Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8 | Atualização: Caixa de Campo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8 | Atualização: Caixa de Campo

Mensagem por Andre Mauricio »

Gostaria de ter utilizado as minhas férias do início do ano para construir um Ugly Stick (tem tópico aqui no fórum), mas a entrega das madeiras está demorando um pouco mais que o comum, e ainda não consegui iniciar a construção, mas vai sair. Na falta da matéria prima para o projeto do stick, resolvi ocupar meu tempo com outro projeto que estava parado aqui, uma maleta de carregamento.

A minha ideia era colocar, em um pacote razoavelmente bonito, um carregador potente, sua respectiva fonte e algumas ferramentas que também dependam de energia.
O carregador escolhido foi o ISDT Q8, de 500W. Eu estava em dúvida entre ele e o Toolkit M6D, também de 500W, mas existe muito mais material na internet sobre o carregador da ISTD, é mais antigo, mais conhecido e mais utilizado. Utilizei uma fonte chaveada de 12V e 600W. Também inseri na caixa um voltímetro com entrada XT60 e um testador de servos.

Para iniciar o projeto eu precisava de uma caixa com tamanho suficiente para comportar a fonte na porção inferior e o carregador logo acima, separados por uma chapa de madeira. A única caixa que encontrei com a altura necessária, era muito grande; a maleta mede 36x26x12 centímetros, e ficou muito esquisito o minúsculo carregador dentro da maleta enorme, mas esse tamanho me traz a possibilidade de dobrar a a minha capacidade de carregamento inserindo, no futuro, outra fonte e outro Q8, além de permitir a inserção de outras ferramentas.

A base todo o projeto são uma caixa e duas chapas de MDF comprados na Casa das Artes da Asa Norte, aqui em Brasília. No dia não havia nenhuma chapa com o tamanho adequado para fazer o tampo, então precisei fazer a união de duas chapas menores; deu mais trabalho, mas no fim a junção ficou imperceptível.




O acabamento bem simples foi feito com vinil automotivo com tema de fibra de carbono, e alguns detalhes foram feitos com vinil automotivo azul. O forramento interno da tampa, bem como a alça e o fundo externo foram feitos com EVA.




Um tempo atrás assisti ao vídeo que o Top Gear fez sobre o ID.R, um protótipo elétrico de corrida da VolksWagen, e um detalhe do carro me chamou atenção. Esse detalhe acabou virando o adesivo que se destaca na maleta. Amarelo ficaria bem melhor, mas só tinha vinil azul aqui em casa.

https://www.youtube.com/watch?v=2aY3uhARp0A





A fonte possui um cooler próprio, mas como ficará fechada sob um tampo, achei por bem colocar mais dois coolers no projeto. Eles puxam ar fresco de fora, que circula no compartimento da fonte e sai novamente por cima. Funciona bem, não tive nenhum problema de aquecimento.



A alimentação é feita por um cabo AC. Achei por bem utilizar uma tomada com chave liga/desliga e fusível.



A maleta só tem um carregador, com apenas uma saída. Enquanto estiver carregando uma bateria, não teria condições de checar alguma outra; sendo assim, achei por bem inserir um voltímetro/amperímetro com entrada XT60, que me permite ao menos checar se estou indo voar com uma bateria realmente carregada; a ferramenta obviamente não me dá a tensão célula a célula, mas ter a tensão total da bateria já é o suficiente para não voar com uma bateria descarregada.

Aproveitei o espaço para inserir um testador de servos, que também é alimentado pela fonte 12V, mas intermediado por um regulador de tensão, ajustado para entrada de 12V e saída de 6V.

O tampo conta também com duas chaves liga/desliga. Uma delas responsável pelos coolers, e outra responsável pelo testador de servos.



Entre a tela do carregador e a tampa da maleta, há uma folga de 2,5 centímetros, e mais um vasto espaço ao redor do carregador. Aproveitei para inserir na tampa algumas coisas úteis: uma extensão de servos para facilitar o trabalho com o testador, um paquímetro que não cabe na minha bolsa de ferramentas e o cabo AC.

Me preocupei em fazer o acabamento de todos os cabos com malha náutica e termoretrátil. Além de proteger os cabos, algo que não é tão necessário assim nessa aplicação, o acabamento fica muito melhor.

O tampo que separa a parte superior do compartimento da fonte é fixado por 6 parafusos allen 2.5 em ripas de madeira coladas com epóxi nas laterais da caixa. Para evitar que a tampa se abra totalmente e fique tocando a mesa, fixei dois "tirantes" feitos com fio de aço de encastoar anzol, que deixam a tampa nessa posição inclinada. A fonte e o carregador são fixados com aquela dupla face monstra da 3M, que cola até sua alma. O restante é colado com epóxi ou fixado por parafusos allen.



O carregador é um pequeno monstro. Pequeno, muito potente e moderno; totalmente diferente do meu antigo IMAX B6. Tem uma tela muito bonita, bem iluminada e três botões "touch"; não ter botões físicos pode ser um problema no futuro, mas não encontrei nenhum relato de usuário tendo problemas com essa questão.



O Q8 é absurdamente user friendly, a operação é muito, mas muito simples e intuitiva. Achei absurdamente mais prático que o IMAX B6. Além de toda essa praticidade, ele ainda possui uma entrada micro USB que permite atualizações de software. Nem tudo é perfeito, na caixa só vem o carregador e uma cartela de adesivos, o usuário que se vire com os cabos. Nem um cabo de alimentação AWG+XT60 vem. Eu aceitaria tranquilamente pagar um pouco mais e receber um conjunto de cabos já pontos, ao invés de ter que correr atrás disso depois de comprar o carregador.



O carregador é um pequeno quadrado, sua largura é exatamente a mesma do meu iPhone 8 Pro Max. Pesa somente 170g, o que é indiferente, o peso relevante sempre será da fonte. Muito pequeno. E mesmo assim entrega até 500W e suporta de 1 até 8s. Ele dá suporte para baterias NiCd, Pb, LiFe, LiIon, LiPo e LiHv. A corrente de balanceamento máxima é 1.5A por célula; a potência de descarregamento máxima é de 15W. Além de trazer as funções básicas de todo smart charger, ele também traz a função de resistência interna de cada uma das células, função fundamental para analisar a saúde das baterias.



Mas, o que todo mundo quer saber: quanto custou o projeto?

A maior parte dos itens foram comprados na China, nenhum deles foi taxado; mas alguns foram comprados no Brasil.

ISDT Q8 - R$ 320,21 (china)
Fonte 12V 600W - R$ 122,35 (china)
Caixa e Chapas de MDF - R$ 51,40 (brasil)
Voltímetro/Amperímetro - R$ 12,10 (china)
2x Botões Liga/Desliga - R$ 5,71 (china)
2x Cooler 12V - R$ 13,67 (china)
Tomada Chave On/Off - R$ 19,99 (brasil)
Cabo AC - R$ 11,99 (brasil)
Malha Náutica 6mm 5 metros - R$ 21,90 (brasil)
Cabo AWG, conectores, termoretrátil, vinil e colas eu já tinha em casa. Mas, para quem não tem, devem ser inseridos na conta.

Total (aproximado): R$ 580,32

A maior parcela do valor é de responsabilidade do carregador, sem dúvida. Tirando ele da conta, a maleta pronta para recebê-lo custou aproximadamente R$ 259,11. Existem opções de carregadores mais baratos e consequentemente mais simples e menos potentes, e também carregadores bem mais caros e consequentemente mais completos e potentes. Vai da necessidade de cada um. O meu projeto foi dimensionado para dar conta de LiPos até 6s 5000mAh.

Se você voa aviões/helis menores, existe a opção do ISDT Q6 Nano de 200W, que custa (hoje) em torno de R$ 200 na AliExpress e que suporta até 6s. Se você precisa alimentar um setup maior, existe o ISDT Q8 Max de 1000W, que custa (hoje) em torno de R$ 500 na AliExpress; apesar da potência elevada, só suporta até 8s. Se quer partir para um setup 10 ou 12s, acho mais viável a opção de dois Q8 com suas respectivas fontes de 500~600W; esse setup tem um custo/benefício muito interessante.

Existem outras linhas da ISDT além da Q. Os carregadores da Toolkit também estão muito bem falados, mas já expliquei acima porque decidi pelo ISDT.

Com todas essas opções no mercado, com carregadores modernos abaixo até mesmo dos R$ 200 do ISDT Q6, na minha visão não vale mais a pena investir em carregadores ultrapassados como o clássico Imax B6. O custo Brasil dificulta comprar muita coisa por aqui, o Q6 é encontrado facilmente por R$ 400 no nosso país, o dobro do valor da China. Mas, havendo a possibilidade de comprar fora, vale a pena, mesmo com o risco de ser taxado. Meu Q8 chegou em duas semanas, sem taxas; já vi sendo comercializado no Mercado Livre de R$ 600 até R$ 800; e o Q8 Max por R$ 899.

Há algum tempo o Fernando Ibernon adquiriu um Toolkit M6D, que é um pouco mais caro que o ISDT Q8. Acho que vale a pena assistir aos 11 minutos de vídeo que ele fez sobre o carregador.

https://www.youtube.com/watch?v=mvvaAXyp7NU

Há alguns anos o Ricardo Helimodelista gravou um review sobre o ISDT Q6 Plus, de 300W. Pelo que consta no site da fabricante, esse carregador já saiu de linha, mas suas funções, a navegação pelos menus e sua construção são bem semelhantes ao Q8. Acho que também vale a pena assistir ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=WS5-0Sh7fLs

E depois de tudo pronto, comecei a poluir o visual da maleta com alguns adesivos da Radiomaster e da ISDT. O próximo projeto, antes mesmo do stick, será uma maleta de campo para as minhas ferramentas; no mesmo estilo da maleta de carregador, porque eu sou extremamente chato com essas coisas e vou achar simplesmente sensacional ter um conjuntinho de maletas combinando.

Editado pela última vez por Andre Mauricio em Sex Fev 25, 2022 8:20 pm, em um total de 2 vezes.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8

Mensagem por LaercioLMB »

Quando eu fazia esses tipos de maletas para eu usar em campo, o pessoal me chamava de doido.
Agora sei que não sou o único.
Gostei dessa sua maleta, me deu algumas novas ideias aqui.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8

Mensagem por lucas.sjc »

Show de bola sua maleta, só senti falta de um cooler para refrigerar a fonte que ficou confinada em baixo do carregador.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8

Mensagem por Andre Mauricio »

lucas.sjc escreveu:só senti falta de um cooler para refrigerar a fonte que ficou confinada em baixo do carregador


Tem dois! :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8

Mensagem por marcos soares »

Parabens! Impecavel seu trabalho....
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8

Mensagem por Andre Mauricio »

Nos últimos dias finalizei a caixa de campo. A ideia é levar o rádio, ferramentas essenciais e uma bomba elétrica de combustível alimentada pela fonte do carregador via cabo XT60.





























Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
douglasaribeiro
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Abr 03, 2010 3:47 pm
Localização: São João da Boa Vista, SP

Re: Construindo uma Maleta de Carregamento - 500W - ISDT Q8 | Atualização: Caixa de Campo

Mensagem por douglasaribeiro »

ficou muito bonita , parabens!
Cmte. =Doug=
-ASA- Associacao Sanjoanense de Aeromodelismo
Responder