.

Receptor também conta muito, optei por utilizar somente RX FrSky(e clones Radiomaster), que têm um link bem sólido.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Atualização de Firmware

Mensagem por Andre Mauricio »

Atualização de Firmware

Uma das grandes vantagens de ter um rádio com firmware open source, são as constantes atualizações. Sendo assim, continuando nossa conversa sobre o Radiomaster, hoje vou apresentar um pequeno tutorial de como atualizar o OpenTX no TX16S.

O primeiro passo é acessar a página www.open-tx.org/downloads e selecionar a versão mais recente do OpenTX. Hoje (24/05/2021), a versão mais recente é a 2.3.11.



Após selecionar a versão mais recente, você será direcionado para uma página com a descrição das atualizações dessa versão. No fim dessa página, haverão alguns downloads disponíveis. Primeiro, faça o download do OpenTX Companion para o seu sistema operacional (Windows, Mac ou Linux). O Companion é o software utilizado para fazer as atualizações do OpenTX, ele será instalado no seu computador. Sem seguida, clique em SDCard content, o arquivo que irá para o rádio.



Ao clicar em SDCard content, você será direcionada para nova página que contém uma lista de rádios. Selecione opentx-tx16s/.



Será redirecionado para uma nova página que contém as versões do SDCard content, selecione a mais recente. Será feito o download de um arquivo .zip.



Finalizados os downloads, sugiro que crie uma pasta e arraste os arquivos para lá.



Instale o Companion normalmente. I Agree, Next, Netx, Next (...) Finish.



Finalizada instalação, o Companion abrirá com duas janelas. Na primeira, haverá uma aba para seleção do rádio, selecione Radiomaster. Feito isso, sugiro que selecione as caixas noheli (caso só voe aviões). Caso voe helicópteros, NÃO selecione noheli, pois essa opção inibe a instalação do menu de mixagem de cíclico. Verifique se está selecionadas as opções de Mode 2, ordem dos comandos RETA e dê ok.



Procure o ícone Check for Updates. Faça o download da versão mais recente do firmware e salve na pasta que você criou para organizar seus arquivos. Importante: sempre faça o download da versão em INGLÊS. A versão em português é bem ruim. "Ah, mas eu não sei inglês". Tá aí uma boa oportunidade de você aprender, grande incentivo.





Ligue o rádio e conecte-o ao computador pela porta USB Tipo C da parte superior do rádio (a porta da parte de baixo é do carregador!). Surgirá na tela uma caixa de seleção, selecione USB Storage.




Vá em Meu Computador e procure pelo cartão SD do rádio. Abra e procure pela pasta Firmware; copie a versão mais recente que você baixou através do Companion e cole nesta pasta.




Desligue o rádio e religue em modo bootloader: aperte os botões de trim T1 e T4 em direção ao centro juntamente com o botão de power.



Selecione a opção Write Firmware, em seguida selecione a versão do firmware que deseja instalar. Completada a instalação, saia do modo bootloader e ligue o rádio normalmente. Neste primeiro momento, o rádio exibirá um alerta relacionado ao cartão SD, que é normal.




Conecte novamente o rádio ao computador e abra a pasta do cartão SD. Apague todo o conteúdo. Feito isso, vá na sua pasta de arquivos, copie o SDContent que você baixou lá no começo do processo e cole na pasta do cartão SD. Desconecte o rádio do computador, neste momento ele dará outro aviso relacionado ao cartão SD, dê OK e aguarde. Ligue o rádio novamente e ele te apresentará uma página de calibração, realize o procedimento conforme as instruções que o rádio te apresenta, e está feita a atualização de firmware.



IMPORTANTE: Este procedimento apagará seus modelos. Caso queira mantê-los, ao apagar o conteúdo do cartão SD MANTENHA as pastas MODELS e RADIO.

IMPORTANTE 2 Ao finalizar a atualização, pode ser que o sistema esteja configurado para reconhecer Mode 2, de modo que os comandos de Throtle e Elevator estarão invertidos; o rádio exibirá Throtle Warning. A correção é simples, Basta acessar o menu System (botão SYS), navegar para a aba Radio Setup e ir para a última opção: Mode. Selecione "2".

Editado pela última vez por Andre Mauricio em Qua Mai 26, 2021 11:59 pm, em um total de 2 vezes.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review + Atualização de Firmware

Mensagem por nery »

Muito bom seu trabalho nesse review , boa informações!!
obrigado por partilhar conosco! abraço e sucesso!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review + Atualização de Firmware (OpenTX + MULTI Module)

Mensagem por Andre Mauricio »

Atualização do Firmware MULTI Module

Além do OpenTX em si, o módulo multiprotocolo do rádio também recebe atualizações de firmware. Para realizar a atualização, primeiramente acesse a página www.multi-module.org, role a aba lateral e selecione Firmware Updates. Ao chegar nesta página, selecione o quadro MULTI-Module Fiwmare Downloads.



Ao chegar na página de download, selecione o rádio. No nosso caso, o TX16S (SE), com módulo interno CC2500. Selecione a sequência de canais RETA e faça download do arquivo .bin.



Feito o download, conecte o rádio ao computador e cole o arquivo .bin na pasta Firmware do cartão SD do TX. Desconecte do computador e acesse o menu System (botão SYS), navegue para a aba SD-HC CARD e selecione a pasta Firmware. Feito isso, selecione o arquivo .bin e faça a instalação. Após concluída, dê OK e está feita a atualização.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review + Atualização de Firmware

Mensagem por Andre Mauricio »

nery escreveu:Muito bom seu trabalho nesse review , boa informações!!
obrigado por partilhar conosco! abraço e sucesso!



Obrigado, nery! Aos poucos vou colocando aqui o que sei desse rádio, abraço!
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Menus e Principais Funções

Mensagem por Andre Mauricio »

Navegação Pelos Menus e Principais Funções

Continuando, hoje farei uma passagem pelos menus do OpenTX no Radiomaster e farei uma breve apresentação das principais funções. Numa próxima postagem, aprofundarei um pouco mais em funções de interesse do aeromodelismo - lembrando que é um rádio feito para trabalhar com aero, heli, d.r.o.n.e (porque o fórum sempre some com a palavra d r o n e?) , robótica....

Todas as imagens desta publicação foram retiradas do software Firmware Simulator 2.3, instalado junto com o Companion 2.3. Para quem deseja saber como é trabalhar com o OpenTX no TX16S para decidir na compra, ou descobrir se conseguirá se adaptar ao equipamento, uma boa opção é instalar esse software no computador e passar um tempo navegando pelos menus e programando algumas funções. Antes do rádio chegar eu "brinquei" muito no Firmware Simulator para aprender a trabalhar com o TX16S.

O OpenTX possui dois menus principais: System e Models. Para acessá-los, o TX16S trás dois botões(SYS e MDL), cada um dedicado ao acesso de um dos menus; todavia, alguns rádios (por exemplo, QX7) trazem apenas um botão. A navegação pelas abas/páginas é feita pelos botões page (page> e page<); o retorno para a página inicial é feito pelo botão RTN (return).

MENU SYSTEM (BOTÃO SYS)
PÁGINAS:

TOOLS: Scripts.


SD-HC CARD: Acesso aos arquivos do cartão SD.


RADIO SETUP: Configurações básicas do rádio. Sons, tensão mínima da bateria, língua da função de voz, modo de operação (mode 1, mode 2), brilho da tela etc.


GLOBAL FUNCTIONS: 64 funções globais. São funções programáveis que atuarão sobre qualquer modelo programado no rádio (por exemplo, chave SE UP reseta o timer 1).


TRAINER: Configurações que estarão ativas com a porta trainer ligada.


HARDWARE:
Calibração dos sticks, teste e configuração de chaves e potenciômetros (por exemplo, utilizar uma chave de 3 posições apenas com duas). Enfim, todo tipo de regulagem e teste dos comandos do rádio.


VERSION: Informações relativas ao firmware instalado.



MENU MODELS (BOTÃO MDL)
PÁGINAS:

MODEL SETUP: Configuração de timer , configuração de trim (sensibilidade dos botões), inversão do throtle, cadastro de checklist, bip de centralização de sticks, opção de utilizar ou não global functions, função trainer (batida a chave, ele será master ou slave).


FLIGHT MODES: Configurações diferentes para cada momento do voo. Trims cronometrados de acordo com o nível do tanque, etc.


INPUTS: Configuração (de até 32 entradas) de valor no rádio. Sticks, telemetria etc. É possível atribuir funções específicas à cada uma das chaves, pots, potenciômetros, botões... Além de configurar valores e curvas de cada função. Por exemplo, definir qual chave ativará os flaps, o quanto os servos se movimentarão para cada posição de chave.


MIXES: Vincula inputs aos canais e permite mixagens (associações) entre eles. Por exemplo, utilizar os canais 5 e 6 para controlar os flaps.


OUTPUTS: Nesta aba é possível inverter canais, ajustar subtrim e determinar mínimo e máximo de atuação.


CURVES: É possível criar manualmente as curvas, caso o modo de edição disponível na aba INPUTS não tenha te atendido.


GLOBAL VARIABLES: Função de armazenamento de informações para ativação de funções. É possível, por exemplo, salvar dados de telemetria para alimentar curvas.


LOGICAL SWITCHES: Utiliza sinais lógicos para associar funções e produzir somente uma saída. Por exemplo, produzir uma ação com a ativação de duas chaves, inibir a atuação de uma chave caso outra esteja ativada, etc.


SPECIAL FUNCTIONS: Determina as saídas das logical switches. Por exemplo, em logical switches você determinou uma relação de soma entre as chaves SA e SB na posição up; em special functions, é possível determinar que o resultado desse posicionamento é a pausa do timer.


CUSTOM SCRIPTS: Programações realizadas através da linguagem LUA. Esta função permite, essencialmente, realizar customizações no firmware. Permite criação de novas funções.


TELEMETRY: Determina alarmes para dados de telemetria (por exemplo, tensão de bateria), permite adicionar e remover sensores.


IMPORTANTE: Caso voe helis e tenha baixado o OpenTX com a opção heli, a segunda página do menu models será a HELI SETUP, com configurações específicas para helicóptero.


IMPORTANTE 2: Existe, ainda, o botão TELE, que abre um menu de configuração da página inicial do TX16. Resumidamente, quais informações serão exibidas nessa tela. Voltarei nesse menu quando me aprofundar nas funções de interesse para quem voa aviões.


Nessa breve passagem pelos menus e principais funções, já é possível perceber que a filosofia de operação é diferente daquela utilizada pelos rádios "tradicionais". Ao invés de um menu com um rol taxativo de funções, o OpenTX é como uma página em branco, nós precisamos programar o rádio, dizendo o que ele deve executar, seja qual for a função que tenha em mente.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Radiomaster TX16 - Review + Atualização de Firmware

Mensagem por Andre Mauricio »

Na postagem anterior utilizei recortes do Firmware Simulator. Essa é a vista geral do programa.



Um ótimo recurso para auxiliar no aprendizado e na decisão pela compra, ou não. Nem todos têm facilidade com tecnologia, não é todo modelista que vai pegar um rádio como esse e se adaptar facilmente. Além disso, para muitos modelistas esse rádio traz possibilidades de mais, gerando uma dificuldade desnecessária na hora de programar, para essa galera um rádio simples já supriria as necessidades. Nesse sentido, o Firmware Simulator é uma mão na roda.
Live to fly, fly to live , aces high!
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: Re: Radiomaster TX16 - Menus e Principais Funções

Mensagem por Pablo »

Excelente trabalho...


No início do ano estudando para trocar de rádio fiquei entre um Futaba, padrão S-FHSS, Taranis e o Radiomaster. Optei pelo Taranis QX7s que encontrei por um preço bacana, usado, e no Brasil. Não fosse ele, compraria o QX7 novo mesmo.

No caso do Futaba a falta de receptores originais com preços bons me fez desistir. Caso comprasse o rádio, ia me fazer optar por receptores paralelos e compatíveis, os quais não são confiáveis 100%.

Sobre o Radiomaster, o mesmo porém - o protocolo "não original" de comunicação... Ele não possui um protocolo nativo e se baseia em códigos abertos de uma infinidade de protocolos. Assim como não confiaria nos receptores compatíveis como Orange, Corona, para o Futaba, não confiaria, plenamente, em usar receptores originais nesse módulo de código aberto.

Daí, como fatalmente vou utilizar receptores FrSky, optei pelo QX7.

Um adendo sobre minha percepção: Quem utiliza o Radiomaster como rádio principal e faz propaganda dele no youtube, no mais das vezes, utiliza módulo externo como o Crossfire ou R9M. O que só serviu para piorar minha desconfiança nesse módulo, que, por sinal, é o mesmo utilizado no Jumper e naqueles módulos 4in1 vendidos na China.

Obviamente, como se trata de um código aberto, a tendência é que melhore a cada dia e se torne, ainda mais, confiável com o tempo.

Por fim, a versão que tem o melhor custo-benefício desse rádio, penso eu, é realmente essa (TX16S SE), por ser a que tem preço mais justo em relação ao que realmente se utiliza no longo prazo e vai possibilita economia para comprar outros equipamentos.
Responder