Recomendação de baterias LiPo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
andrewswalczak
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 16, 2012 1:38 pm
Localização: Santiago - RS

Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por andrewswalczak »

Pessoal, depois de quase 9 anos estou retornando ao aeromodelismo e tenho que adquirir novas baterias.
Visto que que está praticamente te inviável comprar baterias da
HOBBY KING devido ao alto custo do frete, há produtos com preços
acessíveis no Mercado Livre, só que várias marcas que hoje são estranhas para mim (antes usava Turnigy, Rhino, etc).

As baterias Hobby Hub são confiáveis e boas? Alguém possui recomendação de alguma marca de bom custo benefício para adquirir aqui mesmo no Brasil?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por LaercioLMB »

Bateria Li Po se não forem das marcas TOP, são tudo na sorte mesmo, mas as TOP não são baratas e qualidade nunca foi com preço baixo. Nunca existiu e nunca existirá qualidade com preço baixo.
Se você pegar uma bateria de boa qualidade e recarregá-la a 5C sempre e uma não tão boa e recarregá-la a 0,7C como tem que ser, a de boa qualidade não irá durar muito. A maioria quer recarregar baterias em 5 minutos e ter somente uma ou duas para voar. Aí brow, irão aparecer um monte dizendo que tal bateria não dura, que outra dá pau e por aí vai, pois os problemas nem sempre estarão nas baterias mas sim na forma como eles as estão usando. Parta começar, nenhuma bateria pode ser guardada com carga total e muitos sequer as colocam no modo storage (depósito) para guardá-las.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
wesley cesar seguin
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Mai 16, 2010 11:13 am
Localização: Americana-SP

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por wesley cesar seguin »

andrewswalczak escreveu:Pessoal, depois de quase 9 anos estou retornando ao aeromodelismo e tenho que adquirir novas baterias.
Visto que que está praticamente te inviável comprar baterias da
HOBBY KING devido ao alto custo do frete, há produtos com preços
acessíveis no Mercado Livre, só que várias marcas que hoje são estranhas para mim (antes usava Turnigy, Rhino, etc).

As baterias Hobby Hub são confiáveis e boas? Alguém possui recomendação de alguma marca de bom custo benefício para adquirir aqui mesmo no Brasil?


Até o momento não vi problema com essa marca (Hobby Hub), já usei algumas vezes e não tive problema. Apenas siga as recomendações de carregamento (0,5C ~ 0,7C) e uso (não descarregar mais que 3.4v por célula) respeitando os limites da bateria.
...
andrewswalczak
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Mai 16, 2012 1:38 pm
Localização: Santiago - RS

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por andrewswalczak »

wesley cesar seguin escreveu:
andrewswalczak escreveu:Pessoal, depois de quase 9 anos estou retornando ao aeromodelismo e tenho que adquirir novas baterias.
Visto que que está praticamente te inviável comprar baterias da
HOBBY KING devido ao alto custo do frete, há produtos com preços
acessíveis no Mercado Livre, só que várias marcas que hoje são estranhas para mim (antes usava Turnigy, Rhino, etc).

As baterias Hobby Hub são confiáveis e boas? Alguém possui recomendação de alguma marca de bom custo benefício para adquirir aqui mesmo no Brasil?


Até o momento não vi problema com essa marca (Hobby Hub), já usei algumas vezes e não tive problema. Apenas siga as recomendações de carregamento (0,5C ~ 0,7C) e uso (não descarregar mais que 3.4v por célula) respeitando os limites da bateria.


Valeu, vou pegar umas dessa marca para testar.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por sabbadin »

andrewswalczak escreveu:Pessoal, depois de quase 9 anos estou retornando ao aeromodelismo e tenho que adquirir novas baterias.
Visto que que está praticamente te inviável comprar baterias da
HOBBY KING devido ao alto custo do frete, há produtos com preços
acessíveis no Mercado Livre, só que várias marcas que hoje são estranhas para mim (antes usava Turnigy, Rhino, etc).

As baterias Hobby Hub são confiáveis e boas? Alguém possui recomendação de alguma marca de bom custo benefício para adquirir aqui mesmo no Brasil?



Vamos lá... Como o Laercio já havia dito "Nem tudo que é bom é barato... E nem tudo que é barato é bom..." Fiz há uns 3 meses atrás uma compra grande na BANGGOOD de baterias LIPO da marca ZopPower ( 4x 3S 1000 / 8x 3S 1800 / 4x 3S 2200 / 3x 4S 7500); Chegaram em 15 dias e sem taxas. Da forma como EU as utilizo, sei que derarão muito e segue a dica:

1- Carga entre 50% e 70% de sua capacidade "C"; SEMPRE!

2- Calcule seu vôo de forma que, esse tempo, seja ao seu término, suficiente para que sua bateria já esteja com às celulas em ponto de Storage... Para você não ter o trabalho de,em casa, colocá-las em Storage no carregador. (+- 40% de sua capacidade - 3,87v cada célula(+-))... Não precisa e não se deve ZERAR a bateria no vôo até ela esquentar...

3- Sempre monitore como elas estão armazenadas e suas cargas! Sempre!

Essa, até hoje, vem sendo a fórmula de meu sucesso com as baterias LIPO; O resto é so curtir!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por Andre Mauricio »

andrewswalczak escreveu:Alguém possui recomendação de alguma marca de bom custo benefício para adquirir aqui mesmo no Brasil?


Custo/benefício, das que usei, recomendo as CNHL. Não tive problema algum com elas, mas sou cuidadoso com minhas baterias. As Pulse também são muito boas, mas são um pouco mais caras que as CNHL. Na Audiotech Hobby a diferença de preço (entre as 3s 2200mAh 40C) é de mais ou menos R$ 30,00.

Das que vejo amigos usando, as HRB e as da TM Hobbies são boas. Um amigo voa um Yak 50cc elétrico com 3 conjuntos de HRB, sem problemas. Mas também é um dono muito cuidadoso com baterias. TM Hobbies vi em aviões menores "suportando" bem alguns donos pouco cuidadosos...

Atualmente estou com duas Lion Power 6s, até o momento sem problemas. Mas foram poucos ciclos, ainda não dá pra recomendar.

HRB ainda não vi sendo vendida no Brasil por lojas confiáveis, mas na Aliexpress você consegue com frete grátis. CNHL, Pulse e TM Hobbies você encontra na TM e na Audiotech.

Se quiser manter uma certa frequência de voo, existem dois caminhos que você pode seguir:
1. Poucas baterias de boa qualidade, e com alta taxa de carga.
2. Várias baterias de baixa qualidade, e com baixa taxa de carga.

Por redução da quantidade de LiPO sendo armazenadas e transportadas, maior praticidade e confiabilidade, prefiro pegar baterias melhores. Nem sempre é possível, mas é o caminho que tento seguir.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Recomendação de baterias LiPo

Mensagem por macfabiano »

Já comprei Lion Power no mercado livre e a experiência não foi boa. Adquiri 2 unidades e ao medir a tensão delas foi o seguinte: uma estava totalmente desbalanceada, 3,85; 3,17 e 3,50. A outra, nem marcava, dava três sinais negativos no medidor de tensão. Usei três medidores de diferentes modelos. O vendedor ainda queria que eu desse carga na porcaria toda... Me recusei e desfiz o negócio. Vale lembrar que a pontuação do vendedor era boa... Talvez só iniciantes ainda sem noção o avaliaram.
Responder